Cumprindo um princípio de transparência colocamos aqui o nosso guia de apoio à candidatura e código de ética dos Coordenadores

Apresentamos algumas das perguntas frequentes que nos colocam para a candidatura a Coordenador da Associação Portuguesa de Reiki.

Perguntas frequentes

O que é um Coordenador?

Um Coordenador é um associado com as quotas em dia, que assume a responsabilidade de representar a Associação, num espírito voluntário e construtivo.

Como se processa a candidatura

Em cada ano pode haver uma mudança de regras para a candidatura, por isso verifica no site ou enviando um email para info@montekurama.org, quais as regras para o ano ao qual te candidatas.

O comportamento de um Coordenador

O Coordenador deve sempre estar alinhado com os princípios, valores e missão da Associação e, principalmente, com os princípios criados por Mikao Usui.

Só por hoje,
Sou calmo
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

No caso de alguma irregularidade, pode ser contactada a Comissão Nacional de Ética para a Terapia Reiki (CNETR), através do email cnetr@montekurama.org

Não tenho espaço, fico impedido de ser Coordenador?

Podes não ter um espaço para o núcleo, mas deve ser arranjado um espaço onde possa haver encontros, como por exemplo através do estabelecimento de acordos com outras entidades que cedam espaço, como bibliotecas ou juntas de freguesia.

Pratico muitas outras terapias alternativas no meu espaço e o meu negócio principal não é Reiki, nem o Reiki está indicado no meu espaço, posso ser Coordenador?

Não. Apesar de ser muito bom ter competências noutras áreas, a Associação está dedicada ao Reiki e um representante nosso deve expressar isso em primeiro lugar. Não pode a Associação ou o Reiki ficar ligado práticas espirituais ou divinatórias que apenas confundam a essência do que fazemos.

O meu espaço não tem um nome ligado ao Reiki, posso candidatar-me?

Sim, o nome do espaço é uma escolha pessoal não invalida a sua candidatura.A única excepção está, claro, em nomes que possam ser susceptíveis na cultura portuguesa e possam levar a uma má interpretação do que é Reiki.

Costumo usar um espaço público, por exemplo, biblioteca com quem fiz parceria, para os meus encontros e sessões de esclarecimento, isso invalida a minha candidatura?

Não. O Coordenador está à vontade para a realização de parcerias e uso de espaços públicos.

Porque é que a Associação é tão rígida com a candidatura a Coordenador, as suas condições e o Reiki ter que ser o aspecto principal?

A Associação está criada unicamente para a vertente Reiki e é essa que temos que demonstrar e expressar. Compreendemos e aceitamos outras terapias complementares que também se adequam à prática de Reiki, no entanto, o Coordenador é um representante directo da Associação e da sua Direcção, como tal, o seu objecto principal deve ser o Reiki.

A Associação vai comparticipar as despesas do meu espaço?

Não. A Associação está criada em bases que determinam que esse tipo de despesas não está contemplado no nosso projecto.