Este é um Trabalho curricular de Estilos de vida saudáveis e prevenção das dependências, Mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, 1.º Ano – 2.º Semestre, realizado por Gertrudes Coelho em 2023. Este trabalho recebeu o Prémio Hayashi de Investigação Reiki no XIV Congresso Nacional de Reiki, em Lisboa.
Protocolo experimental: O impacto do Reiki na ansiedade em adolescentes
A adolescência representa uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, situada entre os 10 e 19 anos (World Health Organization [WHO], 2013). É um período de grande importância no desenvolvimento humano, marcado pela busca de identidade, autonomia e independência dos pais e pela construção de relações interpessoais com amigos e pares. Acresce a Organização Mundial de Saúde (OMS) que 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de problemas de saúde mental, sendo a ansiedade um dos problemas mais comuns (WHO, 2021). Por sua vez, o Reiki, um tratamento com 2.500 anos, é definido como uma terapia vibracional, comumente facilitado pelo toque leve no corpo ou acima dele, com evidência de diminuir a ansiedade (Joyce & Herbison, 2015).
Nesta sequência, o presente trabalho tem por objetivo elaborar um protocolo com o intuito de estudar o impacto do Reiki na diminuição da ansiedade em adolescentes.