Publicado em

XI Congresso Nacional de Reiki – videos disponíveis de todas as sessões

Dias 24 e 25 de Outubro de 2020 realizamos o XI Congresso Nacional de Reiki, nestes 12 anos de existência da Associação Portuguesa de Reiki.

Muitos parabéns ao Nuno Nunes e Cláudia Magalhães Duarte, Coordenadores do Núcleo de Reiki de Penafiel, que este ano acolheram o desafio de realizar o congresso, numa época em que a cidade também comemora os seus 250 anos. Apesar de não ter possível ser feito presencialmente, continuamos este bonito encontro promovendo a deslocalização e a partilha de saberes por todo o país.

Continuar a ler XI Congresso Nacional de Reiki – videos disponíveis de todas as sessões
Publicado em

XI Congresso Nacional de Reiki – 24 e 25 de Outubro 2020

Tendo em conta a segurança de todos e querendo manter o espírito de partilha e encontro o XI Congresso Nacional de Reiki será realizado online e inteiramente gratuito para todos os seus participantes. O Congresso será transmitido no facebook da Associação Portuguesa de Reiki.

Vê o site do congresso para mais informações e conheceres os oradores…

Continuar a ler XI Congresso Nacional de Reiki – 24 e 25 de Outubro 2020
Publicado em

O trabalho de Fernanda Afonso nas Unidades Básicas de Saúde – Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais

No último dia 26 de outubro estive no X Congresso de Reiki em Faro, o qual tive a dupla alegria de ser oradora e a honra de receber o premio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais, que no caso do meu Projeto é voltado para Unidades Básicas de Saúde na cidade do Rio de Janeiro – Brasil.
Parabenizo a equipe da Associação Portuguesa de Reiki pela organização primorosa do Congresso com temas tão ricos e diversificados. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e conhecimentos na área.

A proposta da minha apresentação foi mostrar no Congresso a trajetória de trabalho em Reiki realizada para os profissionais de saúde de um área do Rio de Janeiro tendo começado em 2014 em um hospital maternidade e culminando nas unidades básicas de saúde até o presente momento. Das 23 unidades básicas de saúde que compõem minha área de trabalho já conseguimos atingir 15 delas com a pratica do reiki.

O principal objetivo do projeto é oferecer aos profissionais de saúde cada dia mais adoecidos com estresse da carga de trabalho, violência urbana e más condições de trabalho uma ferramenta potente de cuidado e tratamento. Até hoje já foram realizados em torno de 1000 atendimentos rápidos (10 a 15 minutos) junto aos profissionais de saúde nas unidades de saúde. Importante destacar a força do grupo de voluntários que atuam no Projeto. Pois sem eles nada aconteceria. Conseguimos estruturar um exército de reikianos que tem levado amor e cuidado aos nossos profissionais. durante esses 3 anos. Este trabalho hoje é um projeto de extensão, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Estúdio Reiki Sagrado, escola formadora de Reiki.

Como desdobramentos desta iniciativa posso destacar a realização de Curso teórico e prático de Reiki (niveis 1 e 2 Shoden e Okuden, respectivamente) para 12 profissionais de saúde de uma Clínica da Familia. Este curso foi elaborado a partir da solicitação dos próprios profissionais da Unidade em que perceberam a potencialidade do reiki para tratamento dos seus pacientes. Mal sabiam eles que o Reiki também seria uma excelente ferramenta transformadora em suas vidas e assim tem sido. Além da Ampliação do conhecimento dos benefícios do Reiki para profissionais de UBS no município do Rio de Janeiro, o Reiki juntamente com outras Práticas integrativas e complementares (PICs)  inspirou  a construção de uma disciplina eletiva e universal na Universidade  do Estado do Rio de janeiro (UERJ) a qual atuo. Esta disciplina é uma oportunidade para que estudantes de diferentes cursos de graduação conheçam algumas das  PICs da Politica Nacional de PICs de forma simples e objetiva.

Muita gratidão a minha Mestre Renata Lameira que esteve comigo no Congresso e tem me apoiado na realização do Projeto, aos amigos brasileiros e portugueses, companheiros de Reiki e a equipe da Associação Portuguesa de Reiki que tem sempre me acolhido com carinho e atenção e por ter me oferecido a oportunidade de mostrar nosso projeto de Reiki realizado no Rio de Janeiro.

Fernanda Afonso
professora adjunta INU/UERJ
nutricionista sanitarista
DAPS/CAP 3.2 – SMS – RJ
terapeuta Reiki Master Estudio Reiki Sagrado

Publicado em

Reiki e Acupunctura na Prática Veterinária – Cláudia Cardoso e o Prémio Takata de Integração Reiki

Cláudia Cardoso é Médica Veterinária, Médica de Medicina Tradicional Chinesa e Terapeuta de Reiki. Recebeu o prémio Takata de Integração Reiki pelo seu excelente trabalho de integrar todas as suas valências e saberes no cuidado dos animais.

Reiki e Acupunctura na Prática Veterinária

A minha experiência com Reiki e animais é simplesmente maravilhosa. Os animais como seres tão puros e verdadeiros não só recebem a energia que canalizo como, durante as nossas sessões, eles próprios estão a canalizar energia, sinto que são eles que se tornam os meus terapeutas. 

Antes de uma sessão faço sempre um pouco de meditação. Estes primeiros minutos servem para comunicar com o cão/gato, para nos conhecermos melhor e para ele sentir a minha bondade e vontade de o ajudar. 

Porquê a acupunctura? Na MTC acredita-se que a saúde é o equilíbrio entre o nosso corpo e o meio ambiente e quando existe um desequilíbrio temos então a doença. Assim como a Felicidade é a harmonia com a Natureza e as energias da terra. Na acupunctura também falamos na energia vital, o Qi, que para mim o interpreto como sendo o mesmo Ki, do Reiki. Eu uso a acupunctura para conhecer melhor o meu doente. Na MTC existem vários princípios e métodos de diagnóstico, eu costumo usar os 5 elementos. O fogo, a terra, o metal, a água e a madeira. Estes elementos estão relacionados com o temperamento de cada um, com uma emoção, com um órgão do nosso corpo, com o clima, com um certo sabor e odor (sentidos), com uma cor etc.. Como por exemplo, o coração está ligado à alegria e ao calor, o fígado está ligado à fúria/ódio e ao vento. Um cão agressivo pode ter então uma patologia no fígado. E assim associando toda esta informação consigo chegar melhor ao problema. iínda na acupunctura, esta técnica usa os meridianos, que são como que estradas que nos ligam, ligam todos os nossos órgão entre si. Cada órgão tem o seu meridiano que passa à superfície da nossa pele, é onde existem os pontos de acupunctura. E é nesses meridianos que o nosso Qi circula. 

Uso a medicina convencional e todos os meios de diagnóstico disponíveis, como Raios X, Tomografia Computorizada, Ecografia e Análises Sanguíneas para saber e conhecer melhor a doença que o meu doente tem, a acupunctura dá-me a conhecer o animal que tem essa doença assim como o caminho a usa,r utilizando o Reiki, a energia, para o tratar. 

Sinto-me uma previligiada em puder conciliar todos estes conhecimentos com o que temos de melhor em nós, a nossa energia, a nossa bondade e vontade de ajudar todos os outros seres deste mundo com o maior respeito pela Natureza que nos abriga. 

Cláudia Soares Cardoso 

Médica veterinária, Acupuncturista e Reikiana. 

Publicado em

O trabalho do Núcleo de Reiki de Elvas em apresentação no X Congresso Nacional de Reiki – um testemunho de Bertila Ribeiro

Bertila Ribeiro é Mestre, terapeuta de Reiki e coordenadora do Núcleo de Reiki de Elvas. Em 2019 esteve no X Congresso Nacional de Reiki, em Faro, para uma partilha sobre o trabalho do núcleo.

Testemunho de Bertila Ribeiro sobre os projetos no Núcleo de Reiki de Elvas

Tudo começou no segundo congresso de Reiki da Associação Portuguesa de Reiki, em 2011. Era sócia há muito pouco tempo e fiquei fascinada como que vi. Pareceu-me uma associação muito dinâmica. Também entendi que o Reiki já estava bastante divulgado por todo o país. Ouvi atentamente todos os intervenientes e conclui que nada sabia desta terapia e filosofia de vida. Decidi, então que queria fazer parte dessas pessoas que divulgam o Reiki. Seguia o site da associação e comecei a ver a comemoração do Dia internacional do Reiki (que eu nem sequer sabia que existia), um pouco por toda a parte.

Comecei, então a preparar as comemorações para 2012. Sozinha, mas com o apoio moral e não só, do meu marido, surgiu um programa:

Pela manhã, meditação, num parque da cidade (Reiki para o planeta)

À tarde, conferencia, pelo meu mestre de Reiki, Flávio Ramos, sobre a temática : “O que é Reiki?”

Após a conferencia, oferta de lanche com chá frio e bolinhos, seguido de aplicações de reiki a quem quisesse experimentar.

