Helena Tempera receber Prémio Takata de Integração Reiki pela prática de Reiki nas escolas
Helena Tempera receber Prémio Takata de Integração Reiki pela prática de Reiki nas escolas

Helena Tempera receber Prémio Takata de Integração Reiki pela prática de Reiki nas escolas

Helena Tempera é Coordenadora do Núcleo de Reiki de Lagos, da Associação Portuguesa de Reiki e foi distinguida no X Congresso Nacional de Reiki com o Prémio Takata de Integração Reiki, pelos projetos que realizou de Reiki nas escolas, mantendo os projetos em funcionamento ao longo dos anos letivos.

Reiki na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha

O desejo de se criar o “EspaçoZen” numa escola veio da necessidade de proporcionar às pessoas um pouco de autoconhecimento, fazê-las voltarem-se para si mesmas, e permitir-lhes usufruir de alguns minutos de interiorização, relaxamento e paz, desviando-as da rotina stressante do dia-a-dia.

Considerando que a valorização do ser humano naquele espaço seria o principal objetivo, três professoras pensaram em criar o EspaçoZen – uma sala com ambiente tranquilo e acolhedor, onde os interessados pudessem encontrar um lugar harmonioso para desfrutar de um pouco de descanso, equilíbrio e paz, e relaxar e diminuir a tensão diária, ainda que fosse por alguns minutos.

O EspaçoZen procurava, assim, ir ao encontro das necessidades da comunidade escolar, pretendendo trazer benefícios para os interessados e para a própria escola.

No ano letivo 2012/2013 (2º período), aproveitando o facto da Escola da Pontinha ter sido remodelada, foi proposto à Direção a disponibilização de uma sala para a criação de um EspaçoZen.

Iniciámos a nossa atividade com uma marquesa pertencente ao gabinete médico e com alguns colchões no chão.

Inicialmente o projeto era dirigido para Professores e Auxiliares e, para além das terapias de Reiki eram realizados encontros semanais todas as 4ª feiras, para meditação e relaxamento. Quando os alunos tiveram conhecimento da existência do Espaço começaram a questionar e a querer frequentar.

No início do ano letivo 2013/2014 (setembro 2013) sentimos necessidade de fazer uma Sessão de Esclarecimento para a Escola. Estiveram presentes cerca de cem alunos, Professores e Auxiliares. Contámos também com a presença de Irene Soares Mestre de Reiki Usui-Tibetano.

Neste ano letivo, para além das atividades com os Professores e Auxiliares, também os alunos, do Ensino Secundário, começaram a frequentar assiduamente o EspaçoZen.

Os objetivos para estes alunos eram:

  • Promover o bem estar dos alunos
  • Melhorar a concentração
  • Aumentar a autoconfiança
  • Melhorar o aproveitamento

De acordo com os interesses e necessidades individuais os alunos tiveram encontros semanais para meditação e relaxamento e fizeram terapias de Reiki regularmente.

Uma das minhas turmas de 12º ano tinha dificuldades de concentração e falta de confiança quando tinham testes, principalmente na disciplina de matemática.

A determinada altura começaram a vir ter comigo e pediam para ir ao “Espaço”. Perguntei o porquê e respondiam que iam ter teste de matemática e que queriam relaxar.

Fizemos isso durante algum tempo e o aproveitamento começou a melhorar de tal forma que, a professora da disciplina veio perguntar o que é que eu andava a fazer com os alunos.

Continuei a acompanhá-los até ao final do ano e também durante os exames nacionais. Os resultados foram excelentes.

De salientar também, que durante este ano letivo, 10 alunos quiseram iniciar a sua formação de Reiki.

Em 2013, o Ministério da Educação promoveu um concurso para as escolas que tivessem projetos inovadores, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

A escola concorreu com a projeto do “EspaçoZen” e foi-nos atribuído o 2º lugar, pelo que nos foi oferecido uma verba, com a qual pudemos adquirir uma marquesa e outros materiais considerados necessários.

