Há oito anos que surgiu o primeiro Prémio Hayashi de Investigação Reiki

A 30 de Junho de 2012 a Associação Portuguesa de Reiki realizou o Fórum Reiki e Empreendedorismo, uma iniciativa para a partilha de saberes e desenvolvimento profissional da prática de Reiki. Nesse mesmo dia tivemos o prazer de entregar o Prémio Hayashi de Investigação Reiki a Mónica Policarpo, pela sua tese de mestrado na área da Gestão da Saúde.

O primeiro prémio Hayashi de Investigação Reiki

Em 2012 a Associação Portuguesa de Reiki decidiu reconhecer o enorme esforço de estudantes e investigadores sobre os benefícios da prática de Reiki, dando a atribuição deste prémio à lusofonia e a investigadores que se desloquem a Portugal.

Há oito anos atrás, apresentados o trabalho da tese de mestrado na área de Gestão da Saúde de Mónica Policarpo. “As Medicinas Alternativas e Complementares no Serviço Nacional de Saúde” foi o tema da sua dissertação no ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa-Instituto Universitário de Lisboa), tendo incluído o Reiki como terapia complementar. Nesta sua investigação, realizou um inquérito 150 alunos de um curso de Enfermagem sobre terapias complementares, nas quais Reiki estava presente.

Mónica Policarpo destaca o facto de cerca de 85% dos estudantes de Enfermagem entrevistados recomendarem a inclusão das Medicinas Alternativas e Complementares no Plano Nacional de Saúde. Segundo a investigadora, constata-se que “as MAC estão a crescer e a suscitar não só curiosidade como interesse e confiança”.
Em relação ao Reiki, “os alunos inquiridos mostraram interesse em obter formação adicional sobre esta terapia”, diz Mónica Policarpo.
Mónica Policarpo encarou a atribuição do Prémio Hayashi de Investigação como “um privilégio, uma verdadeira honra”. “É prova de que toda a dedicação investida na dissertação está a ter frutos e, acima de tudo, a ser divulgada a mais pessoas”, concluiu.

Hoje lembramos doze anos de reconhecimento e desejamos assim incentivar mais investigadores e estudantes a verificar os benefícios de Reiki.

A Associação Portuguesa de Reiki tem um Repositório de Estudos Académicos, que pode ser consultado para trabalhos de investigação.