Nessa manhã de agosto, estava a chuviscar. Eu fiquei bastante triste. Algumas pessoas telefonavam-me perguntando se havia meditação, por estar a chover. Lá me dirigi para o local combinado. Tinha colocado no cartaz para os participantes levarem t shirt branca. Qual não foi o meu espanto, que, apesar da chuva, comecei a ver pessoas de t shirt branca a aproximarem-se de mim. Cerca de 20 pessoas participaram nessa conversa molhada sobre Reiki J

À tarde, encheu-se a biblioteca municipal de Elvas, para ouvir falar de Reiki. O meu agradecimento à Sra. Diretora da biblioteca Dra. Tânia Rico, pela disponibilidade, simpatia e participação nestas comemorações. Estiveram cerca de 70 pessoas presentes.

Colocámos uma folha para que as pessoas se inscrevessem para receber Reiki. Estivemos 3 pessoas a dar Reiki até às 10 da noite.

Inspirada pelos eventos dos vários núcleos da associação, fazia periodicamente “Chá com Reiki”, meditações e conversas com Reiki. Num destes eventos lancei o desafio aos assistentes para fazermos um voluntariado de Reiki. Alguém sugeriu o Centro de acolhimento de crianças, que existe na nossa cidade. Então, o objetivo era angariar dinheiro para comprar um par de sapatos a cada criança.

Durante o mês de Abril e Maio, reuníamos quintas e sextas feiras, dois grupos diferentes, para que eu pudesse ensinar  aos voluntários, como atender pessoas. A maioria tinha apenas nível 1 de Reiki e eram meus alunos. A preparação era prática, ou seja, faziam-se sessões de Reiki uns aos outros e eu ia explicando o que sim está correto e o que de todo está incorreto. Pensámos em fazer camisolas, para nos identificarmos. Pedi à associação o desenho e mandámos fazer as t shirts. Cada um pagou a sua (claro está, só para quem quis). Estivemos a fazer Reiki durante todo o mês de junho, em 4 locais diferentes do concelho: Museu de Arte Contemporânea, Associação Gota d Arte, Clinica Cidade Jardim e freguesia de Terrugem. Na clinica, atendíamos todos os dias, a partir das 18h que era quando os voluntários podias. Nos outros locais, só aos fins de semana. Atendíamos por marcação prévia. No final, atendemos mais de 100 pessoas, com ficha de anamnese preenchida. Conseguimos comprar um par de sapatos para cada criança e ainda alguns brinquedos que a instituição pediu.

Em 2013 comemorou-se o dia internacional do Reiki, num jardim da cidade, pela manhã, com uma meditação, lembrando aos presentes o que se comemorava naquela data. Os participantes eram sempre diferentes…curiosos, reikianos de outras escolas e alguns alunos meus.

Em outubro de 2013 fui desafiada a participar no Terceiro Congresso Internacional de veterinária, que decorreu em Elvas. A temática: Reiki em animais. A única coisa que sabia era que os animais adoravam reiki. Amei a intervenção da Joana Ricardo, bióloga marinha, precisamente nesse segundo congresso de Reiki, onde ela apresentou fotos a dar reiki a um nero (peixe), que, segundo ela, a perseguia, para receber reiki J. Contactei-a e, amavelmente e de forma muito rápida, facilitou-me um manual de sua autoria, sobre reiki em animais. E lá fui eu, falar sobre reiki em animais. Pedi um cavalo, para exemplificar, mas a logística era complicada e só se arranjou um cão J.

As organizadoras gostaram muito da minha intervenção e colocou-se a hipótese de ir às instalações dar reiki aos cavalos. Até à data não se concretizou.

15 de agosto de 2014, comemoração de mais um aniversário do Mestre. Iniciámos às 9,30h da manhã com Yoga e terminámos às 18h com um concerto meditativo. Pelo meio, algumas sessões de reiki para quem quis experimentar e almoço vegetariano partilhado.

2015, levámos a comemoração até Portalegre. Às 7 da manhã, estava a sair de casa, com o meu marido, para ajudar a colocar as coisas no jardim, onde iria decorrer o evento por todo o dia com: terapias reiki, Yoga, palestra, outras terapias e concerto meditativo para terminar em beleza, este dia.

Dezembro de 2015 decorreu, em Elvas, o primeiro curso para voluntários de Reiki, lamentando a ausência dos reikianos de Portalegre, que queriam fazer o curso, mas só em Portalegre (Elvas fica a 50Km de Portalegre).

Assistiram 15 reikianos, dois vindos de outra escola que não a minha.

Dia Internaional de Reiki 2016, em colaboração com o Intermarchè de Elvas, estivemos todo o dia aplicando Reiki a quem quis experimentar. Foi muito gratificante.

2016, o núcleo conseguiu assinar protocolos com várias empresas de Elvas, com a finalidade de oferecer descontos aos sócios da Associação Portuguesa de Reiki. Foram 8 as empresas que aceitaram esta parceria. O objetivo é ampliar a mais empresas.

2017, Cruz vermelha portuguesa, “Cuidar de quem cuida”. Desloquei-me duas vezes às instalações da CVP, para apresentar a associação e explicar o que é Reiki, aos seus colaboradores. No final colocou-se a hipótese de experimentar Reiki. E assim aconteceu. Tres dias, 2 voluntários por dia e 18 sessões feitas. Feedeback bastante positivo. A diretora propos ampliarmos a experiencia aos utentes. Não foi concretizado por falta de voluntarios.

2017, O Super Reikinho vai ao Agrupamento de escolas de Vila Boim, uma aldeia a 9 Km de Elvas, pelas mãos da reikiana e voluntária Amália Pasadas que conseguiu a intervenção. Ela e a voluntária Claudia Varandas apresentaram o Super Reikinho a uma turma de meninos de 5 ano. Foi fantástico e ficou o interesse em expandir o projeto a professores, funcionarios e outros alunos…até à data nunca mais houve contacto. O meu muito obrigada à Silvia Oliveira por nos ter disponibilizado o power point do Super Reikinho J

Em 2018, o nucleo fez várias sessões, para ajudar os praticantes a fazer o autotratamento. Decorreu ao longo de um mês, uma vez por semana.

Neste ano também se fizeram algumas sessões de exclarecimento, em Terrugem, Estremos e Vale de Cavalos.

Outubro de 2018, primeira feira Sénior de Elvas. A diretora de um Centro de terceira idade, convidou-me a estar presente. E lá fomos nós, todos contentes, 6 voluntários, a divulgar Reiki e fazer Reiki a quem o solicitou. Há muita desconfiança deste tema, na faixa etária senior. Pelo menos foi o que concluimos. A maioria dos idosos que sondávamos e convidávamos para experimentar mostravam-se muito desconfiados e até diziam que tinham medo porque não sabiam o que era.

Este ano voltei a ser convidada para estar presente na segunda feira senior, mas por motivos de saude, não pude ir.

2019, convidaram-me, via facebook, a titulo particular, para a primeira feira da saude de Elvas, organizada pela associação de Esclerose multipla. Imediatamente enviei mensagem para a organizadora, lamentando a falta de convite à associação portuguesa de Reiki, nucleo de Elvas, ao qual ela me respondeu que ainda estava a tempo. E, mais uma vez, fomos marcar presença e exclarecer quem nos procurou. A este evento não consegui ninguem para me ajudar. Fui só eu.

Também neste ano, de Fevereiro a Junho, decorreram 5 aulas práticas de Reiki, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Reiki, às quais assistiram 12 reikianos. Apenas 2 cumpriram as 5 aulas sem faltar. No último dia, aula prática de reiki a outros, cada participante levou um convidado para lhe aplicar reiki. Esta formação foi gratuita para os sócios da associação, o que originou algumas novas inscrições para sócios

E aqui continuo a minha caminhada, neste momento, sozinha, porque ninguem tem disponibilidade para me ajudar.

