SANDRA OLIVEIRA, COORDENADORA DO NÚCLEO DA TERCEIRA

Reiki é sinónimo de equilíbrio

FOI CRIADO RECENTEMENTE O NÚCLEO REGIONAL DA ILHA TERCEIRA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI. QUAIS SÃO, EM LINHAS GERAIS, OS OBJETIVOS PRETENDIDOS?

Na verdade, a cinco de dezembro de 2019, o designado Dia do Voluntariado, foi fundado o Núcleo Regional da Ilha Terceira da Associação Portuguesa de Reiki.

Estamos a falar de uma associação que nasceu a dois de outubro de 2008, na circunstância, com o intuito de prestar um serviço público de esclarecimento sobre esta terapêutica não convencional, através da divulgação da sua história, princípios e resposta a todas as dúvidas. O objetivo da Associação Portuguesa de Reiki é unir todos os praticantes de reiki, apoiar e prestar voluntariado.

O Núcleo da Ilha Terceira é coordenado por mim, Sandra Oliveira, Terapeuta Holística. Na minha perspetiva, é, com certeza, uma mais-valia a presença da Associação de Reiki na ilha Terceira. 

No imediato, o desiderato do núcleo é formar uma equipa de voluntários que possa prestar serviço de voluntariado nas mais diversas instituições e associações, bem como a particulares. Também é objetivo assumido proporcionar encontros de partilha e aprendizagem para os praticantes e curiosos desta área do reiki e, ao mesmo tempo, desenvolver outros projetos na vertente social.

FAZ PARTE DO VOSSO PLANO DE AÇÃO, POR EXEMPLO, A REALIZAÇÃO DE INICIATIVAS PARA CATIVAR VOLUNTÁRIOS E, AO MESMO TEMPO, DAR A CONHECER, EM PROFUNDIDADE, O REIKI?

É verdade. Neste contexto, o primeiro encontro está marcado para o dia 16 de fevereiro, sendo que todos os encontros vão ser anunciados na página de Facebook da Associação Portuguesa de Reiki – Núcleo Regional da Terceira.

O convite para coordenar o núcleo da ilha Terceira partiu do presidente da Associação Portuguesa de Reiki, João Magalhães, o qual demonstra imensa satisfação pelo surgimento de mais um núcleo regional, no sentido de dar continuidade ao trabalho da associação nos Açores. 

Sublinhe-se, a propósito, que este é o terceiro núcleo dos Açores, juntando-se aos existentes nas ilhas de São Miguel (Ponta Delgada) e São Jorge. Acresce informar que esta é uma associação sem fins lucrativos, em que a intenção é somente ajudar e unir o próximo, através desta quase secular terapia.

PARA AQUELES QUE NÃO CONHECEM, O QUE É, NA REALIDADE, O REIKI E, JÁ AGORA, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS REAIS DA SUA PRÁTICA?

Antes de mais, é importante salientar que o reiki tem sido cada vez mais divulgado a nível mundial. É crescente o número de praticantes desta prática de imposição de mãos relacionada com a energia do corpo humano. Há, inclusive, cada vez mais estudos científicos relacionados com a Terapia de Reiki (endereço https://www.associacaoportuguesadereiki.com/tema/biblioteca-reiki/estudos-academicos-sobre-reiki/).

Os benefícios desta técnica japonesa, que já conta com quase 100 anos e tem efeitos não só espirituais mas também físicos, são variados. Sente-se uma enorme serenidade e alívio da dor. Ajuda também a combater a insónia, acalma a agitação, reduz os sintomas de tristeza e facilita o relaxamento mental e físico.

Eu e a minha equipa abraçámos este novo projeto, no intuito de dinamizar e desmitificar a história e princípios do reiki. Todos são, naturalmente, bem-vindos!

Sandra Oliveira – nucleoreikidaterceira@gmail.com

Fonte: Diário Insular