Para explorar a viabilidade de um programa de formação em terapia de Reiki para cuidadores de pacientes pediátricos médicos ou oncológicos, num grande hospital pediátrico, uma série de aulas de formação foi oferecida por um mestre em Reiki. Ao término da formação, foi realizada uma entrevista para obter o feedback dos participantes sobre a eficácia e viabilidade do programa de treino.

Dezessete das 18 famílias concordaram em participar. A maioria das famílias (65%) participou de três sessões de treinamento de Reiki, relatando que o Reiki beneficiou seu filho melhorando seu conforto (76%), proporcionando relaxamento (88%) e alívio da dor (41%). Todos os cuidadores identificaram tornar-se um participante ativo nos cuidados de seus filhos como um grande ganho com a participação no treinamento de Reiki. Um programa de formação em Reiki baseado em hospital para cuidadores de pacientes pediátricos hospitalizados é viável e pode impactar positivamente os pacientes e suas famílias. É necessária uma pesquisa mais rigorosa sobre os benefícios do Reiki na população pediátrica.

Conclusões

Com base na conclusão bem-sucedida deste programa piloto, concluímos que um programa de treinamento em Reiki baseado em hospital para cuidadores de pacientes pediátricos hospitalizados é viável e pode ser incorporado realisticamente nas ofertas de ensino de um hospital. Concluímos também que esse programa é capaz de impactar positivamente e capacitar os pacientes e suas famílias. Enquanto os participantes do nosso programa relataram subjetivamente os benefícios percebidos, há uma necessidade de ensaios mais rigorosos para avaliar os benefícios do Reiki na população pediátrica.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Reiki training for caregivers of hospitalized pediatric patients: a pilot program. – Kundu A1Dolan-Oves RDimmers MATowle CBDoorenbos AZ

Fonte: Europe PMC

Esta publicação é da responsabilidade do CEPI