Seguirei até que a associação mo permita. Só ou acompanhada J

Só por hoje…Sou calma, confio, sou grata, trabalho honestamente, sou bondosa _/!\_

Bertila Ribeiro

Publicado em

Testemunho de Teresa Susana Barros sobre o X Congresso Nacional de Reiki e Reiki na Escola

No passado mês de Outubro, tive oportunidade de participar no X Congresso de Reiki, organizado pela Associação Portuguesa de Reiki,que decorreu no Algarve. Não posso deixar de ficar profundamente grata pelo convite para participar como oradora, mas também não posso deixar de sentir a mesma gratidão por ter tido a oportunidade de testemunhar e escutar sobre tantos projetos que cada vez mais chegam a todo o mundo…foi um privilégio estar e fazer parte!
No que diz respeito à minha participação, tive a oportunidade de juntamente com Sílvia Oliveira, apresentar o que tem sido feito pela ARCJ a nível de escolas e mostrar como todas as sementes são necessárias e começam a dar lindos frutos,não só junto das nossas crianças e jovens,como de toda a comunidade escolar. Tive a oportunidade não só de falar da ARCJ enquanto associação, mas também dos vários projetos em que a mesma está envolvida, sempre com a colaboração da Associação Portuguesa de Reiki. Foi possível apresentar já o nome das várias escolas onde a ARCJ está a chegar, principalmente com um Projeto que nos tem enchido de orgulho – o Projeto Aprender a Ser. Este protejo visa essencialmente fazer chegar o Reiki, técnicas de relaxamento, meditação, o Super Reikinho e o seu livro, entre outras atividades a escolas, centros de estudos e instituições. Somos vários facilitadores já a trabalhar a nível nacional, mas no que a mim me diz respeito, pude apresentar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo segundo ano consecutivo em Fafe, na escola ACR Fornelos. Contamos já com 200 alunos inscritos neste protejo que decorre semanalmente em aulas de 45 minutos. Mas não ficamos por aqui, continuamos com o Gabinete de Reiki que teve aprovação no ano letivo anterior, como continuamos apostar no trabalho com toda a comunidade escolar, desenvolvendo workshops para professores e auxiliares e este ano uma formação para pais e encarregados de educação com o tema ” Pais atentos, filhos presentes”. Tive também a oportunidade de apresentar em primeira mão, o Curso sobre Inteligência Emocional, que a ARCJ em parceria com Didáxis iniciou este ano para professores. Um curso inserido no Poise  e financiado pelo programa Portugal 2020.
Foi muito bom chegar a todos com estas noticias, e principalmente com o trabalho sério e estruturado que a ARCJ tem vindo a desenvolver. Numa sociedade em que a burocracia impera, a ARCJ tem vindo a dotar-se e a dotar todos que dão a cara pelos seus projetos de instrumentos necessários para que possamos dar resposta, não só aos inúmeros pedidos que nos são feitos, mas dar essa mesma resposta de forma séria e credível.
 É urgente chegar às nossas crianças e jovens, é urgente chegar aos locais onde os mesmos passam maior parte do seu dia a dia, é urgente mostrar que o Reiki sendo algo tão simples auxilia todos a desenvolver a suas competências socioemocionais, trabalhando a calma, a harmonia, a empatia,de forma a que todos possam ter uma vida mais pacífica e feliz!

Resta-me dizer que continuo acreditar que é possível fazer diferente, continuo acreditar que é possível o Super Reikinho ajudar cada vez mais crianças, continuo acreditar, que com seriedade, simplicidade e progressividade as sementes vão sendo lançadas!

Só por hoje, sou grata!

Teresa Barros – terapeuta/formadora/Responsável Arcj escolas

Publicado em

Testemunho de Inês Campos sobre a participação no X Congresso Nacional de Reiki – Projeto Hospital do Fundão

A minha participação no X Congresso Nacional de Reiki (dia 26 de outubro), teve como apresentação o tema “Consultas de Reiki no Hospital do Fundão”.

É com muito orgulho e gratidão que, desde 2016, faço parte deste projeto Inovador coordenado pela Paula Roque, que no mesmo dia recebeu o Prémio Cátia Arnaut – de inovação Reiki nos Hospitais. Merecido porque durante estes anos o projeto se manter sólido ao qual se deve por existir uma boa estruturação, modelo, foco, integridade, objetivos e respeito pelo Reiki. 

Este projeto teve início em setembro de 2013, com seis consultas semanais e duas terapeutas, no Hospital do Fundão, na Consulta Externa. Estas consultas tinham uma avaliação simples, numa ficha de anamnese, antes e depois da sessão de Reiki. Em março de 2017, por haver uma grande adesão às consultas, desde o primeiro ano, com lista de espera de meses, foi necessário alterar o modelo de consulta. Passou-se a fazer consultas de continuidade e limitou-se as vagas para primeira vez. Nesse sentido, foi criada uma nova ficha de paciente onde todas as sessões são registadas pelas(os) terapeutas para um melhor acompanhamento e avaliação da evolução de cada sessão.

Em abril de 2018, passámos a fazer nove consultas por semana, com três terapeutas em voluntariado, e em janeiro de 2019, as consultas passaram de 45 minutos para 60 minutos. O acompanhamento passou a ser feito segundo o grau de prioridade de cada caso. É introduzida a alta que são analisadas caso a caso: para casos que não mostrem disponibilidade para efetuar mudanças e resistência em analisar as causas que levaram ao seu desequilíbrio energético, podem ser marcadas com intervalos de 2 a 4 meses; a pessoa que falta sem avisar fica 6 meses sem poder voltar a marcar; e as altas nos casos de sucesso em que as próprias pessoas querem ser iniciadas no primeiro nível de Reiki e ser autónomas no seu percurso.

Para mim o mais interessante neste modelo, é a escolha semanal dos utentes ser aleatória para cada terapeuta. Isso permite que o princípio “Só por hoje Confio”, seja vivenciado sempre que entramos no hospital. Em todas as sessões percebi o porquê daquela pessoa ter-me calhado, percebi que poderia ajudar com a minha experiência e evolução espiritual contínua, e o mais importante é lembrar-me sempre onde já estive e para onde quero continuar a ir. “Só por hoje sou Grata” ao Reiki.

Este projeto tem como objetivo promover a mudança no Hospital, para isso é necessário utilizar apenas as ferramentas do Reiki. Consciencializar as pessoas na importância da sua mudança, que o emocional e o mental estão ligados ao físico, e que o seu envolvimento no processo é fundamental. É importante ir à raiz da questão, ajudar a pessoa a entender o que a levou a um estado de desequilíbrio ou doença e, também, a sua responsabilização de assumir o controle da própria vida. Faz parte dos valores e regras do Reiki nos Hospitais: que qualquer Voluntário passe pela Formação de voluntariado Reiki em ambiente hospitalar; o terapeuta deve manter a sua integridade, respeito e imparcialidade; os relacionamentos e interações profissionais devem ser éticos e objetivos; a terapêutica deve ter sempre os padrões mais elevados de prática; cada terapeuta deve ter os seus níveis energéticos em boas condições para que possa veicular, corretamente, a Energia Universal. Só por hoje Trabalho Honestamente.

As vantagens de ser no hospital são: a possibilidade de haver mais pessoas a ouvir falar de Reiki na comunidade médica; os médicos passarem a indicar esta terapia como complementar aos seus tratamentos; ser para todos/Universal (acessível); e também a credibilização por parte das pessoas que conhecem a terapia estando numa unidade de saúde.

Agradeço à Associação Portuguesa de Reiki na pessoa do João Magalhães, todo o apoio dado ao núcleo e a todos os terapeutas.

Inês Campos, voluntária do núcleo de Reiki do Fundão

Publicado em

Testemunho de Teresa Queiroz Barros sobre a participação no X Congresso Nacional de Reiki

Em nome da Lux Vitae e no meu próprio, gratidão pelo privilégio e oportunidade de podermos divulgar o nosso Projeto que vamos, em conjunto, construindo dia a dia e onde podemos dar o melhor de cada um.
Faltou-me referir a questão da ligação ao corpo clínico da Pediatria do IPO, com o qual iremos reunir em breve para trabalhar o tema referido por alguns oradores relativo aos cuidados a prestar aos cuidadores; noutra ocasião teremos certamente essa  oportunidade.

Um agradecimento especial pelo Prémio atribuído ao nosso Projeto. Um reconhecimento que vai servir de impulsionador para uma sempre mais intensa participação e abertura ao que a vida tiver para a Lux e que sempre será por nós motivo de um orgulho são.

Obrigada ao  Fernando e ao João por nos acolherem e pelo consciente trabalho de divulgação de tantos e tão interessantes trabalhos que já se fazem um pouco por todo o País e de toda a informação reunida no vosso site.

Todos os Lux´s que estiveram presentes saíram de coração cheio, e essa energia ainda perdura em nós  motivando-nos a continuar a fazer sempre mais e melhor.

Contem connosco sempre que vos parecer oportuno

Bem hajam pela luz e pela oportunidade única que nos deram.

Um grande abraço de Lux, extensivo a toda a Organização.

Teresa Queiroz Barros, Presidente, Associação Lux Vitae

Publicado em

O trabalho dos núcleos de Reiki no Algarve

Foi apresentado no X Congresso Nacional de Reiki o trabalho realizado pelos vários núcleos da Associação Portuguesa de Reiki, no Algarve.

Núcleo de Reiki de Lagos

O núcleo de Reiki de Lagos é formado por Helena Tempera e Ana Bettencourt Coelho, que têm dois grandes projetos.

Helena Tempera ainda recebeu o Prémio Takata de Integração Reiki pelos seus projetos nas escolas da Pontinha e Lagos.

Formação de Reiki na Universidade sénior de Lagos

No ano letivo 2019 / 2020 temos:

  • 2 grupos com 10 alunas cada, para o Nível II -1 grupo com 14 alunos para o Nível I
  • As sessões terão a duração de 2 horas cada
  • Vão funcionar quinzenalmente

Reiki na Escola Básica das Naus em Lagos

Objetivos gerais: -Promover a calma e o bem-estar do aluno -Fomentar o equilíbrio dentro e fora da sala de aula -Melhorar o aproveitamento

Estratégias utilizadas: -Relaxamento -Meditação -Terapia Reiki

JÁ TEMOS UM GABINETE DE REIKI

fruto de um projeto apresentado à Câmara Municipal de Lagos que financiou parte do arranjo da sala e aquisição de uma marquesa

Núcleo de Reiki de Loulé

O Núcleo de Reiki de Loulé, através da sua coordenadora Denise Esparteiro e com a colaboração do Núcleo de Reiki de Olhão, realizou um Ciclo de Palestras Reiki e os seus benefícios.

