Significados de Empowerment Psicológico na Experiência de Doença Oncológica: Reiki como Técnica Promotora – Um estudo exploratório- Rita Susana Évora Ferreira – Tese de Mestrado, ISPA, Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – 2014

As componentes do Empowerment Psicológico demonstram ser relevantes para as pessoas com experiência de doença oncológica, devido às inúmeras formas em que estas tendem a perder o controlo.
Esta dissertação procurou investigar o papel do Reiki no Empowerment de pessoas com experiência nesta doença, numa perspectiva comunitária. Teve como seu principal objectivo, conhecer experiências subjectivas vividas através do Reiki, a percepção que têm as pessoas no que respeita aos benefícios na saúde e a forma como o Reiki se pode constituir num recurso de promoção de Empowerment, contribuindo assim para o estudo das suas dimensões nesta comunidade.
A execução empírica do presente trabalho, de carácter exploratório, foi desenvolvida em duas abordagens distintas – quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo é constituída por 25 participantes oncológicos, 15 que utilizaram apenas tratamento convencional e outro grupo de 10 que complementaram estes tratamentos com o Reiki. Numa primeira fase, foi dado a conhecer ao participante a conceptualização do processo de E.P, tendo em vista a aplicação do Questionário de Empowerment Psicológico (adaptado de Mok, 1998), com o intuito de averiguar as diferenças significativas, quanto aos seus níveis, entre aqueles que utilizaram a abordagem complementar Reiki e os que recorreram apenas ao tratamento convencional. Numa segunda fase, através da entrevista, explorámos o significado que 5 dos participantes utilizadores de Reiki atribuíam ao E.P, com a finalidade de analisar o papel empoderador do Reiki. Pela análise temática, procurou-se verificar os temas inerentes às dimensões de E.P atribuídos ao Reiki, pelas participantes.

 

Ler o PDF da Tese de Mestrado