Publicado em

Estudo avalia categorias de espiritualidade em mães de prematuros

Estudo realizado em São José do Rio Preto (SP) discute o papel da espiritualidade no enfrentamento da hospitalização de prematuros em UTIN.

Continuar a ler Estudo avalia categorias de espiritualidade em mães de prematuros
Publicado em

Reiki gratuito pra aliviar a tensão – Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc (Brasil)

Desde março, em função da quarentena imposta pela Covid-19, as professoras Kiciosan Galli e Renata Rodrigues, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc, estão aplicando reiki a distância em interessados pelo atendimento. 

Continuar a ler Reiki gratuito pra aliviar a tensão – Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc (Brasil)
Publicado em

Núcleo de Reiki na Ilha Terceira em notícia no Diário Insular

SANDRA OLIVEIRA, COORDENADORA DO NÚCLEO DA TERCEIRA

Reiki é sinónimo de equilíbrio

FOI CRIADO RECENTEMENTE O NÚCLEO REGIONAL DA ILHA TERCEIRA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI. QUAIS SÃO, EM LINHAS GERAIS, OS OBJETIVOS PRETENDIDOS?

Na verdade, a cinco de dezembro de 2019, o designado Dia do Voluntariado, foi fundado o Núcleo Regional da Ilha Terceira da Associação Portuguesa de Reiki.

Estamos a falar de uma associação que nasceu a dois de outubro de 2008, na circunstância, com o intuito de prestar um serviço público de esclarecimento sobre esta terapêutica não convencional, através da divulgação da sua história, princípios e resposta a todas as dúvidas. O objetivo da Associação Portuguesa de Reiki é unir todos os praticantes de reiki, apoiar e prestar voluntariado.

O Núcleo da Ilha Terceira é coordenado por mim, Sandra Oliveira, Terapeuta Holística. Na minha perspetiva, é, com certeza, uma mais-valia a presença da Associação de Reiki na ilha Terceira. 

No imediato, o desiderato do núcleo é formar uma equipa de voluntários que possa prestar serviço de voluntariado nas mais diversas instituições e associações, bem como a particulares. Também é objetivo assumido proporcionar encontros de partilha e aprendizagem para os praticantes e curiosos desta área do reiki e, ao mesmo tempo, desenvolver outros projetos na vertente social.

FAZ PARTE DO VOSSO PLANO DE AÇÃO, POR EXEMPLO, A REALIZAÇÃO DE INICIATIVAS PARA CATIVAR VOLUNTÁRIOS E, AO MESMO TEMPO, DAR A CONHECER, EM PROFUNDIDADE, O REIKI?

É verdade. Neste contexto, o primeiro encontro está marcado para o dia 16 de fevereiro, sendo que todos os encontros vão ser anunciados na página de Facebook da Associação Portuguesa de Reiki – Núcleo Regional da Terceira.

O convite para coordenar o núcleo da ilha Terceira partiu do presidente da Associação Portuguesa de Reiki, João Magalhães, o qual demonstra imensa satisfação pelo surgimento de mais um núcleo regional, no sentido de dar continuidade ao trabalho da associação nos Açores. 

Sublinhe-se, a propósito, que este é o terceiro núcleo dos Açores, juntando-se aos existentes nas ilhas de São Miguel (Ponta Delgada) e São Jorge. Acresce informar que esta é uma associação sem fins lucrativos, em que a intenção é somente ajudar e unir o próximo, através desta quase secular terapia.

PARA AQUELES QUE NÃO CONHECEM, O QUE É, NA REALIDADE, O REIKI E, JÁ AGORA, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS REAIS DA SUA PRÁTICA?

Antes de mais, é importante salientar que o reiki tem sido cada vez mais divulgado a nível mundial. É crescente o número de praticantes desta prática de imposição de mãos relacionada com a energia do corpo humano. Há, inclusive, cada vez mais estudos científicos relacionados com a Terapia de Reiki (endereço https://www.associacaoportuguesadereiki.com/tema/biblioteca-reiki/estudos-academicos-sobre-reiki/).

Os benefícios desta técnica japonesa, que já conta com quase 100 anos e tem efeitos não só espirituais mas também físicos, são variados. Sente-se uma enorme serenidade e alívio da dor. Ajuda também a combater a insónia, acalma a agitação, reduz os sintomas de tristeza e facilita o relaxamento mental e físico.

Eu e a minha equipa abraçámos este novo projeto, no intuito de dinamizar e desmitificar a história e princípios do reiki. Todos são, naturalmente, bem-vindos!

Sandra Oliveira – nucleoreikidaterceira@gmail.com

Fonte: Diário Insular

Publicado em

CANTINHO DE LEITURA DO NÚCLEO DO PORTO

Cultivamos o gosto pela leitura e pela escrita.
A Filosofia Reiki ensina a Como Fazer para Cuidarmos do Nosso Jardim
<3
Só por hoje
Confio
Sou Calmo
Sou grato
Trabalho honestamente
Sou bondoso

NÃO CORRA ATRÁS DAS BORBOLETAS,CUIDE DO SEU JARDIM
Denyse Lage Fonseca

… Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.
Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.
Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.
Tudo acontece no seu devido tempo.
Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.
Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço

[a nossa vida]

num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!
Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…

Publicado em

O trabalho de Fernanda Afonso nas Unidades Básicas de Saúde – Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais

No último dia 26 de outubro estive no X Congresso de Reiki em Faro, o qual tive a dupla alegria de ser oradora e a honra de receber o premio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais, que no caso do meu Projeto é voltado para Unidades Básicas de Saúde na cidade do Rio de Janeiro – Brasil.
Parabenizo a equipe da Associação Portuguesa de Reiki pela organização primorosa do Congresso com temas tão ricos e diversificados. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e conhecimentos na área.

A proposta da minha apresentação foi mostrar no Congresso a trajetória de trabalho em Reiki realizada para os profissionais de saúde de um área do Rio de Janeiro tendo começado em 2014 em um hospital maternidade e culminando nas unidades básicas de saúde até o presente momento. Das 23 unidades básicas de saúde que compõem minha área de trabalho já conseguimos atingir 15 delas com a pratica do reiki.

O principal objetivo do projeto é oferecer aos profissionais de saúde cada dia mais adoecidos com estresse da carga de trabalho, violência urbana e más condições de trabalho uma ferramenta potente de cuidado e tratamento. Até hoje já foram realizados em torno de 1000 atendimentos rápidos (10 a 15 minutos) junto aos profissionais de saúde nas unidades de saúde. Importante destacar a força do grupo de voluntários que atuam no Projeto. Pois sem eles nada aconteceria. Conseguimos estruturar um exército de reikianos que tem levado amor e cuidado aos nossos profissionais. durante esses 3 anos. Este trabalho hoje é um projeto de extensão, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Estúdio Reiki Sagrado, escola formadora de Reiki.

