Paula Duarte é órgão social da Associação Portuguesa de Reiki e enfermeira, tendo realizado no âmbito do seu Mestrado, o projeto “O Reiki para Cuidar de Quem Cuida”.

“O Reiki para Cuidar de Quem Cuida” surge de vivências hospitalares de profissionais de saúde que solicitam e recorrem a sessões do Projeto “Terapia de Reiki/Shiatsu aos profissionais de Saúde do serviço de obstetrícia e bloco de partos”, referindo dores, stress, ansiedade e mal-estar. Objetivos: dar visibilidade ao Reiki como técnica terapêutica no cuidar e avaliar o Burnout dos profissionais de saúde antes e após sessão de Reiki. Metodologia: sensibilização para Reiki e Burnout, aplicação de questionários, tratamento de dados, pesquisa bibliográfica. Resultados: os profissionais de saúde necessitam de mais informação e de mais sessões de Reiki que referem ser muito úteis e promotoras de bem-estar; encontram-se em nível Médio de Burnout, reduzindo os valores após o Reiki. Conclusões: o Reiki reduz o Burnout, a sua inclusão na prática de enfermagem traduz-se em ganhos em saúde para si e para os utentes.

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Toque terapêutico/Reiki; Esgotamento profissional; Pessoal de Saúde.

Ler o PDF – O Reiki para Cuidar de Quem Cuida

No âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora, foi proposta a elaboração de um relatório referente ao estágio efetuado no Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia (SUOG) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, entidade pública empresarial (CHBM, EPE), que decorreu de Janeiro a Setembro de 2016. A realidade vivida em ambiente hospitalar pelos profissionais de saúde do SUOG e do Serviço de Obstetrícia do CHBM, EPE, faz com que solicitem e recorram com frequência à utilização das sessões decorrentes do Projeto implementado desde 2012, “Terapia de Reiki/Shiatsu aos profissionais de Saúde do serviço de obstetrícia e bloco de partos”. Os profissionais de saúde do Serviço de Ginecologia e Consultas de Obstetrícia, também frequentam o projeto desde Maio de 2015, a quando da sua integração no 5º piso junto ao serviço de Obstetrícia. É frequente a referência a dores, stress, ansiedade e mal-estar. Sabendo que os profissionais de saúde estão sujeitos a elevados níveis de stress e Burnout (Matos et al., 2015) e que o CHBM, EPE tem como objetivo prosseguir e implementar metodologias de gestão que proporcionem a realização pessoal e profissional dos seus colaboradores (Regulamento Interno do CHBM, EPE, 2013), torna-se pertinente melhorar o bem-estar dos profissionais de saúde. Desta forma surge o projeto intitulado “O Reiki para cuidar de quem cuida”, desenvolvido no âmbito deste mestrado.