Publicado em

Dia 26 de novembro, 21h – 22h30m – Primeiros Passos para Um Portugal mais Compassivo – três comunidades compassivas

Inscrição necessária em : https://forms.gle/Sn4XkqiPAbM1Phxk7 

O movimento “Comunidades Compassivas” baseia-se em consciencializar a sociedade sobre a necessidade da implicação dos cidadãos nos cuidados e acompanhamento das pessoas com doenças crónicas incapacitantes ou mesmo em fim de vida, necessidade que se tornou ainda mais óbvia na situação atual do país e do mundo. 

 Construir comunidades compassivas é “pôr ação na empatia”.

 O projeto Portugal Compassivo está ainda na fase inicial mas queremos partilhar o  sonho e a experiência das três primeiras comunidade portuguesas.

 O objetivo deste Workshop  é essencialmente desinquietar outras pessoas e organizações para a construção de mais comunidades compassivas em Portugal.

 Porque compaixão é ação e todos somos necessários.

Publicado em

Workshops da Amadora Compassiva em Novembro

Partilhamos convosco estas iniciativas gratuitas da Amadora Compassiva, para o mês de Novembro. É necessária a inscrição para cada workshop nos respetivos formulários.

1 – Dia 3 de novembro, 21h – 22h 30m – A avó esqueceu-se de nós ? Comunicar com a pessoa com demência – Elsa Mourão

Todos nós conhecemos ou temos perto de nós, na nossa família ou na nossa casa, uma pessoa com demência.

Como comunicar quando a avó que já não nos conhece? Como reagir a perguntas sucessivas e repetidas? Como respeitar a pessoa na sua vulnerabilidade e sofrimento? Como apoiar e estimular sem frustrar? O que dizer? E o que não dizer? Como ter uma presença compassiva?

Em conjunto vamos responder a estas e outras questões. Vamos partilhar experiências e estratégias.

https://forms.gle/MHZU5HsFMD2MAZA76

2 – Dia 7 de novembro, 16h – 17h 30m, Death café

Texto:

Ainda no Outono continuamos os Death Café, de novo promovido por Amadora Compassiva e Borba Contigo- Cidade Compassiva.

São momentos únicos de partilha e reflexão. Falar da morte é honrar a vida. Não há orador, nem moderador … será uma conversa fluida, sem guião, sem certo nem errado.

Todos os encontros são diferentes, porque há novas pessoas e nós somos também diferentes a cada dia.

Continuamos a lançar sementes para um Portugal mais Compassivo, porque juntos somos mais fortes.

https://forms.gle/QejAsR4GsNM5Nm8z9

3 – Dia 12 novembro, 20h -21h 30m – Eu decido, por isso faço o meu Testamento Vital – António Folgado

Pensar e refletir, sobre os seus valores e preferências, sobre o que de verdade lhe importa e sobre os cuidados que gostaria de receber

É fundamental poder escolher o que quer e o que não quer, para que a sua vontade seja respeitada, se um dia não puder decidir.

O Testamento Vital confere autonomia e proteção e garante que os seus desejos sejam respeitados pelos profissionais de saúde e familiares.

https://forms.gle/vZ9AwqMfY7NrjsqTA

4 – Dia 19 novembro, 20h – 21h 30m – “Ética e Vulnerabilidade” para Cuidar compaixão – Maria João Santos e Nuno Landeiroto

Recordaremos as palavras do professor Daniel Serrão, dizendo que “face a situações de grande vulnerabilidade, é eticamente aceitável a discriminação positiva em favor dos mais vulneráveis”

Como cuido do outro de forma Compassiva? Como integro esse cuidado no meu Agir?

Vamos falar de Vulnerabilidade, Ética e Compaixão, num espaço de reflexão e partilha

https://forms.gle/n96EnbniEHWY3bkp8

Publicado em

Entrevista a Elsa Mourão sobre o workshop “A morte e o morrer”


Dia 1 de Agosto tivemos o prazer de assistir ao workshop “A morte e o Morrer”, pela Drª Elsa Mourão, através da iniciativa Amadora Compassiva. Partilhamos convosco uma entrevista sobre este tema tão profundo e do qual podemos tirar tantas lições para viver melhor.

Continuar a ler Entrevista a Elsa Mourão sobre o workshop “A morte e o morrer”
Publicado em

Workshops da Amadora Compassiva em Setembro

Partilhamos convosco estas iniciativas gratuitas da Amadora Compassiva, para o mês de Setembro. É necessária a inscrição para cada workshop nos respetivos formulários.

1 –  Dia 5 Setembro, 16h 30 – 18h – Death Café

Este Death Café, já no final do Verão, é de novo promovido por Amadora Compassiva e Borba Contigo- Cidade Compassiva.
São momentos únicos de partilha e reflexão. Falar da morte é honrar a vida. Não há orador, nem moderador … será uma conversa fluida, sem guião, sem certo nem errado.
Todos os encontros são diferentes, porque há novas pessoas e nós somos também diferentes a cada dia.
Continuamos a lançar sementes para um Portugal mais Compassivo, porque juntos somos mais fortes.
https://forms.gle/9FxB2SY2h5tFrDJu8

2- Dia 8 Setembro, 18h . 21h – Não tem cura e agora? 3ª Edição – Elsa Mourão

Vamos falar de pessoas que precisam de Cuidados Paliativos e de pessoas que cuidam. Porque reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos, vamos falar de Comunidades Compassivas.
Em Cuidados Paliativos todo o tempo conta, por isso precisamos duma comunidade atenta, com coragem, sabedoria e compromisso.