Como desdobramentos desta iniciativa posso destacar a realização de Curso teórico e prático de Reiki (niveis 1 e 2 Shoden e Okuden, respectivamente) para 12 profissionais de saúde de uma Clínica da Familia. Este curso foi elaborado a partir da solicitação dos próprios profissionais da Unidade em que perceberam a potencialidade do reiki para tratamento dos seus pacientes. Mal sabiam eles que o Reiki também seria uma excelente ferramenta transformadora em suas vidas e assim tem sido. Além da Ampliação do conhecimento dos benefícios do Reiki para profissionais de UBS no município do Rio de Janeiro, o Reiki juntamente com outras Práticas integrativas e complementares (PICs)  inspirou  a construção de uma disciplina eletiva e universal na Universidade  do Estado do Rio de janeiro (UERJ) a qual atuo. Esta disciplina é uma oportunidade para que estudantes de diferentes cursos de graduação conheçam algumas das  PICs da Politica Nacional de PICs de forma simples e objetiva.

Muita gratidão a minha Mestre Renata Lameira que esteve comigo no Congresso e tem me apoiado na realização do Projeto, aos amigos brasileiros e portugueses, companheiros de Reiki e a equipe da Associação Portuguesa de Reiki que tem sempre me acolhido com carinho e atenção e por ter me oferecido a oportunidade de mostrar nosso projeto de Reiki realizado no Rio de Janeiro.

Fernanda Afonso
professora adjunta INU/UERJ
nutricionista sanitarista
DAPS/CAP 3.2 – SMS – RJ
terapeuta Reiki Master Estudio Reiki Sagrado

Publicado em

Dia Aberto Solidário – Parte 1 ♥️

Foi um dia bem Espetacular , com Partilha, entre vários praticantes. 🙏🙏🙏 em troca de Bens Alimentares. 

Grato a todos 🌻🌞

“Para mim  este dia de doação  é  um consolo pata mim”

” A água é flexível  o suficiente pata caber em qualquer vaso.  Ainda assim tem o poder de atravessar a Rocha. ”  Imperador Reiki

Essa água é  o Amor, hoje só por Hoje  amo.

Dia Aberto

Dia de doar tudo o que temos de melhor  em nós em prol do próximo.

A Vida é repleta de surpresas e por vezes  o nosso caminho esta onde menos esperamos. Que este Dia seja a continuidade dessa caminhada.  Só por Hoje!

Que a humildade prevaleça nestes dias de agitação e egoísmo em que vivemos para que mais pessoas possam ter acesso  e por sua vez  caminho aberto para os seus corações.  Que seja possibilidade só por Hoje é a cada dia o crescimento do amor incondicional ao próximo.  Só assim,  com o REIKI desempenhando o seu papel, neste dia aberto, a partilha  e o amor crescerão na sociedade.

Publicado em

Testemunho de voluntária de Reiki no Lar da Santa Casa, na Covilhã

Minha experiência como voluntária no Lar da Santa Casa, através do Núcleo de Reiki da Covilhã da Associação Portuguesa de Reiki, tem sido de especial partilha e de grande valor para mim. Sentimentos de acolhimento e muito amor fizeram-se presente desde o primeiro momento que conheci a Laurinda, coordenadora do Núcleo.

Fui muito bem acolhida e envolta num ambiente de muito amor, carinho e compaixão. Sinto-me igualmente acolhida pelos utentes e toda equipe da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

Sou grata a energia maravilhosa e curadora do Reiki por poder colaborar com o bem estar de cada utente que participa nas sessões e de todo o bem estar da casa. Só por hoje, Sou Grata!

Namasté

Monica Santos

Publicado em

Testemunho de voluntário no Núcleo de Reiki da Covilhã

Olá o meu nome é Francisco Santos, fui voluntário  no Núcleo de Reiki da Covilhã da APDR, na SCMC, durante aproximadamente 7/8 meses.
O voluntariado permitiu-me descobrir outra dimensão do Reiki…
Uma dimensão em que através da ajuda e da partilha com o próximo evoluímos e amadurecemos espiritualmente de uma forma desapegada sem esperar nada em troca, ficando e sendo gratos ao receber um sorriso e um abraço.
Acredito que quanto mais Reiki partilharmos melhor se irá tornar o mundo, com mais amor e respeito por todos os seres .
É me impossível falar da minha experiência/ vivência no Reiki sem ter uma palavra de apreço e amizade pela minha/ nossa querida Laurinda Madaleno, pois foi graças ao seu convite que descobri esta “vertente” que deve ser sempre uma constante em nós.
Namastê.

Publicado em

Reiki, a terapia complementar e integrativa, na Residência Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã

Acontece todas as terças e quintas-feiras, nas instalações da ERPI na Misericórdia da Covilhã, os momentos mais zen da semana. Estes são os dias em que recebemos terapeutas, do Núcleo de Reiki da Covilhã da APR, que em regime de voluntariado, se disponibilizam em trazer esta terapia, complementar e holística, ao encontro dos idosos da Residência Sénior.

Existe já um grupo considerável que todas as semanas recebem esta terapia e que, segundo eles, é um momento de relaxamento, que lhes transmite tranquilidade e paz de espírito. Para outros, este é um momento de encontro com o seu interior que lhes dá força e ânimo para o dia-a-dia. E ainda, aqueles com maior grau de dependência, nomeadamente, os idosos que padecem de demências, com comportamentos de maior ansiedade e agitação mental, manifestam após a sessão maior tranquilidade, serenidade e alívio da dor.

Constatámos que, numa fase inicial, os residentes mostravam-se mais cépticos e renitentes relativamente a esta terapia e, actualmente, com o passar do tempo e da palavra, se verifica mais interesse e mais motivação para a prática do Reiki. Inclusivamente, residentes do sexo masculino, também fazem parte deste grupo que é maioritariamente feminino.

A prática desta terapia reflecte uma mudança de mentalidades num grupo tão heterogéneo no que concerne a hábitos, crenças e estilos de vida.

Hoje em dia, verificamos IPSS’s recebem cada vez mais pessoas cujas patologias são mais diversificadas e que exigem mais de todos os profissionais envolvidos neste processo de promoção da saúde e prevenção da doença, no sentido de promover mais qualidade de vida longevidade. Por estes motivos se considera tão importante a integração do Reiki na vida dos idosos da Residência Sénior da SCMC. Apostamos na Saúde dos nossos residentes, apostamos no Reiki!

