Quanto tempo numa sintonização de Reiki
Por vezes um aluno de Reiki questiona – quanto tempo será a sintonização? Pois essa mesma questão poderá ter o próprio Mestre de Reiki.
O tempo de uma sintonização de Reiki
No sistema tradicional e outros de base semelhante, a iniciação de nível 1 é bastante diferente das de nível 2 e 3. No nível 1 o aluno recebe quatro sintonizações, que o Mestre optará pela melhor forma de as dar. Poderão ser as quatro todas juntas, uma a uma em tempos separados ou duas a duas em tempos separados. Não há uma regra rígida, é uma opção do Mestre.
Factores que podem fazer depender o tempo
Existem várias condições que poderão fazer alongar o tempo de uma sintonização. Aqui ficam alguns exemplos:
- A condição energética do aluno – a uns parece correr muito depressa, a outros extremamente lento. Tem mesmo a ver com o seu canal energético e algumas situações a serem desbloqueadas;
- O Mestre sente-se a perder a noção do tempo e do espaço – No caso do nível 1 é ainda mais notório, podendo esquecer-se em que sintonização está. 2ª, 3ª? É comum isto acontecer, poderá ter como causa o desenraizamento ou a comunicação energética entre aluno e mestre;
- O aluno indica algumas reacções físicas à sintonização, tais como movimentos dos olhos, afastamento da cabeça, movimentos do corpo, entre outras, que poderá ter a ver com a sua sensibilidade à energia e a resposta que o seu próprio corpo energético dá, ao corpo físico. No caso de pessoas com questões emocionais e mentais mais profundas, o Mestre deve também ter o seu tempo em atenção, para que a intensidade da energia;
- O Mestre sente situações energéticas, físicas, mentais ou emocionais do aluno – poderá acontecer o Mestre ter uma percepção de algumas situações a serem resolvidas pelo aluno e isso poderá levar algum tempo mais a fazer a sintonização pois pode resolver algumas delas com o processo.
Só nestes quatro exemplo podemos encontrar muita matéria de reflexão. Uma sintonização não é um processo mecânico mas um acto de profundo respeito pelo Reiki e por todos os intervenientes. Não deve haver pressa mas sim serenidade.
Como ajudar os alunos a lidar com o tempo
Para que não seja desconfortável para os alunos, no caso do nível 1, porque não ensiná-los a meditar,esvaziando a mente? Sem dúvida que a sua elevação da consciência irá ajudar em todo o processo. Muitas vezes é a mente que bloqueia.
Se tem outro nível de Reiki, melhor ainda. Porque não fazer o Joshin Kokyu Ho? Irá sem dúvida auxiliar na acumulação da energia vital, ou então a meditação Gassho.
Após a sintonização, incentivá-los a colocarem as mãos onde sentirem mais necessidade e não ficarem somente com as mãos no coração e plexo solar.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.
Há 134 anos nasceu Chujiro Hayashi
Podes também gostar de...

Comemoração do nascimento do Mestre Mikao Usui
Agosto 20, 2016
Sessões de Reiki (individuais) em regime de Voluntariado – Núcleo APR de Reiki da Maceira
Fevereiro 7, 2025