 Com Elsa Mourão, Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa” (www.linque.pt)

https://forms.gle/i4drWtCiEdVNuV7J7

3 – Dia 19 Setembro, 15h . 18h – Cultivar a Auto compaixão – Susana Dagot (Associação AMARA)

Neste workshop sobre a auto-compaixão vamos descobrir instrumentos para aprendermos a escutar-nos, a cuidar melhor de nós, a sermos mais tolerantes com as nossas imperfeições e a viver de forma mais positiva.
Será um momento de prática e de partilha entre nós.
Não há verdadeira compaixão sem auto-compaixão. Auto-compaixão é  reconhecer que todos os seres humanos sofrem e merecem ser tratados com bondade, nós incluídos. Não é ser egoísta, é tratarmo-nos a nós como trataríamos o nosso melhor amigo.

https://forms.gle/1smyXnY6LD5bP5F86

Publicado em

Cartas compassivas – Esperança e compaixão no combate à solidão

Andreia Pedro, membro dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Reiki, criou, está a desenvolver o projeto Cartas Compassivas e explica-nos um pouco este projeto e o seu âmbito.

No âmbito do Projeto Amadora Compassiva, que pretende contribuir para a construção de uma cidade mais humana, presente e amiga no município da Amadora, foi concebido pela Associação Portuguesa de Reiki, uma das entidades parceiras, um novo projeto intitulado de “Cartas Compassivas“, que terá inicio a 15 de Agosto – Dia Internacional do Reiki – e se prolongará até ao final do ano.

Este projeto pretende quebrar o isolamento social das pessoas idosas e consiste na correspondência regular entre as pessoas idosas, sobretudo as que estão ou se sentem mais sós, e os voluntários das entidades que fazem parte do Projeto Amadora Compassiva. As cartas estarão repletas de mensagens positivas, motivacionais e de conforto, levando esperança e compaixão a quem se sente mais só.

O projeto “Cartas Compassivas” foi divulgado pela Câmara Municipal da Amadora a todas as IPSS do município e já contamos com a inscrição de várias pessoas.

Estamos a criar a nossa bolsa de voluntários da Associação Portuguesa de Reiki, pelo que se tiveres interesse em fazer parte da mesma deves enviar um email para info@montekurama.org.

Estamos muito felizes por o projeto ter início no dia em que celebramos o aniversário do mestre Usui e o Dia Internacional do Reiki e por podermos contribuir para a construção de um país mais compassivo.

SÓ POR HOJE, somos gratos.

Andreia Pedro

Publicado em

Atividades da Amadora Compassiva para Agosto

Partilhamos convosco as iniciativas da Amadora Compassiva para Agosto, workshops gratuitos que são grandes momentos de reflexão e aprendizagem

WS “Não tem cura, e agora?”, Dia 6 de Agosto

Muitas pessoas não puderam assistir ao primeiro e pediram para repetirmos.
Vamos falar de pessoas que precisam de Cuidados Paliativos e de pessoas que cuidam. Porque reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos, vamos falar de Comunidades Compassivas.
Em Cuidados Paliativos todo o tempo conta, por isso precisamos duma comunidade atenta, com coragem, sabedoria e compromisso

Com Elsa Mourão
Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa” (www.linque.pt)
Inscrição em  https://forms.gle/rVQ5BS27y9SZAgfLA

Death Café de  18  de agosto

Este Death Café, em pleno Verão, é de novo promovido por Amadora Compassiva e Borba Contigo- Cidade Compassiva.
São momentos únicos de partilha e reflexão. Falar da morte é honrar a vida. Não há orador, nem moderador … será uma conversa fluida, sem guião, sem certo nem errado.
Todos os encontros são diferentes, porque há novas pessoas e nós somos também diferentes a cada dia
Continuamos a lançar sementes para um Portugal mais Compassivo, porque juntos somos mais fortes

 Inscrição em     https://forms.gle/NY2M8Ag57Bydb9M19

Publicado em

AMARA cria linha para escutar quem precisa neste tempo de incertezas

Estamos aqui para o ESCUTAR

Ligue-nos (das 9h às 18h) e encontraremos um voluntário para o escutar: 962 730 796 / 913 361 008

Vivemos tempos que nunca imaginámos.
Incerteza, instabilidade, insegurança, medo e até vertigem do desconhecido.
É nestes momentos que sabe bem ter com quem partilhar.
É nestes momentos que a Compaixão precisa ser posta em prática.

Um grupo de psicólogos e de pessoas com formação em Escuta que estão disponíveis para o escutar gratuitamente.

Ligue-nos e encontraremos o voluntário certo para si, para falar consigo no horário que for conveniente aos dois. Vamos fazer um acompanhamento semanal com a mesma pessoa.

E se não for para si, talvez conheça alguém que precise: um familiar, uma pessoa idosa que mora sozinha, familiares que estejam longe dos seus entes queridos internados ou num lar, pessoas em isolamento… Faça a ponte entre nós e essa pessoa. 

Juntos vamos mais longe.
Não está sozinho!
Porque compaixão, é ação.

Estamos aqui para si, para o escutar.
Projeto em vigor pelo menos até ao final de Junho.

amara@amara.pt
Tel. (das 9h às 18h) 962 730 796 / 913 361 008

Publicado em

Próximos Eventos e Workshops sobre Compaixão

No âmbito da nossa parceria com a Amadora Compassiva, partilhamos três eventos que recomendamos a participação. São gratuitos e é necessária inscrição prévia.

Continuar a ler Próximos Eventos e Workshops sobre Compaixão