Em Fevereiro de 2021, foi criada uma Rede de Voluntários de Reiki em Animais, cujo objetivo é levar o Reiki aos animais, acolhidos em Abrigos, Canis/Gatis Municipais e Famílias de Acolhimento Temporário (FAT’s).

É nesses locais que se encontram a maioria dos animais de companhia que foram abandonados, negligenciados ou maltratados.

Muitos deles têm traumas emocionais e medos, em consequência de passados difíceis, o que impede que sejam adotados.

Os praticantes de Reiki podem ajudar muito estes animais, fazendo Voluntariado Reiki naqueles locais, por forma a ajudar a atenuar ou até mesmo eliminar esses traumas e medos.

O voluntariado Reiki em Animais em Abrigos, Canis/Gatis Municipais e FAT’s traz também muitos benefícios aos voluntários, pois permite o contacto com animais de diferentes características físicas, emocionais e energéticas, conferindo-lhes experiência num curto espaço de tempo.

Fazer voluntariado num Abrigo, Canil/Gatil Municipal ou FAT, é uma forma de elevar a consciência do praticante de Reiki e é simultaneamente uma lição de vida, pois apesar de muitos destes animais terem tido passados menos felizes, dão-nos o que de mais precioso têm- o seu Amor.

Passados 5 meses, A Rede de Voluntários de Reiki em Animais tem 63 membros. Destes, 21 voluntários estão a dar Reiki Presencial em Abrigos, FAt’s , num Canil Municipal e em Animais resgatados de situações traumáticas ou em que correram risco de Vida.

 O nosso sonho é que um dia todos os Abrigos, Canis Municipais ou FAT’s possam ter pelo menos um Voluntário de Reiki em Animais a fazer Voluntariado Reiki Presencialmente aos Animais acolhidos.

Para fazer parte desta REDE, que pretende atuar em todo o território nacional – Portugal Continental, Madeira e Açores – é apenas necessário ser iniciado em Reiki (ter completado o nível 1 de qualquer Sistema, Tradicional, Essencial, …) e ter uma grande vontade de ajudar os animais acolhidos, que nada têm, mas que tudo nos dão.

Também é necessário preencher e enviar esta Ficha de Voluntário de Reiki em Animais https://docs.google.com/forms/d/1_Ng2PjipEa_gvM7V_jvw1ZV6CZZHTKV_yqgvcqe8Dg/edit?ts=6021772f, indicando de que forma pretende colaborar com a Rede, de preferência deslocando-se aos Abrigos, Canis/Gatis Municipais e FAT’s, dando-lhes Reiki Presencial.

Na página do Facebook, Reiki em Animais – Portugal (https://www.facebook.com/reikianimaisportugal ), vamos publicando fotos dos locais onde alguns membros da REDE já se encontram a fazer Voluntariado.

Esta página tem ainda um site, www.reikianimais.pt, onde se explicam quais os objetivos da Rede de Voluntários de Reiki em Animais e como se pretende ajudar os animais acolhidos em Abrigos, Canis/Gatis Municipais e FAT’s, nomeadamente através do Apoio ao Voluntariado nestes Locais.

Tem também vários artigos sobre Reiki em Animais e outros documentos interessantes para consulta.

Aqui ficam algumas fotos do Voluntariado da REDE, nos quais os seus Membros vivem momentos mágicos com estes animais fantásticos, que estão a nossa espera para que mais praticantes partilhem a magia de fazer Reiki a Animais institucionalizados.

Fátima Cunha Velho
(Rede de Voluntários de Reiki em Animais)