Núcleo de Reiki de Olhão

Carlos Pinto e Mercedes Costa, coordenadores do Núcleo de Reiki de Olhão realizaram vários projetos ao longo do ano.

Voluntariado a seniores

Terapia na Junta de Freguesia de Quelfes – Olhão

Por marcação, às segundas-feiras de tarde, 14h – 17h30, desde Maio 2019.

Em sessões de 1 hora com acompanhamento periódico, a terapia Reiki sustentada pelos cinco princípios tem contribuído,  e muito, para o  bem estar das pessoas, sua recuperação e desenvolvimento pessoal.

Voluntariado a crianças

Em duas instituições da cidade de Olhão

-Semanalmente é oferecido a oportunidade às crianças das instituições de beneficiarem dos efeitos positivos que a terapia Reiki proporciona. Sendo confirmada a autoconfiança, a autoestima e o desenvolvimento pessoal de todas elas. Em duas instituições.

Canil Municipal de Olhão

9 cães foram recuperados e sua sociabilização   confirmada.

 Destes 9, 5 foram adoptados e continuamos semanalmente nosso “trabalho” pois muitos outros nos aguardam.

Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel

Telma Gonçalves, a coordenadora do Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel realizou o grande encontro do Dia Internacional de Reiki, celebrando a prática e união entre praticantes no Algarve.

Publicado em

Reiki nos Hospitais reconhecido com Prémio Cátia Arnaut

No X Congresso Nacional de Reiki, foi apresentado o Prémio Cátia Arnaut, em homenagem à praticante de Reiki que pela primeira vez realizou um projeto de Reiki em Hospitais pela Associação Portuguesa de Reiki, com grande coragem, esforço e empenho, sempre querendo representar a Associação e as boas práticas de Reiki.

Este projeto arrancou num hospital privado em Lisboa, no ano de 2011. Cátia Arnaut é terapeuta e Mestre de Reiki, atualmente residente em Lisboa.

Este ano foram entregues 4 prémios:

  1. Hospital de Faro
  2. Hospital do Fundão
  3. Hospital Júlio de Matos / IPO Pediatria / Acreditar
  4. Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro

Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais

A atribuição do PRÉMIO CÁTIA ARNAUT DE INOVAÇÃO REIKI EM HOSPITAIS é um reconhecimento da Associação Portuguesa de Reiki àqueles que trouxeram inovação na prática de Reiki em Hospitais. É um reconhecimento ao serviço público que realizaram seguindo os valores que o Mestre Mikao Usui legou.

Estes prémios são também uma gratidão a todos os voluntários que neles participaram.

Cátia Arnaut

Hospital de Faro

Foi com um enorme prazer que entregamos o prémio a este projeto de Reiki no Hospital de Faro, iniciado em 2015 por Rosa Boal, Magda Fernandes e Andreina Tavares.

Hospital do Fundão

O prémio foi entregue a Paula Roque, sendo representada por Inês Campos, voluntária do projeto e oradora no X Congresso Nacional de Reiki.

Hospital Júlio de Matos / IPO Pediatria / Acreditar

O prémio foi entregue a Teresa Queiroz Barros, presidente da Lux Vitae, pelo incrível trabalho no tratamento de crianças na Acreditar, no IPO (Pediatria) e ainda na saúde mental no Hospital Júlio de Matos.

Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro

O prémio foi entregue à Prof. Fernanda Afonso pelo seu excelente trabalho de Cuidar de Quem Cuida nas Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro.

Publicado em

Prémios Takata de Integração Reiki entregues no X Congresso Nacional de Reiki

No X Congresso Nacional de Reiki, realizado a 26 de Outubro em Faro, foram atribuídos 4 Prémios Takata de Integração Reiki como reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da divulgação e integração de Reiki.

Os premiados foram Johnny De’ Carli, Cláudia Soares, Sílvia Oliveira e Helena Tempera.

Este é um prémio através do qual a Associação Portuguesa de Reiki reconhece o esforço da divulgação e integração da prática na sociedade e nas medicinas, como é o exemplo da medicina veterinária e acupuntura.

Prémios Takata de Integração Reiki

Johnny De’ Carli

Pela energia e desenvolvimento da prática de Reiki em países de língua portuguesa e espanhola.

Johnny De’ Carli

Cláudia Soares

Pela energia e desenvolvimento da prática de Reiki Na integração com a medicina veterinária e acupuntura.

Cláudia Soares

Sílvia Oliveira

Pela energia e desenvolvimento da prática de Reiki
Na integração do método Usui Reiki Ryoho nas escolas, em todo o país.

Sílvia Oliveira

Helena Tempera

Por levar a prática de Reiki às escolas na Pontinha e Lagos, mantendo um trabalho de continuidade, inovação e apoio à comunidade.

Helena Tempera
Publicado em

Reiki no Hospital de Faro, no tratamento a pessoas com doença oncológica

Reportagem da TVI do dia 30 de Outubro, no Jornal da Tarde das 13h00 sobre a aplicação de Reiki em pessoas com doença oncológica, no Hospital de Faro.
Um projeto de Magda Fernandes, Rosa Boal e Andreina Tavares.
Muito obrigado à jornalista pelo excelente trabalho e à equipa da TVI por esta reportagem.
O trabalho destas enfermeiras necessita ainda de muito apoio para que possa continuar e, sem dúvida que estas reportagens muito poderão ajudar.

Muito obrigado às utentes que prestaram o seu bonito testemunho.

Este é um projeto que tem a sua continuidade desde 2015.

No X Congresso Nacional de Reiki, Rosa Boal, Magda Fernandes e Andreina Tavares receberam o Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais, como homenagem ao seu grande trabalho em prol do próximo, através de terapia Reiki.

Vamos continuar a apoiar este projeto, principalmente divulgando o seu enorme trabalho e impacto positivo nas pessoas. Também o Algarve tem projetos inovadores e de grande mérito para a saúde e bem comum.

Muito obrigado ao Hospital de Faro por apoiar este projeto!!

Fonte: Jornal da Tarde, TVI, 30 de Outubro de 2019

Publicado em

X Congresso Nacional de Reiki – uma partilha de saberes em harmonia

O X Congresso Nacional de Reiki realizou-se a 26 de Outubro de 2019 em Faro, no Auditório Pedro Ruivo. Com uma participação de mais de 230 pessoas, tivemos um dos mais harmoniosos congressos e ainda com a gratidão de ser o primeiro a ser realizado no Algarve, em 11 anos de Associação Portuguesa de Reiki.

Neste artigo, partilhamos algumas fotos dos vários momentos do congresso e ao longo do tempo iremos publicar artigos sobre as várias apresentações.

Podes ver mais fotografias do congresso no nosso Facebook.

Para o próximo ano de 2020 teremos a 24 de Outubro, em Penafiel.

Abertura do X Congresso – João Magalhães e Fernando Eduardo

Reiki um caminho em união – Fernando Eduardo e Luísa Peres

Reiki na Saúde Mental – João Magalhães

Meditação e Saúde Mental na Usui Reiki Ryoho Gakkai – Johnny De’ Carli

Gestão de Stress com Mindfulness e Reiki – Júlia Machado

Júlia Machado

Reiki e Acupuntura na prática Veterinária – Cláudia Soares

Cláudia Soares a receber o Prémio Takata de Integração Reiki

Efeitos do Reiki sobre o Sistema Nervoso Simpático e Parasimpático do Coração – Robison Quitério

Prof. Robison Quitério

A trajetória do Reiki nas Unidades Básicas de Saúde em uma área do Rio de Janeiro – RJ – Fernanda Afonso

Prof. Fernanda Afonso

O Qi na Cosmovisão do leste asiático – Carlos Chan

Projeto de Reiki em Centro de Acolhimento de Crianças, no Algarve – Maria João Passos

Maria João Passos

Projetos de Reiki e entrega de prémios

Apresentação do Centro de Estudos Académicos de Reiki
Apresentação de Cátia Arnaut e da origem do Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais
Prémio entregue sobre o projeto no Hospital de Faro a Magda Fernandes e Andreina Tavares
Prémio entregue pelo Hospital do Fundão a Inês Campos
Prémio Entregue pelas Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro a Fernanda Afonso
Prémio Entregue a Teresa Queiroz Barros pelo Hospital Julio de Matos e Acreditar
Prémio Usui de Excelência entregue a Fernando Eduardo
Prémio Usui de Excelência entregue a Cátia Arnaut
Prémio Takata de Integração Reiki entregue a Johnny De’ Carli pela divulgação na lusofonia e países hispânicos
Prémio Takata de Integração entregue a Sílvia Oliveira pela sistematização do ensino e prática de Reiki nas Escolas.
Apresentação das CRLP
Apresentação da ABPR
Projeto de continuação para o ano de 2020

Consultas de Reiki no Hospital do Fundão – Inês Campos

Inês Campos

185 alunos aprendem Reiki numa escola – Teresa Barros e Sílvia Oliveira

Reiki nos hospitais e os efeitos nos voluntários Lux Vitae – Teresa Queiroz de Barros (Lux Vitae)

Teresa Queiroz Barros

Projeto Sentir Reiki, Hospital de Faro – Rosa Boal, Andreina Tavares e Magda Fernandes

Magda Fernandes e Andreina Tavares

Meditação – Reiki & Yoga – Juliana De’ Carli

Ações de Reiki no Alentejo – Coordenadores Portalegre e Elvas

João Barreto, Coordenador do Núcleo de Portalegre
Bertila Ribeiro, Coordenadora do Núcleo de Elvas

Concerto com o grupo Voz de Surya

Terminamos este congresso com um maravilhoso momento musical, com o grupo Voz de Surya, que encantou todos os participantes com os seus temas hebraicos e em sânscrito. Um verdadeiro momento de paz e felicidade para todos.

