Helena Tempera é Coordenadora do Núcleo de Reiki de Lagos, da Associação Portuguesa de Reiki e foi distinguida no X Congresso Nacional de Reiki com o Prémio Takata de Integração Reiki, pelos projetos que realizou de Reiki nas escolas, mantendo os projetos em funcionamento ao longo dos anos letivos.

Reiki na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha

O desejo de se criar o “EspaçoZen” numa escola veio da necessidade de proporcionar às pessoas um pouco de autoconhecimento, fazê-las voltarem-se para si mesmas, e permitir-lhes usufruir de alguns minutos de interiorização, relaxamento e paz, desviando-as da rotina stressante do dia-a-dia.

Considerando que a valorização do ser humano naquele espaço seria o principal objetivo, três professoras pensaram em criar o EspaçoZen – uma sala com ambiente tranquilo e acolhedor, onde os interessados pudessem encontrar um lugar harmonioso para desfrutar de um pouco de descanso, equilíbrio e paz, e relaxar e diminuir a tensão diária, ainda que fosse por alguns minutos.

O EspaçoZen procurava, assim, ir ao encontro das necessidades da comunidade escolar, pretendendo trazer benefícios para os interessados e para a própria escola.

No ano letivo 2012/2013 (2º período), aproveitando o facto da Escola da Pontinha ter sido remodelada, foi proposto à Direção a disponibilização de uma sala para a criação de um EspaçoZen.

Iniciámos a nossa atividade com uma marquesa pertencente ao gabinete médico e com alguns colchões no chão.

Inicialmente o projeto era dirigido para Professores e Auxiliares e, para além das terapias de Reiki eram realizados encontros semanais todas as 4ª feiras, para meditação e relaxamento. Quando os alunos tiveram conhecimento da existência do Espaço começaram a questionar e a querer frequentar.

No início do ano letivo 2013/2014 (setembro 2013) sentimos necessidade de fazer uma Sessão de Esclarecimento para a Escola. Estiveram presentes cerca de cem alunos, Professores e Auxiliares. Contámos também com a presença de Irene Soares Mestre de Reiki Usui-Tibetano.

Neste ano letivo, para além das atividades com os Professores e Auxiliares, também os alunos, do Ensino Secundário, começaram a frequentar assiduamente o EspaçoZen.

Os objetivos para estes alunos eram:

  • Promover o bem estar dos alunos
  • Melhorar a concentração
  • Aumentar a autoconfiança
  • Melhorar o aproveitamento

De acordo com os interesses e necessidades individuais os alunos tiveram encontros semanais para meditação e relaxamento e fizeram terapias de Reiki regularmente.

Uma das minhas turmas de 12º ano tinha dificuldades de concentração e falta de confiança quando tinham testes, principalmente na disciplina de matemática.

A determinada altura começaram a vir ter comigo e pediam para ir ao “Espaço”. Perguntei o porquê e respondiam que iam ter teste de matemática e que queriam relaxar.

Fizemos isso durante algum tempo e o aproveitamento começou a melhorar de tal forma que, a professora da disciplina veio perguntar o que é que eu andava a fazer com os alunos.

Continuei a acompanhá-los até ao final do ano e também durante os exames nacionais. Os resultados foram excelentes.

De salientar também, que durante este ano letivo, 10 alunos quiseram iniciar a sua formação de Reiki.

Em 2013, o Ministério da Educação promoveu um concurso para as escolas que tivessem projetos inovadores, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

A escola concorreu com a projeto do “EspaçoZen” e foi-nos atribuído o 2º lugar, pelo que nos foi oferecido uma verba, com a qual pudemos adquirir uma marquesa e outros materiais considerados necessários.

Foi com muita alegria e dedicação que ajudámos a comunidade escolar a compreender mais um pouco esta filosofia de vida. Na altura da minha aposentação, saí da Escola de coração cheio com a sensação do “dever cumprido”

Agradeço à Escola e à Direção da altura a colaboração e confiança que depositaram neste projeto.

GRATIDÃO!

Após a minha aposentação resolvi ir viver para Lagos e, como não queria ficar “parada”, resolvi começar a fazer voluntariado …. e integrei o Núcleo de Reiki de Lagos, na altura, como co-cordenadora.

Reiki na Escola Básica das Naus em Lagos

A presença do Núcleo de Reiki de Lagos, na Escola Básica das Naus, teve o seu início há já três anos com a sua participação no “Dia Cultural das Naus”.

O Dia Cultural das Naus é um evento que se realiza no final de cada ano letivo.

Durante o dia são recebidas cerca de 12 turmas, com sessões cuja duração é de 20 minutos abrangendo os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.

As atividades são diversificadas para cada um dos ciclos: Meditação, pintura de mandalas, explicação/aplicação dos Cinco Princípios e Chacras.

No âmbito do protocolo estabelecido com o Agrupamento de Escolas Gil Eanes, o Núcleo de Reiki de Lagos realizou, na Escola Básica das Naus, em Lagos, uma sessão de esclarecimento especificamente orientada para os pais e encarregados de educação dos alunos desta escola.

Com o objetivo de sensibilizar as famílias para os benefícios da aplicação desta terapia, contámos também com a presença de alguns elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE).

No ano letivo anterior (2018/2019) e, após a constatação da existência de alguns alunos problemáticos, com comportamentos inadequados, aproveitamento insuficiente, baixa autoestima e baixa autoconfiança, a escola sentiu necessidade de tentar ajudar os alunos numa outra vertente.

Tendo por base a caracterização dos alunos foram definidos os objetivos gerais:

  • Promover a calma e o bem-estar dos alunos
  • Fomentar o equilíbrio dentro e fora da sala de aula
  • Melhorar o aproveitamento
  • Aumentar a autoestima e autoconfiança

E as estratégias a utilizar:

  • Relaxamento
  • Meditação
  • Terapia Reiki

As sessões foram realizadas numa sala (nem sempre a mesma), onde se juntavam duas mesas, com um colchão do ginásio por cima, colocava-se uma música e… a sessão seguia com o seu objetivo.

Resultados da amostra dos alunos:

Aluno A

Final do 1º período: comportamento inadequado; 7 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento. Ficou no mesmo ano, numa decisão conjunta com a equipa multidisciplinar que acompanhou a situação do aluno e com o acordo da família.  

Aluno B

Final do 1º período: comportamento inadequado; 7 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento; 2 negativas

Participou como orador num workshop “As abelhas geómetras” – organizado pelas professoras de matemática do 3º ciclo, no âmbito do projeto Chek-Mat – do dia Cultural das Naus

Aluno C

Final do 1º período: comportamento inadequado; 2 negativas

Final do ano: melhorou o comportamento: sem negativas

De referir que, todos os alunos envolvidos demonstraram o interesse em continuar com as sessões de Reiki.

A Escola Básica das Naus, verificando o interesse manifestado e a necessidade de acompanhamento de mais alunos, propôs-se arranjar uma sala adequada à prática de Reiki.

Nesse sentido foi elaborado um projeto, para uma sala já existente, a apresentar à Câmara Municipal de Lagos, no qual tivemos também o apoio da Associação de Pais, através da compra de mobiliário para adequar a sala aos objetivos pretendidos. O projeto foi aceite e neste momento já temos…

Um gabinete de Reiki

Para este ano letivo o Núcleo vai dar continuidade às atividades desenvolvidas, tentando abranger o maior número possível de alunos.

O Núcleo de Reiki de Lagos agradece à Escola e sua Direção a enorme colaboração. Estamos a semear com muita dedicação…

GRATIDÃO!