Coordenadora do Núcleo de Reiki da Covilhã, Laurinda Madaleno

Publicado em

Estamos Super Unidos

Ao fim de algumas sessões, em que a terapia psicomotora e a terapia de Reiki estiveram sempre de mãos dadas, os efeitos são já visíveis.

Em conversa com o grupo, pedi-lhes que manifestassem, a sua opinião acerca das sessões de psicomotricidade.

A maior parte do grupo, referiu a descontracção como ponto fundamental na sessão.

Relataram que nas sessões, o seu, “eu” verdadeiro era exposto, sem se sentirem contraídos com a situação.

As sessões permitiram, um aumento das energias positivas, o sentimento de felicidade genuína.

Todos concordaram, que a sua auto-estima, tinha aumentado, bem como a interacção interpessoal.

Por último quero salientar, que ambas as terapias permitiram que se sentissem, com saúde a nível físico mental/espiritual.

Psicomotricista

Sandra Patrícia Monteiro Gonçalves

Publicado em

Semana do Colaborador da ISS – Instituto da Segurança Social de Viana do Castelo

Inseridos na semana do colaborador do Instituto da Segurança Social, em Viana do Castelo, o Núcleo de Reiki da APR de Viana do Castelo, foi convidado para  levar o tema Reiki a dois concelhos vizinhos. 

Fomos a Ponte de Lima e a Valença.

Dois dias muito bons com plateias muito entusiastas. 

Outras iniciativas de esclarecimento do renego ficaram prometidas.

Publicado em

Chá com Reiki

No dia 20 de Outubro o Núcleo de Ermesinde abriu as porta para receber, curiosos, praticantes e amigos. Juntos partilhamos um cházinho  e boa conversa, nisto de perceber qual é o caminho do reiki.

O que a Filosofia nos pode ajudar no dia a dia.

Quais os benefícios de praticar as técnicas de reiki.

As duvidas que surgem ao longo da caminhada no reiki.

Foram alguns dos temas abordados nesta manhã de domingo.

Obrigado de coração a todos os participantes

🙏🙏🙏

Publicado em

Comemoração do dia do animal

No âmbito da comemoração do dia do animal, o núcleo de Braga aceitou o convite do núcleo de Penafiel para a realização de uma palestra sobre Reiki em animais.
Este momento de partilha decorreu no núcleo de Penafiel e serviu para esclarecer aqueles que estiveram presentes sobre algumas das principais técnicas utilizadas na terapia Reiki em animais, os principais benefícios desta terapia para os seus recetores, e ainda, para a divulgação de alguns dos documentos orientadores para os terapeutas de Reiki em animais, nomeadamente, o Código de Ética para a Aplicação de Reiki em Animais da APR, a Declaração Universal dos Direitos do Animal e a Convenção Europeia para a proteção de animais de companhia.
Foi uma manhã de comemoração e de partilha que promoveu uma elevação da consciência sobre a importância e a dinâmica da prática de Reiki em animais.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Publicado em

CURSO PREPARATÓRIO DE VOLUNTARIADO DE REIKI

O Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki promoveu mais uma iniciativa do Curso Preparatório de Voluntariado de Reiki no passado dia 19 de Outubro.

É com muita alegria que o nosso grupo cresce mais um pouco estando agora os novos voluntários aptos a iniciar a sua jornada pelo voluntariado de Reiki.

O curso foi leccionado pelos coordenadores do Núcleo Regional de Évora: Fernanda Afonso António e Fábio Bazílio…que acolheram os novos voluntários.

“Com humildade e sabedoria percorremos um caminho do tamanho do mundo”. 

SÓ POR HOJE

SOMOS GRATOS.

Fernanda Afonso António | Fábio Bazílio

Coordenadores do Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki

Publicado em

1º Curso de aulas Praticas da APR

No dia 18 de Maio iniciou no Núcleo de Ermesinde o 1º Curso de Aulas Praticas da Associação Portuguesa de Reiki.

Este pequeno curso desenvolvido pela associação que teve a duração de 5 meses, uma aula por mês. Terminou no dia 15 de Setembro com a certeza de se repetir.

Obrigado a todas que participaram, que continuem a prática de reiki em busca da Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Gratidão

Publicado em

Palestra de Reiki na Oncologia

No passado dia 11 de Outubro, a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro dinamizou uma palestra dedicada à Terapia Reiki e aos seus benefícios na prestação de cuidados aos doentes oncológicos e aos seus familiares/cuidadores.

Os terapeutas voluntários Álvaro Braga, Sandra Pinto e Sofia Vilas Boas foram os oradores e sentada à mesa esteve também Fátima Soeiro, coordenadora da delegação, na qualidade de mediadora.

Foi um momento muito especial, de profunda reflexão, aprendizagem e partilha.

Tem sido muito gratificante colaborar ao longo destes anos com uma causa tão nobre, como é a luta contra o cancro, abraçada pela LPCC Delegação de Braga e em colaboração estreita com a equipa de psicologia desta casa.

Gostaríamos de agradecer o acolhimento desde a primeira hora por parte da coordenadora, Fátima Soeiro, e das psicólogas, Carla Ribeiro e Joana Rodrigues.

Publicado em

Testemunhos sobre a Psicomotricidade

Às Actividades da ARCJ aqui em Penafiel, juntamos a Psicomotricidade.

Ficam aqui alguns testemunhos sobre o que sentem os Jovens 😁😍

” No meu ver, isto é bom, porque isto ajudamos a sentir o nosso sorriso verdadeiro, rir como uns perdidos. Para terapia de riso é muito bom, para a nossa saúde e estado espiritual.”  Miguel Ferreira

“Gostei muito da terapia. Senti boas energias or parte de todos é bom rir. Fazer as atividades com todos bem dispostos e com muita motivação. Ajuda a esquecer as coisas lá fora e ter um bom momento de plena descontracção e felicidade genuína. Obrigada.! “

” Eu gosto muito das atividades que fazem. E faz-me muito bem á minha autoestima. Muitos Parabéns a todos.”  Marta Ribeiro

” Estou a gostar bastante destas aulas de não sei bem o nome, acho uma boa atividade de interagimos com este grupo social, apesar de termos  as idades completamente diferentes. Acho que esta sociedade deveria de aprender mais com estas aulas, porque é uma maneira de aprendermos novas atividades., melhora a relação interpessoal e recomendo a toda a gente a experimentar.”  Rui Silva

” Ola sou a Eugénia Rocha participei hoje nesta aula. Adorei a Terapeuta , a aula em tudo o que incluiu diversão em todas as atividades. Muito boas., excelentes para o corpo e a alma.” 