Grupo Voz de Surya

Encerramento

Após um longo dia de partilha, chegou o momento de nos despedirmos, com muita gratidão a todos.

João Magalhães e Fernando Eduardo

Um enorme obrigado a todos os Coordenadores e Órgãos Sociais que puderam estar presentes para apoiar este congresso e o Algarve.

Nina Leconte, de Montalegre; Nuno Nunes, de Penafiel; Sílvia Oliveira, Guimarães; João Barreto de Portalegre; Bertila Ribeiro, de Elvas; Maria José Carvalho, do Montijo; Fernando Eduardo, Coordenador do Algarve.

E os nossos órgãos sociais Isabel Couto, Raquel Correia, João Magalhães, Gisela Marques, Ana Cristina Ramos e Andreia Pedro.

Coordenadores e Órgãos Sociais

O XI CONGRESSO NACIONAL DE REIKI será em PENAFIEL, a 24 de Outubro, organizado pelo Coordenador Nuno Nunes.

Publicado em

Pesquisa sobre controle neural do coração e Reiki recebe prémio na Europa

Pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Investigação em Biocomunicação, Exercício Físico e Modulação autonómica Cardíaca da Unesp de Marília

No próximo dia 26 (sábado) acontece  em Portugal, o X Congresso Português de Reiki, quando  estarão reunidos os maiores nomes mundiais que atuam com essa terapia de origem japonesa. O professor pesquisador Robison Quitério  (Unesp Marília)  recebe o Prêmio Hayashi pela pesquisa “Efeitos do Reiki sobre bioquímica do sangue e modulação autonómica da frequência cardíaca de adolescentes diabéticos”.

A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Investigação em Biocomunicação, Exercício Físico e Modulação autonômica Cardíaca (LIBEM), da Unesp de Marília,  como parte do requisito para obtenção do título de mestre, pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Glauco Cesar Conceição Canella.  No congresso, o professor  Robison Quitério também irá proferir a palestra “Efeitos do Reiki sobre o sistema nervoso simpático e parassimpático do coração” . 

Com objetivo de extrapolar os conhecimentos derivados da física moderna, o LIBEM tem dedicado suas pesquisas no campo da medicina energética que detecta e trabalha com informações de frequência eletromagnética gerada pelo corpo, ou seja, “Biocomunicação”. 

O professor Robison Quitério explica que os seres vivos não só irradiam, mas também absorvem e respondem às frequências do meio e próprias, verbal ou não verbal, alterando nossos pensamentos e sentimentos e, consequentemente, influenciando uma infinidade de respostas no nosso organismo, mediados pelo nosso sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático). Essa visão quântica abre novas perspectivas a partir do ponto de vista da interconexão em biologia. 

Essa abordagem tem promovido o ressurgimento no interesse das práticas alternativas, denominadas pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM) como terapias de biocampo ou terapias de campo energético, que tem despertado o interesse também dos pesquisadores. 

Nos Estados Unidos 1,2 milhões de pessoas buscaram tratamentos complementares na primeira década desse século. Atualmente tais práticas vem se popularizando em diversos hospitais e programas comunitários. 

No Brasil a publicação da portaria número 145 do Ministério da Saúde (2017) estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o Reiki, atendendo, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar novas experiências que já vinham sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados brasileiros.

Reiki é um método natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde, captando, modificando e potencializando energia. É um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física.

Como essas terapias agem sobre o sistema nervoso autonômo (SNA), que é o responsável por todo o controle de nossas funçoes vegetativas (batimentos cardíacos, respiração, digestão, etc), temos proposto que o mesmo seja utilizado como biomarcador de alterações fisiológicas induzidas por esses recursos de tratamento.

Segundo o pesquisador Robison Quitério, apesar de estar se popularizando, os efeitos terapêuticos e fisiológicos das terapias de biocampo ou bioenergéticas carecem de evidências científicas, o que contribui para resistência por parte de uma parcela da comunidade científica. 

“Como o campo magnético cardíaco é um componente importante na organização interna do corpo humano, bem como a interação entre dois ou mais seres humanos e com outros organismos vivos. E ainda, esse campo magnético não está limitado ao órgão, mas se estende para fora do corpo, demos início as pesquisas nessa linha”, disse. 

Um dos objetivos da pesquisa premiada foi testar a hipótese de que a terapia complementar vibracional por Reiki causa ajustes na modulação autonômica cardíaca de um grupo de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Doença crônica, autoimune, caracterizada por uma deficiência na produção de insulina que atinge milhares de adolescentes em todo o mundo, sendo que em países em desenvolvimento há um menor controle em relação a doença. 

O programa de intervenção com o Reiki foi constituído por uma sessão semanal durante quatro semanas com intervalo de sete dias entre as aplicações. Foi verificado diminuição da glicemia, pressão arterial sistólica, frequência respiratória e aumento da modulação parassimpática em sessões isoladas. Esse ramo nervoso está associado com melhor condição de saúde. Entretanto, o curto período de aplicação (quatro semanas) não permitiu acompanhar o efeito crônico (duradouro) dessas mudanças. 

O professor doutor Robison José Quitério é livre docente da Unesp de Marília, supervisor de estágio em Fisioterapia Cardiovascular e Metabólica da Unesp de Marília, diretor do Libem e presidente da Associação Mariliense de Terapeutas Integrativos.

Fonte: Jornal da Manhã

Publicado em

Reiki em Hospitais no X Congresso Nacional de Reiki

Dia 26 de Outubro de 2019 realizamos o X Congresso Nacional de Reiki, pela primeira vez no Algarve, mais precisamente no Auditório Pedro Ruivo, em Faro.

X CONGRESSO NACIONAL DE REIKI

Este ano de 2019 dedicamos a Reiki na Saúde Mental, tema que será refletido no Congresso, assim como a Prática de Reiki, com intervenções de João Magalhães, Fernando Eduardo, Luísa Peres, Johnny De’ Carli, Júlia Machado, Cláudia Soares, Carlos Chan, Maria João Passos, Teresa Barros, Sílvia Oliveira, Juliana De’ Carli, Carlos Pinto, Mercedes Costa, João Barreto e Bertila Ribeiro.

Teremos ainda o tema especial de Reiki em Hospitais e projetos académicos, com a participação de Rosa Boal, Magda Fernandes, Andeina Tavares, Inês Campos, Fernanda Afonso, Teresa Queiroz Barros e Robison Quitério.

Pode ler mais sobre o X Congresso Nacional de Reiki no site da Associação Portuguesa de Reiki.

Inscrições para o email: info@montekurama.org

Valor para associados: 10€ / Valor para não associados: €20
(valores simbólicos para a ajuda nas despesas do congresso)

Site do X Congresso: https://associacaoportuguesadereiki.com/eventos/event/x-congresso-nacional-de-reiki-2019/

Publicado em

O IX Congresso Nacional de Reiki – Reiki ao longo das várias idades da pessoa

IX CONGRESSO NACIONAL DE REIKI, realizou-se a 27 de Outubro de 2018, na cidade de Lisboa, no Auditório PT MEETING CENTER, na Expo.

O IX Congresso Nacional de Reiki

Dedicamos este IX Congresso Nacional de Reiki ao impacto e aplicabilidade de Reiki no ciclo de vida da pessoa, tendo ainda dois convidados especiais, Jorge Coelho Lopes, organizador da Feira Alternativa, que nos falou sobre “A consciência para um Mundo Melhor” e ainda Annie Harrington, Presidente da UK Reiki Federation, com quem temos uma longa afinidade, que apresentou o tema “A formação em Reiki segundo a UK Reiki Federation”.

Foi sem dúvida importante realizar um Congresso com estes temas e com a demonstração da tão vasta aplicabilidade de Reiki em toda a dimensão de vida da pessoa.

