Com a assembleia geral de 14 de Outubro de 2018, foi criado o conceito de Voluntário de Mérito.

Este é um reconhecimento dado pela Associação Portuguesa de Reiki aos voluntários de maior duração, aos que se responsabilizam por projetos e àqueles a que os núcleos regionais queiram reconhecer pelo seu esforço.

É um reconhecimento também aberto aos associados, através do qual alguém poderá propor o voluntário a receber esse mérito devendo ter um trabalho comprovado.

O primeiro voluntário de Mérito a ser reconhecido será o Mestre Mikao Usui, que está sempre presente nas práticas de Reiki pelos seus ensinamentos. Segundo indicação do associado Valter Jacinto. Sendo submetido a votação foi aprovado por unanimidade.

Podem enviar a candidatura de Voluntário de Mérito para o email info@montekurama.org com a identificação da pessoa. O Certificado será entregue no Congresso Nacional de Reiki a 27 de Outubro de 2018. O voluntário de mérito tem entrada gratuita no Congresso.

No caso de voluntários propostos por associados é necessária uma descrição do projeto que realizou. Será também requerido um testemunho e fotografia ao voluntário.