Aqui no Brasil, na cidade de Porto Alegre / RS, temos há 6 anos um grupo de voluntárias de Reiki que atende uma vez por semana, pessoas de uma comunidade carente.

Nosso trabalho tem o objetivo de levar através da energia amorosa do Reiki conforto, acolhimento, tranquilidade e atenção para um público que carece de muitas necessidades básicas e na maioria das vezes nem sabem o que é Reiki.

Acompanhamos os benefícios que estes atendimentos proporcionam e a evolução que muitos conquistam a cada semana. Temos como parceria uma Unidade de Saúde Básica que encaminha as pessoas para o Reiki também, com a intenção de ajudar a diminuir o uso de medicamentos e auxiliar pacientes de saúde mental.

Com a pandemia tivemos que transformar nosso voluntariado num apoio on-line, mas infelizmente a maior parte das pessoas não tinha acesso e não conseguiam participar. Com muita alegria retornamos em Agosto no formato presencial, com adaptações como o uso de máscara e álcool gel a cada atendimento.

Além da comunidade carente que assistimos, fomos convidadas para atender com Reiki os funcionários de um hospital e prontamente nos organizamos para tal pois entendemos que os últimos dois anos foram exaustivos para estes profissionais e precisavam muito deste apoio também. Desde então estamos auxiliando tanto profissionais da saúde como a comunidade, levando essa energia amorosa para fortalecer cada um.

Os atendimentos acontecem tanto em macas como em cadeiras, individualmente.

Agradeço diariamente por ter conseguido formar um grupo de voluntárias, pois nestes anos vi o quanto é difícil encontrar pessoas que realmente entendam o trabalho e estejam dispostas a permanecer. Ser voluntário é muito mais do que querer ajudar, é colocar as nossas mãos e coração em benefício do próximo, sem esperar nada em troca. É disponibilizar nosso tempo e energia com responsabilidade e muita empatia, é um gesto solidário, amoroso e compassivo.

Reiki é amor, reiki é simples, reiki é para todos!

Michele Nunes Scheidt