Poderás ver as fotos do congresso no nosso facebook…

Sessões do IX Congresso Nacional de Reiki

A história e os ensinamentos da prática de Reiki

A introdução ao congresso começou com a história do Mestre Mikao Usui e os ensinamentos essenciais da prática de Reiki pelo presidente da Associaçao Portuguesa de Reiki, João Magalhães

João Magalhães

A Consciência para um Mundo Melhor

O que queremos, os nossos obstáculos e forças para elevarmos a consciência, rumo a um Mundo Melhor. Este foi o grande tema inspirador com que Jorge Lopes, organizador da Feira Alternativa, nos presenteou, levando-nos a refletir, avaliar e trabalhar para um mundo melhor.

Jorge Lopes

A formação em Reiki segundo a UK Reiki Federation

Annie Harrington, a presidente da UK Reiki Federation e uma amiga muito especial, esteve connosco para partilhar estes 20 anos da UKRF e também o ponto de situação da prática de Reiki no UK e futuros projetos.

A Associação Portuguesa de Reiki tem desde 2008 uma profunda ligação com esta federação.

Annie Harrington

Reiki antes, durante e depois da gravidez e Reiki para bebés 

As enfermeiras Ana Cristina Ramos e Paula Duarte mostraram-nos um exemplo muito prático e real de como Reiki pode ajudar o casal, a gravidez e também o bebé.

Ana Cristina Ramos e Paula Duarte

A importância de Reiki para Crianças e Jovens

Como podemos aplicar Reiki a crianças e de que forma Reiki pode ajudá-las nas suas questões mais prementes foi a apresentação da Sílvia Oliveira, presidente da ARCJ.

Como aplicar os conceitos de parentalidade consciente e Reiki nos jovens e nas suas dificuldades na escola, casa e amigos, foi o que a Alexandra Moreira nos trouxe, com dicas muito úteis para uma parentalidade mais consciente e próxima.

Sílvia Oliveira
Alexandra Moreira

Reiki nos cuidados paliativos

 Os cuidados paliativos têm uma grande importância no cuidado da pessoa e de que forma poderá também Reiki auxiliar como terapia integrativa e complementar?

Estes foram os temas que a psicóloga Cristina Belém e a enfermeira Maria Teresa França nos apresentaram, num tema tão importante para nós que faz parte dos estatutos base da Associação.

Enfermeira Maria Teresa França e a psicóloga e mestre de Reiki Cristina Belém

Uma reflexão sobre a prática do voluntariado – Diogo Dias, Raquel Correia, Rosário Machado

Que tipo de terapias têm sido feitas, dificuldades encontradas e alguns projetos realizados, foram os temas de Diogo, Raquel e Rosário, que apresentaram o trabalho realizado ao longo de 2018.

Rosário Machado, Diogo Dias e Raquel Correia

Entrega dos prémios Hayashi e Usui, prémios de mérito a voluntários.

Tivemos ainda um momento para entregar os prémios de investigação Reiki, assim como o premio Usui e os prémios de reconhecimento aos voluntários.

Entrega dos prémios Voluntário de Mérito proposto por coordenadores e associados.
Fernando Eduardo, Prémio Usui de Excelência, pelo desenvolvimento do trabalho no Algarve.
Entrega do Prémio Hayashi de Investigação Reiki

Reiki no Fim de vida – Filomena Pessanha

Como pode Reiki auxiliar no fim de vida?

Foram as grandes partilhas que Filomena Pessanha, coordenadora do Núcleo do Porto nos trouxe, sempre com grande alegria e muito espirito voluntário.

Filomena Pessanha, Coordenadora do Núcleo de Reiki do Porto

Compreender as Glândulas Endócrinas – Carla Páscoa

A enfermeira Carla Páscoa apresentou uma perspetiva sobre as glândulas endócrinas, do ponto de vista médico e físico, para que os praticantes de Reiki pudessem compreender algumas das associações que existem, em teorias, sobre os chakras.

Enfermeira Carla Páscoa

Fórum da Terapia Reiki 

Neste fórum participaram todos os nossos palestrantes e ainda Maria João Vitorino da CNETR, para responderem às várias questões dos nossos participantes.

Participantes do Fórum da Terapia Reiki

X Congresso Nacional de Reiki – 2019

O X Congresso Nacional de Reiki será a 26 de Outubro de 2019 em Faro, um desejo de há muito tempo dos praticantes de Reiki no Algarve. Os 10 anos da Associação Portuguesa de Reiki são também uma celebração de muitos sonhos na prática de Reiki.

Os órgãos sociais e coordenadores da Associação Portuguesa de Reiki agradecem a todos pela grande dedicação e apoio.
Publicado em

Testemunho de participação no VIII Congresso Nacional de Reiki

Bom dia João,

Como sabes este foi  o meu primeiro congresso , e não queria deixar passar a oportunidade de agradecer a ti como Presidente, e a todos que colaboram para que este congresso se torna-se possível, e se realizasse.

Foi um evento importante, do ponto de vista, informativo, e como de partilha.

Pudemos constatar que  estavam presentes  elementos de vários  pontos do país, alguns com algum esforço.

Agradeço a todos os participantes do congresso , que partilharam connosco a boas experiências que tem tido, e acima de tudo, nos abrem portas à nossa motivação para os seguir e espalhar por este país a fora a projetos como os deles tão úteis , e de cariz humanitária.

temos que começar a dar mais as mãos , deixar de viver nas nossas ilhas, e ajudar os que precisam, e que querem a nossa ajuda, sei que não será fácil, mas tudo se consegue, com um sorriso nos lábios e com a colaboração de todos, exemplo disso foi este congresso.

Sei que a nossa sociedade é muito materialista, preconceituosa, mas está na altura de olharmos para nós, cuidarmos de nós… para depois em unidades ajudarmos aqueles que precisam.. muitas vezes, não é materialmente, e é isso que eu tenho encontrado… muitas pessoas com necessidades de equilíbrio emocional, harmonia e paz interior , apesar de não terem falta de bens materiais..

Este sábado vi , pessoas, lindas, com um coração grande, bom, predisposto a ajudar o próximo, com compaixão, e ricas, pois eram pagas com o sorrisos de crianças, o bem estar, um aperto de mão…

Está na altura de nós todos , deixarmos de olharmos em frente, e passarmos a olhar, somente 1 hora, para o lado, para o nosso vizinho, para aquele que precisam de nós..Talvez eu queira viver uma utopia… mas vale a pena tentar… julgo que não estou sozinho.

Contudo, na minha perspetiva, a pessoa, para ajudar o próximo, primeiro tem que estar bem consigo própria, tem que se encontrar, saber o que quer, o que procura, e para onde quer ir, ter uma grande satisfação com ela própria.. como foi demonstrado pelos os trabalhos apresentados, acredito, que todos tenham os seus problemas pessoais, do seu dia a dia, contudo, conseguem ultrapassar, e na globalidade vivem no estado de satisfação.

A vida nada é mais do que um rio, onde nós navegamos,com intensidade, por vezes, ele é calmo, outras, é agitado, nele encontramos náufragos, e temos 2 opções, ou viramos a cara ou salvamos , vivemos tempos bons , tempos menos bons, mas tudo se ultrapassa, tudo a seu tempo..

Um dia esse rio vai dar a uma foz, e a força que trazia vai diminuindo, até que entra num mar calmo, e ai tudo acaba, entramos noutra dimensão.

o que ficou para trás…. ? nada.. as opções de vida.. que não pudemos mudar.

Bem meu bom amigo, fica aqui o meu agradecimento a ti e a toda a equipa que promoveu e participou neste congresso, e tenham confiança , gratidão e emprenho para desenvolver mais eventos como este.

Fica desde já a minha gratidão convosco, abraços,

Rui Frade
Publicado em

VII Congresso Nacional de Reiki – Partilha, convívio e experiência

No dia 29 de Outubro, realizamos o VII Congresso Nacional de Reiki, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Lisboa, onde recebemos perto de 400 praticantes. Foi um dia pleno de Reiki, com o aprofundar de amizades, a partilha de experiências, a observação de várias perspectivas sobre a nossa prática e filosofia de vida. Um enorme obrigado a todos os participantes. Podem ver todas as fotos do Congresso aqui…

Reiki como intenção à distancia pode influenciar a mente? – Anabela Ventura

dsc05926-custom
dsc05930-custom

As outras ciências de Mikao Usui (II) – Johnny De’ Carli

dsc03883-custom

O Futuro do Reiki – Pamela Miles

dsc03890-custom

Alimentação saudável: Amplie a sua energia, estabilize emoções – Diana Pinheiro

dsc03996-custom

Reiki, a energia e os códigos numéricos – Carmen Cid

dsc06134-custom

Peça de teatro sobre Reiki “Era uma vez o Reiki – Viagem ao Monte Kurama”

dsc04038-custom

A Estimulação Sensorial na Demência. – Sofia Dias

dsc04076-custom

Técnica do Ho’ Oponopono em complemento ao Reiki – Juliana De’ Carli

dsc04085-custom

Cinco princípios para uma Vida Feliz – Maria João Vitorino

dsc06158-custom

Workshop Johnny De’ Carli

dsc04186-custom

Workshop Pamela Miles

dsc04211-custom

Os Princípios do Reiki nos animais, o que eles têm para nos ensinar. – Ricardo Garé e Eva Pets

dsc04125-custom

A experiência do voluntariado em Reiki Animal – Carla Brito

14826327_1340874165922884_1354044374_n-custom

Reiki para Animais – Fátima Cunha Velho

14872539_1340873305922970_1036963177_n-custom

Reiki em cavalos – Olivia Pimentel

14923037_1009809852461761_565766862_o-custom

Muito obrigado aos nossos voluntários

O nosso profundo agradecimento a todos os voluntários, sem eles não teria sido possível receber e proporcionar um dia tão bom para todos!!!! Muito obrigado também à Marta Silva pela tradução da palestra e workshop da Pamela Miles.
14591843_10208792098412842_3274063333716188265_n-1