Foi com muita alegria e dedicação que ajudámos a comunidade escolar a compreender mais um pouco esta filosofia de vida. Na altura da minha aposentação, saí da Escola de coração cheio com a sensação do “dever cumprido”

Agradeço à Escola e à Direção da altura a colaboração e confiança que depositaram neste projeto.

GRATIDÃO!

Após a minha aposentação resolvi ir viver para Lagos e, como não queria ficar “parada”, resolvi começar a fazer voluntariado …. e integrei o Núcleo de Reiki de Lagos, na altura, como co-cordenadora.

Reiki na Escola Básica das Naus em Lagos

A presença do Núcleo de Reiki de Lagos, na Escola Básica das Naus, teve o seu início há já três anos com a sua participação no “Dia Cultural das Naus”.

O Dia Cultural das Naus é um evento que se realiza no final de cada ano letivo.

Durante o dia são recebidas cerca de 12 turmas, com sessões cuja duração é de 20 minutos abrangendo os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.

As atividades são diversificadas para cada um dos ciclos: Meditação, pintura de mandalas, explicação/aplicação dos Cinco Princípios e Chacras.

No âmbito do protocolo estabelecido com o Agrupamento de Escolas Gil Eanes, o Núcleo de Reiki de Lagos realizou, na Escola Básica das Naus, em Lagos, uma sessão de esclarecimento especificamente orientada para os pais e encarregados de educação dos alunos desta escola.

Com o objetivo de sensibilizar as famílias para os benefícios da aplicação desta terapia, contámos também com a presença de alguns elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE).

No ano letivo anterior (2018/2019) e, após a constatação da existência de alguns alunos problemáticos, com comportamentos inadequados, aproveitamento insuficiente, baixa autoestima e baixa autoconfiança, a escola sentiu necessidade de tentar ajudar os alunos numa outra vertente.

Tendo por base a caracterização dos alunos foram definidos os objetivos gerais:

  • Promover a calma e o bem-estar dos alunos
  • Fomentar o equilíbrio dentro e fora da sala de aula
  • Melhorar o aproveitamento
  • Aumentar a autoestima e autoconfiança

E as estratégias a utilizar:

  • Relaxamento
  • Meditação
  • Terapia Reiki

As sessões foram realizadas numa sala (nem sempre a mesma), onde se juntavam duas mesas, com um colchão do ginásio por cima, colocava-se uma música e… a sessão seguia com o seu objetivo.

Resultados da amostra dos alunos:

Aluno A

Final do 1º período: comportamento inadequado; 7 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento. Ficou no mesmo ano, numa decisão conjunta com a equipa multidisciplinar que acompanhou a situação do aluno e com o acordo da família.  

Aluno B

Final do 1º período: comportamento inadequado; 7 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento; 2 negativas

Participou como orador num workshop “As abelhas geómetras” – organizado pelas professoras de matemática do 3º ciclo, no âmbito do projeto Chek-Mat – do dia Cultural das Naus

Aluno C

Final do 1º período: comportamento inadequado; 2 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento: sem negativas

De referir que, todos os alunos envolvidos demonstraram o interesse em continuar com as sessões de Reiki.

A Escola Básica das Naus, verificando o interesse manifestado e a necessidade de acompanhamento de mais alunos, propôs-se arranjar uma sala adequada à prática de Reiki.

Nesse sentido foi elaborado um projeto, para uma sala já existente, a apresentar à Câmara Municipal de Lagos, no qual tivemos também o apoio da Associação de Pais, através da compra de mobiliário para adequar a sala aos objetivos pretendidos. O projeto foi aceite e neste momento já temos…

Um gabinete de Reiki

Para este ano letivo o Núcleo vai dar continuidade às atividades desenvolvidas, tentando abranger o maior número possível de alunos.

O Núcleo de Reiki de Lagos agradece à Escola e sua Direção a enorme colaboração. Estamos a semear com muita dedicação…

GRATIDÃO!