Núcleo de Reiki na Ilha Terceira em notícia no Diário Insular
Núcleo de Reiki na Ilha Terceira em notícia no Diário Insular

Núcleo de Reiki na Ilha Terceira em notícia no Diário Insular

SANDRA OLIVEIRA, COORDENADORA DO NÚCLEO DA TERCEIRA

Reiki é sinónimo de equilíbrio

FOI CRIADO RECENTEMENTE O NÚCLEO REGIONAL DA ILHA TERCEIRA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI. QUAIS SÃO, EM LINHAS GERAIS, OS OBJETIVOS PRETENDIDOS?

Na verdade, a cinco de dezembro de 2019, o designado Dia do Voluntariado, foi fundado o Núcleo Regional da Ilha Terceira da Associação Portuguesa de Reiki.

Estamos a falar de uma associação que nasceu a dois de outubro de 2008, na circunstância, com o intuito de prestar um serviço público de esclarecimento sobre esta terapêutica não convencional, através da divulgação da sua história, princípios e resposta a todas as dúvidas. O objetivo da Associação Portuguesa de Reiki é unir todos os praticantes de reiki, apoiar e prestar voluntariado.

O Núcleo da Ilha Terceira é coordenado por mim, Sandra Oliveira, Terapeuta Holística. Na minha perspetiva, é, com certeza, uma mais-valia a presença da Associação de Reiki na ilha Terceira. 

No imediato, o desiderato do núcleo é formar uma equipa de voluntários que possa prestar serviço de voluntariado nas mais diversas instituições e associações, bem como a particulares. Também é objetivo assumido proporcionar encontros de partilha e aprendizagem para os praticantes e curiosos desta área do reiki e, ao mesmo tempo, desenvolver outros projetos na vertente social.

FAZ PARTE DO VOSSO PLANO DE AÇÃO, POR EXEMPLO, A REALIZAÇÃO DE INICIATIVAS PARA CATIVAR VOLUNTÁRIOS E, AO MESMO TEMPO, DAR A CONHECER, EM PROFUNDIDADE, O REIKI?

É verdade. Neste contexto, o primeiro encontro está marcado para o dia 16 de fevereiro, sendo que todos os encontros vão ser anunciados na página de Facebook da Associação Portuguesa de Reiki – Núcleo Regional da Terceira.

O convite para coordenar o núcleo da ilha Terceira partiu do presidente da Associação Portuguesa de Reiki, João Magalhães, o qual demonstra imensa satisfação pelo surgimento de mais um núcleo regional, no sentido de dar continuidade ao trabalho da associação nos Açores. 

Sublinhe-se, a propósito, que este é o terceiro núcleo dos Açores, juntando-se aos existentes nas ilhas de São Miguel (Ponta Delgada) e São Jorge. Acresce informar que esta é uma associação sem fins lucrativos, em que a intenção é somente ajudar e unir o próximo, através desta quase secular terapia.

PARA AQUELES QUE NÃO CONHECEM, O QUE É, NA REALIDADE, O REIKI E, JÁ AGORA, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS REAIS DA SUA PRÁTICA?

Antes de mais, é importante salientar que o reiki tem sido cada vez mais divulgado a nível mundial. É crescente o número de praticantes desta prática de imposição de mãos relacionada com a energia do corpo humano. Há, inclusive, cada vez mais estudos científicos relacionados com a Terapia de Reiki (endereço https://www.associacaoportuguesadereiki.com/tema/biblioteca-reiki/estudos-academicos-sobre-reiki/).

Os benefícios desta técnica japonesa, que já conta com quase 100 anos e tem efeitos não só espirituais mas também físicos, são variados. Sente-se uma enorme serenidade e alívio da dor. Ajuda também a combater a insónia, acalma a agitação, reduz os sintomas de tristeza e facilita o relaxamento mental e físico.

Eu e a minha equipa abraçámos este novo projeto, no intuito de dinamizar e desmitificar a história e princípios do reiki. Todos são, naturalmente, bem-vindos!

Sandra Oliveira – nucleoreikidaterceira@gmail.com

Fonte: Diário Insular