Muito obrigado aos Coordenadores e Órgãos Sociais

Um grande muito obrigado e bem hajam a todos os coordenadores, que apoio o desenvolvimento do Reiki e do voluntariado e aos órgãos sociais, pelo trabalho, apoio e força, ao longo de todo este ano.
coordenadores-orgaos-sociais-custom

Publicado em

VII Congresso Nacional de Reiki – 29 de Outubro 2016

2016 é o Ano da Filosofia de Vida no Reiki, como tal, queremos partilhar contigo vários temas e reflexões sobre a nossa prática. Além do tema teremos dois projetos de investigação Reiki a apresentar, teremos ainda uma introdução ao Ho’ Oponopono e muitos workshops práticos, além do convívio e partilha de saberes que os nossos vários núcleos terão para ti. É um dia repleto de Reiki, de coração cheio. Vem, participa, vais ver que vale a pena.
Podes ler mais sobre o VII Congresso Nacional de Reiki, aqui…
Vamos ter muitos praticantes de Reiki bem queridos de todos, como o Mestre Johnny De’ Carli e ainda Pamela Miles que irá dar uma palestra e workshop gratuito dentro do congresso, sendo esta possivelmente a sua última vinda à Europa. Teremos ainda Diana Pinheiro com dicas de alimentação saudável para os praticantes e terapeutas de Reiki, Juliana De’ Carli com o O’Hoponopono, Carmen Cid, Mestre de Reiki Espanhola, Ricardo Garé, com Reiki para animais e ainda Carla Brito, Fátima Cunha Velho e Eva Pets, tornando este o maior congresso com mais workshops dedicados a animais, de sempre. Ainda dois temas muito especiais – duas apresentações de trabalhos académicos que vêm enriquecer e comprovar ainda mais o Reiki, com Anabela Ventura, Valter Jacinto e Sofia Dias.

Agenda do Congresso

Para te inscreveres neste congresso, é muito simples, podes ver aqui no site… Caso tenhas alguma dificuldade, poderás enviar para o email eventos@montekurama.org

9:00 – Recepção dos participantes
 – Abertura – 2016 Ano da Filosofia de Vida no Reiki (João Magalhães)
 – Reiki como intenção à distancia pode influenciar a mente? (Anabela Ventura)
 – As outras ciências de Mikao Usui (parte 2) (Johnny De’ Carli)
 – Pamela Miles
 – Alimentação saudável: Amplie a sua energia, estabilize emoções (Diana Pinheiro)

 – ALMOÇO
 – Peça de Teatro
 – Reiki e Estimulação Sensorial na Demência (Sofia Tormenta)
 – Técnica do Ho’ Oponopono em complemento ao Reiki (Juliana De’ Carli)
 – Reiki, a energia e os códigos numéricos (Carmen Cid)
 – Cinco Princípios para uma Vida Feliz (Maria João Vitorino)

Workshops

Ainda sujeito a alterações
18:00 – Johnny De’ Carli – Vivenciando o “Tarô do Reiki”
 – Pamela Miles – Sistema de Equilíbrio em 4 passos ao comunicar sobre Reiki

Sala 2

 – Ricardo Garé e Eva Pets – Os Princípios do Reiki nos animais, O que eles têm para nos ensinar
 – Carla Brito – A experiência do voluntariado Reiki em Animais
 – Fátima Cunha Velho – Técnicas de Tratamentos de Reiki para Animais

Cursos extra

Como forma de apoiar os palestrantes do congresso, publicamos os seus cursos pós-evento.

3 a 6 de Novembro – Curso de Mestrado com Johnny De’ Carli

Local do curso: VIP Executive Marquês Aparthotel. Av. Duque de Loulé 45, 1050-086 Coração de Jesus – Lisboa, Portugal.
Preço: 1.520,00 Euros.
Seminário:
Reiki (intensivo para quem vive longe)
Nível Mestrado (3-B)
Local:
Lisboa – Portugal
Data:
03, 04, 05 e 06 de novembro (quinta a domingo)
Horário:
De 08:45 às 12:00 e de 13:30 às 19:00
INSCRIÇÕES:

Fale Conosco


Nota: O curso é da total responsabilidade do Mestre Johnny De’ Carli e o valor do mesmo é para o facilitador. A Associação Portuguesa de Reiki está apenas a apoiar na divulgação do mesmo.

 – Curso de Ho’Oponopono com Juliana De’ Carli
Publicado em Deixe um comentário

Kit do Reikiano

O Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki promoveu a apresentação do “Kit do Reikiano” no Momentos com Reiki do passado dia 23 de Outubro.
No VI Congresso Nacional de Reiki foi partilhada a ideia e o conceito com o amor incondicional que acompanhou a sua criação.
No âmbito do lema de 2015 – Cuidar de Quem Cuida – o “Kit do Reikiano” foi concebido para auxiliar os Reikianos na sua prática, através do conjunto de objetos que o compõem que, apesar de simbólicos, apelam e reforçam a pertinência de vivermos permanentemente os Cinco Princípios. O “Kit do Reikiano” integra também um livro que contém a explicação da simbologia dos objetos e técnicas básicas para a prática diária do Reiki.
Publicado em Deixe um comentário

Congresso Nacional Reúne Praticantes de Reiki no Porto

Mais de duas centenas de praticantes de Reiki de todo o país participaram no VI Congresso Nacional de Reiki, promovido pela Associação Portuguesa de Reiki. João Magalhães, Presidente da APR, faz um balanço positivo do evento e revela as prioridades para 2016.
O VI Congresso Nacional de Reiki, que este ano decorreu na cidade do Porto, abordou temas como o Reiki nos hospitais, Reiki para animais, Reiki no apoio à pessoa com deficiência e o Reiki e a Psicologia no tratamento da depressão.
A iniciativa contou, entre outros, com a participação dos oradores Johnny De’Carli, autor e Mestre de Reiki, Ricardo Garé, médico veterinário, e Luís Carlos Matos, Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS e Doutorando em Engenharia Biomédica pela FEUP.
João Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki, falou-nos sobre este VI Congresso Nacional, onde foram também anunciados o tema para 2016, “A Filosofia do Reiki”, e a criação de uma Comissão Nacional de Ética, e as prioridades da APR para 2016:
1. Que balanço faz do VI Congresso Nacional de Reiki? 
Foi de coração quente. Sempre gostei de todos os congressos mas este trouxe-me algo de muito especial. Senti proximidade. Apesar de sermos mais de duzentas pessoas numa sala pequena, acabou por ser ainda mais positivo. Todos estávamos mais próximos e de alguma forma todos convivemos.
A partilha de temas foi excelente, pois pegámos em casos muito interessantes como hospitais, animais, a interação entre Psicologia e Reiki para a depressão, a apresentação de vários projetos de «Cuidar de Quem Cuida», o tema central de 2015, além da apresentação do Luís Matos que nos deu um enquadramento científico sobre a energia, e sem esquecer mais uma apresentação de coração do Johnny De’ Carli.
Algo que foi muito importante foi também a apresentação do voluntariado Reiki (e não só) na Cercigui. É também muito positivo vermos o lado das instituições e da forma como praticantes mudam a vida das pessoas. Neste caso não foi apenas só com Reiki mas também com muitas outras atividades de voluntariado lúdico, que auxilia na qualidade de vida de todos.
Encerrámos com a entrega dos prémios “Dar de Coração”, sobre as iniciativas de voluntariado, e ainda o “Prémio Hayashi de Investigação Reiki”, sobre trabalhos académicos.  Este tema é muito importante, pois mesmo a nível internacional somos a única associação a dar reconhecimento oficial ao esforço que muitos académicos fazem, muitas vezes indo contra tudo e contra todos, para que se possa credibilizar cada vez mais a prática – merecem mesmo reconhecimento e apoio.
Por tudo isto, o Congresso foi mesmo de coração quentinho. Foi um tempo de Reiki, alegria e muita partilha. Creio que deixou muita gente feliz.
2. Quais são as prioridades da APR para 2016, “Ano da Filosofia do Reiki”?
Será um ano de extrema importância, pois irá também incidir muito no esclarecimento e na transformação. Não podemos continuar a passar a mensagem que Reiki é apenas energia ou o passar da energia.  A parte central do método é o que está descrito nos preceitos.
A mudança que fazemos implica tomada de consciência e inflexão nos padrões de vida. Assim, em 2016 iremos criar vários workshops que incidirão na importância dos princípios como base transformadora da mente e do coração, assim como a reflexão nos poemas do Imperador Meiji.
O objetivo passará mesmo por mostrar a importância da transformação da nossa mente e coração para conseguirmos trilhar um melhor caminho para a felicidade.2016 será um ano lindíssimo para todos os praticantes.
3. Como vai atuar a nova Comissão Nacional de Ética?
A Comissão Nacional de Ética para a Terapia Reiki surge como uma resposta natural, fundamentada nos estatutos da Associação Portuguesa de Reiki como um apoio à autorregulamentação e regulamentação do Reiki em Portugal.
Esta comissão serve os interesses das pessoas em geral que usufruem da prática, e dos praticantes de Reiki em particular. A sua missão será a de cooperação, integração e apoio, tendo sempre em vista os princípios que nos regem. Criará instruções de referência para a prática profissional, dará pareceres sobre irregularidades na prática, auxiliará na resolução de conflitos, dará apoio informativo sobre o que exista de legal no âmbito da terapia Reiki ou reencaminhará para as entidades competentes. Trabalhará para o reconhecimento da terapia em Portugal.
Esta é uma comissão para a qual já há muito muito tempo temos vindo a trabalhar e que terá como decisor um associado, pois são os associados que compõem a APR.
É muito importante este tipo de iniciativa para apoiar os praticantes até a resolverem questões internas que têm ou a esclarecer o público em geral que procura mais informações sobre a prática profissional.
Alguns praticantes ficam receosos de que seja algo para controlar, mas é evidente que não. Nunca nos podemos esquecer de que tudo em que haja envolvimento profissional necessita de um sustento ético e que, infelizmente, nem sempre tal acontece.
Mesmo com o inquérito que fizemos sobre a prática de Reiki em Portugal,  77,4% dos inquiridos respondeu que não receberia Reiki, profissionalmente, de qualquer pessoa, então, devemos mesmo trabalhar para mais informação, consciência e prática.
Acima de tudo, queremos esclarecer, unir, simplificar e tornar o Reiki cada vez mais acessível a todos. Cada um de nós é o rosto do Reiki e aquilo que os outros pensam e falam sobre o Reiki, dependerá muito das nossas atitudes. Tu que és praticante, fazes diferença.
Fonte: Reiki Studio Porto