” Achei as atividades divertidas e interessantes. Porém, não estou muito habituada a este tipo de terapia e talvez seja por isso que não participo muito. Gostei e espero repetir.”  Maria

Nuno Miguel Moreira Nunes

Terapeuta e Formador de Reiki 

(Método Usui Reiki Ryoho)

Cenif Penafiel

Edificio Ribeiro AG 46, Urbanização Cedro

( junto ao Estádio de Penafiel )

4560-501 Penafiel

Publicado em

Dia Internacional de Reiki Núcleos de Ermesinde e Porto

No dia 15 de Agosto os Núcleos de Ermesinde e Porto rumaram ao Parque da Cidade do Porto para festejar o Dia Internacional de Reiki.

Promoveram várias actividades desde partilhas, meditações, tertúlias e terapias a quem procurava para experimentar.

Obrigado Mestre Usui pelo legado deixado em nós

🙏🙏🙏🙏❤❤❤

Publicado em

Caminhada Solidária LPCC e NREAPR

O Reiki na Caminhada Solidária do Núcleo de Apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro de Évora

Foi com grande alegria que o Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki participou na Caminhada Solidária promovida pelo Núcleo de Apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro de Évora na enorme “onda rosa” que decorreu no dia 13 de Outubro por todo o país.

Estiveram as coordenadoras dos projetos de voluntariado de Reiki nas Ligas de Évora, Borba e Moura.

Gratidão a todos.

Coordenadores dos Projetos de Voluntariado de Reiki na Liga:

Évora: Fernanda Afonso António e Rita Perdigão

Borba: São Jeremias

Moura: Maria Pires.

É tempo de doar e de auxiliar. 

SÓ POR HOJE 

SOMOS GRATOS

Publicado em

Caminhada com Reiki Ermesinde

No dia 10 de Junho o Núcleo de Ermesinde realizou uma Caminhada com Reiki.

O Inicio da Caminhada teve lugar na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, Porto, seguindo-se até a praia de Leça.

Neste local praticamos a Filosofia de Vida no Reiki, Cinco princípios, meditação de enraizamento. 

De regresso a Quinta da Conceição partilhamos experiências e vivências nesta caminhada. Já no local inicial partilhamos reiki uns com os outros foi uma experiência muito boa com pessoas fantásticas.

Obrigado a todos os participantes.

Publicado em

CANTINHO DE LEITURA DO NÚCLEO DO PORTO

Rubrica mensal on-line
<3
Só por hoje
Sou calmo
Confio
Sou grato
Trabalho honestamente
Sou Bondoso

ESTAMOS SEM TEMPO E COM A ATENÇÃO DISPERSA
No nosso mundo há uma quantidade enorme de pessoas, trabalhadoras e muito inteligentes, que se dedicam, por dinheiro, a criar formas de captar duas das coisas que temos de mais precioso: a nossa atenção e o nosso tempo. Ainda que consigam caçar-nos por apenas alguns segundos, já alcançam boa parte do seu objetivo.
.
Parece que somos quase impotentes para resistir a todos esses apelos. O erro mais grave reside no facto de não reconhecermos de imediato que se trata de algo mau para nós. Afinal, a nossa atenção e o nosso tempo são finitos e não chegam para tudo. Ao deixarmo-nos ir para onde estas seduções nos aliciam, estamos a deixar para trás outras coisas, talvez mais necessárias.
.
Descansar é algo essencial. Mas há quem tome o sossego como um desperdício de tempo. Preferindo seguir pelos sedutores caminhos que as tecnologias de hoje nos propõem. Vamos de imagem em imagem, de link em link, quase nunca sem encontrar algo que, de verdade, nos interesse… mas parece que adoramos andar a ver estes mostruários.
.
As nossas mentes, rebeldes e muito ágeis, como se fossem macacos, saltam de um sítio para outro, sem cessar, nunca param, nunca admiram nada. Há muito movimento de ideias e dispêndio de energia, mas nenhuma ação. Não se constrói ou ganha nada… apenas se perde, atenção e tempo.
.
Cada vez mais, as pessoas têm medo de si mesmas, das memórias, sonhos, alegrias e terrores dos caminhos do seu íntimo. Usam a tecnologia para se manterem a uma distância segura de si próprias, mas acabam ainda mais infelizes, quando se dão conta dos resultados destas suas escolhas… a solução que encontram é infantil, de tão ingénua: mergulhar ainda mais naquilo que nos distrai, para ver se tudo não passa de um pesadelo do qual acordaremos e… de forma instantânea, ficará tudo bem!
.
Outras vezes, sonhamos com mudanças imediatas de condição ou lugar, sem nos darmos conta de que, mesmo que acontecessem, não matariam o problema, uma vez que ele reside dentro de nós e nas portas que mantemos abertas ao que nos tenta escravizar. Poderíamos tornar-nos milionários ou ir viver para uma bela e calma ilha que, ainda assim, não teríamos paz. O problema está em nós, não nas nossas circunstâncias.
.
Durante séculos, homens e mulheres, um pouco por todo o mundo, construíram mosteiros e conventos para viverem. A sua preocupação principal era a de não se deixarem distrair a fim de aproveitarem o seu tempo para construir a uma vida melhor. Mas estas paredes inspiravam cada um deles a construir dentro de si um castelo, onde a sua atenção profunda se concentrasse no mais importante e não se perdesse.
.
As distrações de um mundo cada vez maior e mais selvagem têm de ficar do lado de fora da nossa vida, sob pena de desperdiçarmos a nossa existência.
.
O problema não é a inteligência artificial. É a inteligência humana que está a artificializar-se e a definhar, de cada vez que cede aos mecanismos básicos de quem nos quer autómatos dependentes, consumidores automáticos e escravos dos interesses alheios.
.
É essencial que aprendamos a aproveitar ao máximo o tempo que nos é dado, garantindo que somos senhores da nossa atenção.

José Luís Nunes Martins

Publicado em

Reiki aos colaboradores do Canil Municipal de Évora

No passado dia 11 de Outubro os Coordenadores do Projeto Reiki para Animais do Núcleo de Évora Associação Portuguesa Reiki levaram a cabo uma iniciativa diferente no Canil Municipal de Évora.

Desta vez a Terapia foi levada aos colaboradores e cuidadores do Canil para que pudessem tirar partido do bem-estar que a Terapia permite.

A iniciativa foi acolhida com elevada aceitação e permitiu-nos assim estender o Reiki a todos.

Os nossos agradecimentos a todos aqueles que participaram, à direção do Canil e aos nossos voluntários.

