A Importância do Reiki na Pessoa com Doença Oncológica: Contribuições da Associação Portuguesa de Reiki no 13º Congresso Nacional e 1º Congresso Internacional de Enfermagem Oncológica
Nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, o Centro de Reabilitação do Norte foi palco do 13º Congresso Nacional e 1º Congresso Internacional de Enfermagem Oncológica, organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica (SPEO). Um dos destaques deste evento foi a presença da Associação Portuguesa de Reiki, representada por Isabel Couto, que trouxe à luz a importância do Reiki no cuidado às pessoas com doença oncológica.
O Reiki, uma filosofia de vida e terapia complementar de caráter energético, foi apresentado como uma abordagem holística que visa o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. A prática do Reiki foi descrita como uma terapia complementar e integrativa centrada na pessoa, seguindo os cinco princípios e “Só por hoje”. A Associação partilhou projetos de apoio e parcerias, especialmente com a Câmara Municipal de Penafiel, oferecendo consultas de psico-oncologia e sessões de Reiki gratuitas. Aproveitámos para transmitir que estamos abertos a novos protocolos.
Citámos alguns estudos recentes para fundamentar a eficácia terapêutica do Reiki, apesar da necessidade de ampliar as amostras e indicámos a base de dados conjunta com a SWISS Reiki deixando o link https://www.reiki.swiss/science para quem tivesse interesse em explorar o tema.
O compromisso com o ensino do autocuidado foi enfatizado através do Curso de Reiki de Apoio a Pessoas com Doença Oncológica.
A Associação agradece a oportunidade de partilhar as suas práticas e reforça o compromisso contínuo de cuidar com compaixão. Num mundo onde o desafio persiste em estabelecer bases científicas sólidas para o Reiki, a Associação destaca a necessidade de mais estudos com amostras significativas. No entanto, os testemunhos e os estudos disponíveis até agora destacam a eficácia terapêutica do Reiki na promoção da saúde e do bem-estar, especialmente em indivíduos enfrentando a complexidade da doença oncológica.
–