Publicado em Deixe um comentário

VI Congresso Nacional de Reiki – Porto, 24 de Outubro

O VI Congresso Nacional de Reiki será realizado no dia 24 de Outubro, no Hotel Tuela, Porto. Este ano contaremos com a participação especial do Mestre de Reiki e autor Johnny De’ Carli, assim como do Prof. Ricardo Garé, um dos primeiros investigadores de língua portuguesa sobre os efeitos do Reiki.

Para se inscrever basta enviar um email com o nome e comprovativo de pagamento paraeventos@montekurama.orgAssociados €17 / Não associados €30
NIB – MILLENNIUM BCP – MONTE KURAMA – 0033 0000 45366862462 05
Será enviado um bilhete digital de entrada, por pessoa. No caso de querer inscrever mais que uma pessoa, por favor, indique nome, email e se é associado com quotas em dia ou não.

Agenda do Congresso Nacional de Reiki

10h00 – Recepção
10h30 – Abertura do VI Congresso Nacional de Reiki – 2015 Ano de Cuidar de Quem Cuida – João Magalhães
11h00 – As outras ciências de Mikao Usui – Johnny De’ Carli –
12h00 – Reiki nos Hospitais – Cova da Beira e São Sebastião – Paula Roque e Cátia Duque
13h00 – Almoço
14h15 – Técnicas de Reiki – João Magalhães
14h30 – Reiki em animais, o essencial de como ajudar – Ricardo Garé
15h30 – A experiência de Cuidar de Quem Cuida – Vários apresentadores
17h00 – Lanche e convívio
17h30 – Reiki no apoio à pessoa com deficiência – CERCIGUI
18h00 – EntreSer – Reiki e Psicologia no tratamento da depressão – Cristina Belém e Marta Pacheco
19h00 – Prémios Dar de Coração 2015 e Hayashi de Investigação Reiki – Valter Jacinto
19h30 – Encerramento

Inscrições

ASSOCIADOS

COM QUOTAS EM DIA
17
Oferta de surpresa + Revista Dar de Coração
Não associados

ABERTO A TODOS OS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES
30
Oferta de surpresa

Enviar inscrição e comprovativo de pagamento para o email eventos@montekurama.org
NIB – MILLENNIUM BCP – MONTE KURAMA – 0033 0000 45366862462 05
Será enviado um bilhete digital de entrada, por pessoa. No caso de querer inscrever mais que uma pessoa, por favor, indique nome, email e se é associado com quotas em dia ou não.

Morada

Hotel HF Tuela Porto – Rua Arquitecto Marques da Silva, 200, Porto

Workshops

Johnny De’ Carli

O Mestre Johnny de’ Carli irá dar um workshop sobre o seu novo livro “O Tarot do Reiki” (Dinalivro) no domingo dia 25 de Outubro, no Hotel Tuela e ainda o seu Mestrado Intensivo

Seminário: Tarô do Reiki (com Johnny De’ Carli)
Local: Porto – Portugal
Data: 25 de outubro (domingo)
Horário: De 08:45 às 12:00 e de 13:30 às 19:30
Seminário: Reiki (Intensivo para quem vive longe)
Nível Mestrado
Local: Porto – Portugal
Data: 29, 30, 31 e 01 de novembro (quinta a domingo)
Horário: De 08:45 às 12:00 e de 13:30 às 19:00

Nota: O conteúdo dos mesmos é da responsabilidade dos seus formadores e o valor reverte totalmente para os formadores.
INSCRIÇÕES: Isabel Cardoso – geral.congresso.b@gmail.com


Ricardo Garé

Ricardo Garé irá dar um curso de Reiki em animais O essencial de como ajudar, dias 26 e 27 das 19h às 22h em Guimarães.
Nota: O conteúdo dos mesmos é da responsabilidade dos seus formadores e o valor reverte totalmente para os formadores.
INSCRIÇÕES: Isabel Cardoso – geral.congresso.b@gmail.com

 

Publicado em Deixe um comentário

3º Congresso Nacional de Reiki – um congresso de cooperação

A 27 de Outubro de 2012, realizamos o nosso Congresso Nacional de Reiki, desta vez em Guimarães, no Auditório Nobre da Universidade do Minho. Neste congresso apresentamos a importância da formação com uma perspectivaprofissional, a perspectiva do Reiki como uma terapia de carácter profissional e a sua perspectiva na saúde. Contamosainda com a palestra do autor e Mestre de Reiki, Johnny De’ Carli que nos falou de “Reiki como Filosofia de Vida“.Tivemos presentes o Dr. João Pereira da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde (FNVS), a Drª Isabel Barrosda Clínica Privada de Guimarães, que nos falou na importância de saber explicar o que é Reiki a profissionais de saúde, Drª Paula Oliveira da FRATERNA, Dr Carlos Martins do Rotary Club de Visela e ainda José Ferreira da UNAGUI, representando algumas das instituições onde realizamos voluntariado terapêutico e formação Reiki na região de Guimarães. Tivemos ainda Valter Jacinto a representar o voluntariado em Lisboa, realizado na Cruz VermelhaCerciama, Casa do Artista e Ajuda de Mãe.
Este foi um congresso de cooperação pois além da valiosa partilha das instituições, podemos contar com a presença de Emilia Sarmento da Reiki Sem Fronteiras, Teresa Barros da Lux Vitae e ainda José Coelho da Ordem da Pomba.

Apresentações

É com todo o gosto que partilhamos algumas das apresentações que podem ser disponibilizadas abertamente a todos os participantes do Congresso. Além das apresentações, partilhamos também o inquérito que realizamos em Outubro, sobre os cursos de Reiki.

Fotografias

Podem ver as fotografias no nosso FACEBOOK, ou no Album Picasa da Associação Portuguesa de Reiki.
Este congresso não teria sido possível sem o apoio da FRATERNA, da Câmara Municipal de Guimarães, das nossas voluntárias, da Coordenadora de Guimarães – Sílvia Oliveira, coordenadores dos núcleos regionais e Órgãos Sociais – Valter Jacinto, Teresa Mendes, Andreia Vieira, Bruno Azevedo, Gabriel Simões, Pedro Favinha, João Nabais e Ana António, aos quais estamos profundamente gratos.
Em 2013, teremos o Congresso Nacional de Reiki, em Castelo Branco a 26 de Outubro, que contará com o apoioda nossa Coordenadora de Castelo Branco, Vanda Carvalho, da Câmara Municipal de Castelo Branco, CâmaraMunicipal de Idanha e da Naturtejo. 2013 será o nosso ANO DA PROXIMIDADE E SOLIDARIEDADE, no qualpromoveremos acções para levar o Reiki às localidades onde não é tão representativo, assim como estimular asolidariedade e acção no voluntariado terapêutico Reiki. Podem ler mais sobre este ano, no nosso Reiki em Portugal.