E…ainda nos sobrou tempo para levarmos o Reiki aos “residentes” do Canil…

SÓ POR HOJE SOMOS GRATOS

Projeto Reiki para Animais do Núcleo de Évora Associação Portuguesa Reiki

Fernanda Afonso António | Vera Varela

Publicado em

O trabalho dos núcleos de Reiki no Algarve

Foi apresentado no X Congresso Nacional de Reiki o trabalho realizado pelos vários núcleos da Associação Portuguesa de Reiki, no Algarve.

Núcleo de Reiki de Lagos

O núcleo de Reiki de Lagos é formado por Helena Tempera e Ana Bettencourt Coelho, que têm dois grandes projetos.

Helena Tempera ainda recebeu o Prémio Takata de Integração Reiki pelos seus projetos nas escolas da Pontinha e Lagos.

Formação de Reiki na Universidade sénior de Lagos

No ano letivo 2019 / 2020 temos:

• 2 grupos com 10 alunas cada, para o Nível II -1 grupo com 14 alunos para o Nível I
  • As sessões terão a duração de 2 horas cada
  • Vão funcionar quinzenalmente

Reiki na Escola Básica das Naus em Lagos

Objetivos gerais: -Promover a calma e o bem-estar do aluno -Fomentar o equilíbrio dentro e fora da sala de aula -Melhorar o aproveitamento

Estratégias utilizadas: -Relaxamento -Meditação -Terapia Reiki

JÁ TEMOS UM GABINETE DE REIKI

fruto de um projeto apresentado à Câmara Municipal de Lagos que financiou parte do arranjo da sala e aquisição de uma marquesa

Núcleo de Reiki de Loulé

O Núcleo de Reiki de Loulé, através da sua coordenadora Denise Esparteiro e com a colaboração do Núcleo de Reiki de Olhão, realizou um Ciclo de Palestras Reiki e os seus benefícios.

Núcleo de Reiki de Olhão

Carlos Pinto e Mercedes Costa, coordenadores do Núcleo de Reiki de Olhão realizaram vários projetos ao longo do ano.

Voluntariado a seniores

Terapia na Junta de Freguesia de Quelfes – Olhão

Por marcação, às segundas-feiras de tarde, 14h – 17h30, desde Maio 2019.

Em sessões de 1 hora com acompanhamento periódico, a terapia Reiki sustentada pelos cinco princípios tem contribuído,  e muito, para o  bem estar das pessoas, sua recuperação e desenvolvimento pessoal.

Voluntariado a crianças

Em duas instituições da cidade de Olhão

-Semanalmente é oferecido a oportunidade às crianças das instituições de beneficiarem dos efeitos positivos que a terapia Reiki proporciona. Sendo confirmada a autoconfiança, a autoestima e o desenvolvimento pessoal de todas elas. Em duas instituições.

Canil Municipal de Olhão

9 cães foram recuperados e sua sociabilização   confirmada.

Destes 9, 5 foram adoptados e continuamos semanalmente nosso “trabalho” pois muitos outros nos aguardam.

Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel

Telma Gonçalves, a coordenadora do Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel realizou o grande encontro do Dia Internacional de Reiki, celebrando a prática e união entre praticantes no Algarve.

Publicado em

Reiki nos Hospitais reconhecido com Prémio Cátia Arnaut

No X Congresso Nacional de Reiki, foi apresentado o Prémio Cátia Arnaut, em homenagem à praticante de Reiki que pela primeira vez realizou um projeto de Reiki em Hospitais pela Associação Portuguesa de Reiki, com grande coragem, esforço e empenho, sempre querendo representar a Associação e as boas práticas de Reiki.

Este projeto arrancou num hospital privado em Lisboa, no ano de 2011. Cátia Arnaut é terapeuta e Mestre de Reiki, atualmente residente em Lisboa.

Este ano foram entregues 4 prémios:

1. Hospital de Faro
  2. Hospital do Fundão
  3. Hospital Júlio de Matos / IPO Pediatria / Acreditar
  4. Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro

Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais

A atribuição do PRÉMIO CÁTIA ARNAUT DE INOVAÇÃO REIKI EM HOSPITAIS é um reconhecimento da Associação Portuguesa de Reiki àqueles que trouxeram inovação na prática de Reiki em Hospitais. É um reconhecimento ao serviço público que realizaram seguindo os valores que o Mestre Mikao Usui legou.

Estes prémios são também uma gratidão a todos os voluntários que neles participaram.

Cátia Arnaut

Hospital de Faro

Foi com um enorme prazer que entregamos o prémio a este projeto de Reiki no Hospital de Faro, iniciado em 2015 por Rosa Boal, Magda Fernandes e Andreina Tavares.

Hospital do Fundão

O prémio foi entregue a Paula Roque, sendo representada por Inês Campos, voluntária do projeto e oradora no X Congresso Nacional de Reiki.

Hospital Júlio de Matos / IPO Pediatria / Acreditar

O prémio foi entregue a Teresa Queiroz Barros, presidente da Lux Vitae, pelo incrível trabalho no tratamento de crianças na Acreditar, no IPO (Pediatria) e ainda na saúde mental no Hospital Júlio de Matos.

Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro

O prémio foi entregue à Prof. Fernanda Afonso pelo seu excelente trabalho de Cuidar de Quem Cuida nas Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro.

Publicado em

Reiki no Hospital de Faro, no tratamento a pessoas com doença oncológica

Reportagem da TVI do dia 30 de Outubro, no Jornal da Tarde das 13h00 sobre a aplicação de Reiki em pessoas com doença oncológica, no Hospital de Faro.
Um projeto de Magda Fernandes, Rosa Boal e Andreina Tavares.
Muito obrigado à jornalista pelo excelente trabalho e à equipa da TVI por esta reportagem.
O trabalho destas enfermeiras necessita ainda de muito apoio para que possa continuar e, sem dúvida que estas reportagens muito poderão ajudar.

Muito obrigado às utentes que prestaram o seu bonito testemunho.

Este é um projeto que tem a sua continuidade desde 2015.

No X Congresso Nacional de Reiki, Rosa Boal, Magda Fernandes e Andreina Tavares receberam o Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais, como homenagem ao seu grande trabalho em prol do próximo, através de terapia Reiki.

Vamos continuar a apoiar este projeto, principalmente divulgando o seu enorme trabalho e impacto positivo nas pessoas. Também o Algarve tem projetos inovadores e de grande mérito para a saúde e bem comum.

Muito obrigado ao Hospital de Faro por apoiar este projeto!!

