Atividade desenvolvida no projeto “Viver com Reiki” do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

O Núcleo de BRAGA da APR desenvolveu, ao longo de dez meses (Outubro de 2015 a Julho de 2016), o seu projeto “Viver com Reiki”. O propósito deste projeto foi o de apoiar/tratar com terapia Reiki, pessoas em estados depressivos, tendo sido incluídos neste projeto os idosos do lar da 3ª idade pelo fato de apresentarem estados de tristeza continuada.
Foram realizadas 305 terapias de Reiki com duração de uma hora aproximadamente, nas instalações do núcleo de braga da associação portuguesa de Reiki, nas instalações do lar de 3ª idade de palmeira e numa farmácia. Houve a colaboração de 16 voluntários.
No âmbito deste projeto, foram atendidos 42 utentes de idades compreendidas entre os 8 e os 94 anos. (38% situam-se na faixa etária entre os 40 e 60 anos).
Cada utente, recebeu entre 1 a 26 sessões de Reiki. Grande parte deles precisa de continuar a ter o apoio dado até aqui, pelo que se deu continuidade a este trabalho e os utentes assim o desejam. Os mais velhos, acima dos 70 anos, que são cerca de 26%, melhoraram o seu estado geral e faremos o que estiver ao nosso alcance para lhes prestar o apoio de que necessitam a este nível. Os mais jovens (36%) melhoraram significativamente o seu estado emocional, já que a maioria teve problemas relacionados com elevados níveis de stress e perdas.
A partir de Setembro/2016, foram incluídas novas pessoas com depressão no projeto e também novos voluntários.

As Coordenadoras do Núcleo: Eugénia Carvalho e Isabel Pedrosa