Fonte: Jornal da Tarde, TVI, 30 de Outubro de 2019

Publicado em

IBERANIME 2019 – EXPONOR

Foi um evento muito dinâmico,  divertido, com partilhas de Reiki , Workshops sobre o Projeto Aprender a Ser da ARCJ nas Escolas, Reiki  em Família e muita Alegria 😉

TEMPO para enviar HARMONIA , AMOR e CALMA para o Japão,  que coincidência,  neste fim de semana com muita Emoção ♥️

Realizamos 54 sessões de Reiki, com idades entre os 9 e 51 anos.

AGRADECEMOS :

Ao apoio Logístico da JUNTA FREGUESIA DE PENAFIEL ;

Aos voluntários de Reiki presentes (17 presencas) ♥️♥️♥️:

Teresa Barros, Cátia Pereira , Gabriel e Matilde Ferreira, Rui Silva,  Joaquim Machado ( tradutor de LGP), Miguel Ferreira, Marta Sousa, Marta Silva, Rafael Silva, José António, José Júlio, Paula Rocha, Susana Moreira e Simão, Carlos Rodrigues.

Publicado em

Reiki em Hospitais no X Congresso Nacional de Reiki

Dia 26 de Outubro de 2019 realizamos o X Congresso Nacional de Reiki, pela primeira vez no Algarve, mais precisamente no Auditório Pedro Ruivo, em Faro.

X CONGRESSO NACIONAL DE REIKI

Este ano de 2019 dedicamos a Reiki na Saúde Mental, tema que será refletido no Congresso, assim como a Prática de Reiki, com intervenções de João Magalhães, Fernando Eduardo, Luísa Peres, Johnny De’ Carli, Júlia Machado, Cláudia Soares, Carlos Chan, Maria João Passos, Teresa Barros, Sílvia Oliveira, Juliana De’ Carli, Carlos Pinto, Mercedes Costa, João Barreto e Bertila Ribeiro.

Teremos ainda o tema especial de Reiki em Hospitais e projetos académicos, com a participação de Rosa Boal, Magda Fernandes, Andeina Tavares, Inês Campos, Fernanda Afonso, Teresa Queiroz Barros e Robison Quitério.

Pode ler mais sobre o X Congresso Nacional de Reiki no site da Associação Portuguesa de Reiki.

Inscrições para o email: info@montekurama.org

Valor para associados: 10€ / Valor para não associados: €20
(valores simbólicos para a ajuda nas despesas do congresso)

Site do X Congresso: https://associacaoportuguesadereiki.com/eventos/event/x-congresso-nacional-de-reiki-2019/

Publicado em

Dia Mundial do Animal e Dia do Médico Veterinário

O Núcleo do Funchal da Associação Portuguesa de Reiki promoveu no dia 04/10/2019 duas ações de sensibilização para comemorar o Dia Mundial do Animal e Dia do Médico Veterinário. O objetivo era trazer temas para sensibilizar a comunidade, pois acreditamos que uma comunidade educada é o bom caminho para o respeito pela causa que defendemos.

A primeira ação decorreu nas instalações do Auditório do Instituto da Qualificação Profissional (IQ-IP RAM), com a participação dos 10 colaboradores do IQ-IP-RAM e de quase 70 formandos de algumas turmas dos cursos profissionalizantes com idade entre os 17 aos 24 anos.

A segunda ação foi aberta ao público na sala de apresentações da FNAC, os oradores convidados, Drª Rosa Pires (Técnica Superior do Parque Natural da Madeira, o Dr Cristiano Pestana (Médico Veterinário) e o Mestre de Reiki Manuel Tentém – (Bombeiro e Terapeuta especialista em animais), moderados por Reinaldo Fino, que deixaram uma mensagem clara e objetiva: Qualquer desequilíbrio na Natureza, tem muito haver com a ação da “mão do Homem”

No final foram entregues as contribuições solidárias dos participantes, ou seja, rações e comidas para animais a duas Associações protetoras dos animais: AMAIS – Associação Madeira Animais e a Associação Patinhas Felizes que são pequenos espaços que dão abrigo a alguns cães e gatos errantes.

Segue as fotos em anexo.

Publicado em

10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, dia 10 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) para chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa transversal a todos os povos; bem como combater o estigma e o preconceito em torno da saúde psicológica/mental. Mas afinal o que é a saúde mental?

Apesar da sua difícil definição e delimitação, podemos definir saúde mental como um sistema de equilíbrio mental que permite à pessoa uma boa adaptação social e bem estar consigo próprio. O que é uma perturbação mental?

Quando este sistema de equilíbrio mental está afetado por fragilidades continuadas ou recorrentes e que resultem num agravamento ou perturbação do funcionamento pessoal numa ou mais esferas da vida (pessoal, escolar, familiar), estamos perante uma perturbação mental. Sabias que… A Direção Geral de Saúde, num estudo recente, mostra Portugal na liderança dos países europeus com maiores casos de perturbações mentais.

Sabias que… As perturbações emocionais e comportamentais das crianças e jovens têm uma prevalência elevada: uma em cada cinco crianças apresenta evidencias de problemas de saúde mental. Estas perturbações mentais conduzem a comportamentos de risco – absentismo escolar, uso de álcool e drogas, tentativas de suicídio e comportamentos delinquentes – e causam incapacidades, tais como atrasos e perturbações de desenvolvimento, défices cognitivos e psicossociais.

O dia mundial da Saúde Mental em 2019

Dia Mundial da Saúde Mental 2019 – Juntos na Prevenção do Suicídio. Este ano de 2019, o Dia Mundial da Saúde Mental foca-se na prevenção do suicídio. A Gamian EU (Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks – Europe) fornece-nos alguns dados… Sabias que… 90% das pessoas que cometem suicídio têm um problema de saúde mental?

Globalmente, 800.000 suícidios são registados anulamente. Destes, 56.000 acontecem na Europa… A taxa de suicídio entre crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos aumentou em 56% entre 2007 e 2016 O suicídio é uma das três principais causas de mortalidade entre os jovens dos 15 aos 35 anos – globalmente, estima-se que 71.000 adolescentes cometam suicídio anualmente (MHE, 2002). Como se manifesta o risco de suicídio?

Muitas vezes isolamo-nos dos outros e é difícil partilhar com a família e amigos o quão mal nos sentimos. Podemos sentir-nos indiferentes, confusos ou ter esperança que alguém nos compreenda e nos ajude. Quando nos sentimos um fracasso, passamos por muitas perdas, sentimo-nos afundados em problemas familiares, ou mesmo sem sabermos porquê, podemos ficar presos numa profunda dor e acreditar facilmente que não encontramos solução para os nossos problemas. O sentimento de impotência leva-nos à ilusão de conforto ou controlo no suicídio. Muitas pessoas experimentam pensamentos e/ou vontade de se suicidar na sequência de um problema de saúde psicológica ou quando experienciam problemas de saúde física grave e/ou dolorosa. Muitas pessoas pensam sobre suicídio. Felizmente, sabe-se que a maior parte delas não leva esses pensamentos até ao fim. Se tens vontade de morrer ou pensas em suicidar-te. Procura ajuda.

O apoio profissional para a saúde mental

Existem profissionais de saúde que nos podem ajudar a dar sentido aos nossos sentimentos e ajudar a encontrar uma solução para os nossos problemas. Procura ajuda de um psicólogo! Os Psicólogos procuram compreender e melhorar o funcionamento das pessoas, dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Um Psicólogo pode ajudar-te nas mais diferentes situações e problemas:

• Quando temos de lidar com experiências de vida ou sentimentos difíceis, como o término de uma relação, a perda de alguém que amávamos ou sentimentos de medo, tristeza ou culpa;
  • Quando temos experiências ou situações dolorosas no nosso passado que interferem com a nossa vida e nos impedem de atingir os nossos objetivos;
  • Quando temos uma doença física que está a interferir com a nossa vida e a nossa saúde;
  • Ou quando nos sentimos sobrecarregados com várias situações de vida.

Um Psicólogo pode ajudar-te a construir uma boa autoestima, a conheceres-te melhor, ou quando tens um sentimento geral de que algo não está bem e queres descobrir e criar significado para a tua vida. Um Psicólogo também pode ajudar a resolver perturbações da saúde mental, como a depressão, a ansiedade, as fobias, a perturbação de pânico, as perturbações alimentares, os problemas relacionados com o stresse, os problemas nas relações com os outros, as adições ou as perturbações mentais graves.

De um Psicólogo podes esperar que te respeite, te proporcione um ambiente seguro, de confiança e privacidade para explorares os teus problemas e sentimentos. Trabalha em equipa contido para te ajudar a pensar de forma mais clara e flexível e resolver dificuldades.

Procura ajuda de um Terapeuta de Reiki. O Reiki é uma Energia Vital Universal, com uma frequência muito simples. Enquanto terapia é uma terapia de desenvolvimento humano, um sistema de harmonização e reposição energética, visando um equilíbrio da saúde física, mental, emocional e espiritual. Auxilia o processo de autocura do próprio corpo, relaxa os músculos, alivia as dores, acalma a mente e proporciona um bem estar prolongado, promovendo a homeostasia.

Fonte: Sílvia Oliveira, ARCJ

Publicado em

Encontro de praticantes de reiki de nível 1 do concelho de Montalegre e Vieira do Minho

No dia 4 de outubro realizou-se mais um encontro de praticantes de reiki de nível 1 do concelho de Montalegre e Vieira do Minho. Estes momentos são sem dúvida uma mais valia para o crescimento de cada praticante. O objetivo do Núcleo de Reiki de Montalegre é reunir os vários praticantes independentemente do seu sistema de reiki. 

Juntos crescemos mais! O meu muito obrigada pela presença especial de cada uma de vocês 🙂 Juntos pelo reiki!

Namastê 🙂 

Saudações Reikianas 🙂

Nina Leconte

Publicado em

Curso de Aulas Práticas de Reiki – Porto

Primeira Aula 1 – Meditação:

Correu muito bem e os alunos muito interessados.

Apareceram alunos até com o Terceiro Nível e de outros Métodos.

Os eventos do nucleo são realizados na Casa Ronald MacDonald do Porto, uma casa longe de casa que acolhe doze famílias gratuitamente referenciadas pelas assistentes sociais do Hospital de São João e do I.P.O. e deixemos fluir 😉

Uma Casa onde as famílias se tornam uma só ❤️

Obrigado

Armando Ferraria  e Filomena Pessanha (Filó ❤️)

Publicado em

Cantinho de Leitura do Núcleo do Porto – Outubro

RUBRICA MENSAL ON-LINE

Cultivamos o gosto pela Leitura e pela Escrita

Que desperte e  facilite a prática diária dos 5 Princípios da Filosofia Reiki

Para que, juntos, consigamos sentir Paz.

Abracemos a Felicidade, sorrindo para a Vida

Só por Hoje 

Sou Calmo

Confio 

Sou Grato 

Trabalho Honestamente 

Sou Bondoso

A Vida é Uma Brincadeira, Não Leve Nada Tão a Sério.

Sobre como viver a vida de uma maneira mais leve e divertida.

Em algum momento da vida, não sabemos precisar quando, caímos na falácia de que precisamos amadurecer.

Só que esse amadurecer vem carregado de coisas chatas.

Neste momento, começamos a desgarrar das coisas de criança.

Aí vem os adultos… chatos e desanimados com a vida, despejando todas suas crenças em cima das crianças: “é jovem, a vida não é só brincadeira… um dia você vai crescer e vai precisar trabalhar duro para sobreviver.”

Despeja aquilo que tem na sua mente e propaga sendo uma verdade universal.

A pergunta crucial: quem disse que a vida tem que ser assim?

O que exatamente é esse amadurecer?

É deixar de viver a vida com leveza e se apegar a padrões necessários para trabalho, viver em sociedade, relacionamentos?

Por que deixamos de levar tudo como se fosse uma grande brincadeira?

Surgem as metas, os objetivos, as coisas sérias…

Tudo isso com que finalidade? Se tava tão legal quando criança poder brincar, por que tiraram isso da gente?

A verdade é que não tiraram, apenas colocaram um monte de tralhas desimportantes em cima da nossa essência.

E isso nos deixou assim, adultos chatos e desinteressantes.

Jesus em suas pregações diz que se não nos convertermos e tornarmos como crianças, de modo algum entraremos no Reino dos Céus.

Esse Reino dos Céus que é posto nas pregações refere-se ao fazer as coisas com uma presença absoluta, não se importando com futuro ou com o passado.

Atemporalidade.

Estar em uma dimensão infinita — é assim que podemos traduzir o Reino dos Céus.

E as crianças sabem muito bem acessar essa dimensão infinita.

Quando elas brincam, ou melhor, quando se é criança, vive-se intensamente no momento presente.

Elas não estão preocupadas em saber que horas são, elas não querem ver quem é melhor, mais forte, apenas se divertem, sem compromisso, sem finalidade.

A finalidade está implícita na brincadeira em si.

Tampouco elas fazem algum juízo de valores, ficam julgando o menino porque ele é da origem A ou da cor B, a pureza do estado humano encontra-se nas crianças.

Portanto, por que não transformar essa vida séria e sem graça em uma vida cheia de luz e brincadeira?

E isso não é questão de fatos X,Y,Z acontecerem, é apenas uma questão de escolha interna.

Escolha viver uma vida alegre e volte a não levar nada tão a sério

Luiz André Birck Teixeira

Publicado em

Iniciou o projeto de voluntariado a funcionários da Cruz Vermelha

A 23 de Setembro de 2019 iniciamos o projeto de apoio a funcionários da Cruz Vermelha, grupo RSI do Casal da Mira, com sessões mensais de terapia Reiki ao longo de um ano.

Este projeto será alargado a todos da Delegação da Amadora da Cruz Vermelha, apoiando os funcionários no seu bem-estar, equilíbrio dos efeitos de stress e alívio da dor.

No arranque deste projeto contamos com os voluntários terapeutas de Reiki – Ana Cristina, Maria, Rui, Júlio, Miguel, Yuliya, Guida, Mizé, Filomena, Susana e Teresa, que realizaram dezoito sessões de Reiki.

Júlio Costa irá continuar como o coordenador dos voluntários neste projeto da Associação Portuguesa de Reiki.

O nosso profundo agradecimento ao Coordenador do RSI, João Tavares, à Administração da Cruz Vermelha e a todos os funcionários que também abraçaram este projeto.

Esta iniciativa de voluntariado está inserida no Cuidar de Quem Cuida, uma iniciativa para o apoio de funcionários de instituições, associações, hospitais ou serviços médicos que necessitem de apoio complementar para o seu bem-estar.

Apoia as iniciativas da Associação Portuguesa de Reiki através do associativismo.

Podes também apoiar a Cruz Vermelha através das suas várias iniciativas, podes ler mais informação no seu site.

Publicado em

Encontro para revisão das práticas com o CKR para praticantes de reiki com o nível 1

No dia 20 de setembro o Núcleo de Montalegre da Associação Portuguesa de Reiki realizou um encontro para revisão das práticas com o CKR para praticantes de reiki com o nível 1. 

A intenção destes encontros é promover a prática do reiki independentemente do sistema de reiki e juntar os diversos praticantes do concelho de Montalegre acreditando que juntos crescemos sempre mais.

Namaste 🙂 

Bem haja, 

Nina Leconte

Publicado em

Cantinho de Leitura do Núcleo do Porto – Setembro

Rubrica mensal online

Prática na vida diária com os 5 Princípios da Filosofia Reiki

Só por hoje

Sou Calmo

Confio

Sou grato

Trabalho Honestamente

Sou Bondoso

Mudar não significa tornar-se outro, mas fazer uma experiência mais autêntica de si.

Atravessar etapas de crise não é necessariamente mau: permite-nos um olhar a que ainda não havíamos chegado, permite-nos escutar não apenas a vida aparente, mas a insatisfação, a sede de verdade e de sentido, e passar a assumir uma condição mais ativa e assumida. Mudar não significa tornar-se outro, mas fazer uma experiência mais autêntica de si. No fundo, só mudamos quando nos encontramos. Não nos escutarmos, até ao fim, isso sim é desperdiçar uma preciosa ocasião para aceder àquela profundidade que pode devolver sentido à existência. Talvez precisemos descobrir que, no decurso do nosso caminho, os grandes ciclos de interrogação, a intensificação da procura, os tempos de impasse, as experiências de crise podem representar verdadeiras oportunidades. Quanto mais conscientes dos nossos entraves, limites e contradições, mas também das nossas forças e capacidades, tanto mais podemos investir criativamente no sentido da nossa identidade. Isso implica uma mudança de ponto de vista sobre nós próprios e o mundo, e advém daí naturalmente uma instabilidade face a modelos que se tinham por adquiridos.

José Tolentino Mendonça, in “O Tesouro Escondido”

Publicado em

2ª Palestra de "REIKI – Terapia e seus Benefícios" – Ciclo de Palestras Gratuitas

Em almancil, no passado dia 26 de julho, realizou-se mais um momento do Ciclo de Palestras sobre Reiki, cuja organização ficou a cargo do recém criado Núcleo Regional de Loulé.

A iniciativa, contou com o precioso apoio da Associação Social e Cultural de Almancil (ASCA) e assim como com a parceria do Núcleo Regional de Olhão, tendo registado a simpática afluência de interessados.

O Ciclo de Palestras tem a finalidade de desmistificar o Reiki enquanto prática, assim como prestar o esclarecimento sobre a terapia e os seus benefícios. A participação foi gratuita.
A todos os envolvidos, Gratidão!

Publicado em

15 de Agosto do Núcleo de Viana do Castelo

Mais um 15 de Agosto onde celebramos o nascimento do nosso Mestre Mikao Usui.

No meio de uma natureza deslumbrante, meditamos e reflectimos os cinco princípios do Reiki, confraternizamos e doamos Reiki uns aos outros e ao Universo.

Coordenadores: Mónica Maciel e Jorge Viana.

Publicado em

Celebração do Dia Internacional de Reiki – 15 Agosto – ação conjunta Núcleo de Reiki de Loulé e Núcleo de Reiki de Olhão

“Sucesso” é a palavra que descreve o resultado da ação conjunta entre os Núcleos de Loulé e de Olhão que registou mais de 50 participantes/espetadores.

A iniciativa, que constou da dinamização de espaços específicos de sensibilização ao Reiki, ocorreu durante a manhã no Parque Municipal de Loulé, sítio de beleza ímpar para a sua realização.

Os vários participantes tiveram a oportunidade de escolher entre o (1) Espaço das Partilhas onde se realizou a aplicação prática de Reiki; (2) o Espaço de Demonstração de Técnicas e (3) o Espaço Criança, onde a facilitadora Cátia Silva Ramos do projeto Sunshine Yoga abrilhantou a manhã com exercícios de ioga, meditação e confecção de mandalas em lã.

Esta iniciativa, gratuita, contou com a parceria do estabelecimento “8100 Café” e com o precioso apoio da voluntária Ana Lúcia.

A todos os envolvidos, Gratidão!

Publicado em

Dia international do Reiki – Guimarães

Todos os anos no dia 15 de Agosto,  o Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki junta praticantes e não praticantes de Reiki para celebrarem o nascimento do fundador deste método de cura a que deu o nome de Reiki.

Este ano alguns dos mestres do Cenif uniram-se e fizeram sintonizações de cura.

Foram momentos de grande emoção e muito Amor.

Muito obrigado a ti que estiveste presente, a todos os mestres e a Mikao Usui por toda a sabedoria.

Sílvia Oliveira