Publicado em

6º Aniversario do Núcleo de Reiki de Penafiel

Haveria muitas mais imagens para partilhar, muito para dizer. 

Mas neste nosso Aniversário só tenho a Dizer OBRIGADO, GRATIDÃO, a Ti que fizeste ou continuas a fazer com que o reiki chegue mais longe e a todos . seja por Voluntariado ou simplesmente Dias Abertos com vários temas. 

PARABÉNS a ti que és praticante de Reiki , continua ; 

OBRIGADO a ti que não és praticante de Reiki , mas que nos procuras para estar connosco e sentir tranquilidade. 

PARABÉNS a ti Voluntário que tens feito um trabalho FANTÁSTICO e com esforço consegues sempre arranjar tempo para o outro. 

Que este ano seja um diferente mas ao mesmo tempo de introspecção, para que novos dias virão. 

<3 <3 <3 <3 Só por Hoje …. GRATIDÃO  

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

2014 logo do núcleo
2015
2016 S. Mamede
2017 Dia Aberto
2017 Dia do Animal
2018 dar com Coração
2018 dia 15 Agosto
2018 Castelo Paiva
2019 Cuidar quem cuida SCMP
5º Aniversario

Publicado em

Ermesinde – eventos de janeiro

Durante o mês de janeiro tivemos várias actividades, terapias por donativo, partilhas de reiki, curso de aulas práticas da APR.

Tivemos presente no Seminário Reiki na Saúde Mental em Guimarães onde abordamos o tema ” Reiki e o Cuidador Formal” a importância que o reiki tem na pessoa que cuida seja ela formal ou informal. foi uma excelente experiência para alem de uma grande aprendizagem.

Tivemos também no núcleo uma aula de yoga com reiki, que contamos com praticantes de reiki e não praticantes, foi uma excelente manhã de partilha. 

Publicado em

Testemunho de Jorge Viana sobre a apresentação do Núcleo de Viana do Castelo no Seminário Reiki na Saúde Mental

No passado dia 5 de janeiro, em Guimarães aconteceu o seminário Reiki na Saúde Mental.

Foi muito gratificante participar e dar o meu contributo como orador, mas também muito enriquecedor ter estado na plateia como participante.

Aprendi, refleti e constatei o trabalho magnifico que a APR tem vindo a fazer nestes quase 12 anos de existência.

Hoje tenho a certeza que o Reiki tem um papel importante no País, que contribui para o bem-estar de muitos que dele precisam.

Sinto que cada vez menos somos vistos como um grupo “pessoas esquisitas”, mas que pelo contrário, como pessoas que praticam uma terapia energética, numa perspetiva complementar integrativa, não invasiva e que orientam a sua vida por uma filosofia que promove o bem-estar físico, emocional, psicológico e espiritual.

Sinto também que esta perspetiva, atrai cada vez mais pessoas a esta prática e a esta forma de estar na vida. E como tal, reconheço também, que ainda muito temos a fazer.

Temos todos que reconhecer, que quando falamos de Reiki, somos nesse momento a vós do Reiki.

É neste momento que reconheço ser imperativo, principalmente para os que são Sensei’s, um ensino cada vez mais unificado.

Neste sentido a APR, através do inestimável trabalho do João Magalhães, tem deixado um legado invejável em qualquer parte do mundo em que se fale e pratique Reiki.

Resta-nos a nós a parte mais fácil. Instruirmo-nos, propor à associação formas e sugestões para que este ensino possa cada vez mais ser uma só voz e continuar a trabalhar como temos vindo a trabalhar.

Foi um dia fantástico, perceber que tantos de Norte a Sul do País se empenham tanto e com tanta compaixão pelo legado que o Mestre Mikao Usui nos deixou.

A mim basta-me desejar que o trabalho de todos nós seja sempre conduzido com uma mente limpa e um coração predisposto.

Muito obrigada a todos que estiveram neste seminário e fizeram deste dia um dia tão rico e inspirador.

Jorge Viana

Publicado em

Testemunho de Laurinda Madaleno, oradora no Seminário Reiki na Saúde Mental

Dia 5 de Janeiro de 2020 realizou-se em Guimarães no Hotel Guimarães o seminário Reiki na Saúde Mental, ao qual assisti e também me foi dada a oportunidade de participar e falar um pouco da experiência como terapeuta de Reiki, na APPACDM da Covilhã em regime de voluntariado, pelo Núcleo de Reiki da Covilhã da APDR.

Foi um dia muito enriquecedor, na medida em que coordenadores/terapeutas e terapeutas de Reiki partilhamos conhecimentos e experiências vividas em situações e realidades diversas.

O testemunho apresentado por cada um de nós, para alem de nos acrescentar conhecimento e valor, aproximamos e também nos fortalece. A partilha é sempre bem-vinda!

A base nos cinco princípios do Reiki “SÓ POR HOJE” ajuda-nos a viver o momento presente, com calma, confiança, gratidão, com honestidade e bondade!

Acredito que num futuro próximo o Reiki enquanto filosofia de vida e terapia complementar, seja reconhecida legalmente pelo SNS!

O terapeuta de Reiki é a imagem do Reiki! É importante que sejamos todos nós, cada um por si, um testemunho vivo dos benefícios do Reiki, levando-o com amor, simplicidade, sabedoria e honestidade ás instituições, e a todos os que o procuram.

Acredito que com a contribuição e empenho dos Mestres, Terapeutas, Núcleos e com o apoio incondicional da APDR, seja possível!

Na certeza que nos voltaremos a encontrar para mais patilhas, deixo a todos os que estiveram presentes um abraço grande de GRATIDÃO e de LUZ pelo dia bom e gratificante!

NAMASTÉ,

Laurinda Madaleno

Publicado em

Congresso de Reiki para Animais em Braga, um programa incrível num segundo congresso


Davide Carvalho, voluntário do Núcleo de Braga, relata sessão por sessão este segundo Congresso de Reiki para Animais, desta vez organizado pelo Núcleo de Reiki de Braga. Podem ver as fotos do evento no Facebook do Núcleo de Reiki de Braga.

10:00 – Check in – Receção para o II Congresso de Reiki para Animais

No dia 27 de abril, Braga brindou todos os participantes com um agradável sábado de sol. O Auditório Primavera revelou-se igualmente um espaço confortável, intimista e acolhedor para os cerca de oitenta participantes no evento.

À hora marcada, abriram-se as portas do Auditório Primavera e deu-se início à receção e acolhimento de todos os convidados. O congresso começou perante uma plateia bem composta e ansiosa pelo cumprimento de uma agenda preenchida e desafiante.

10:20 – Sessão de abertura – Eugénia Carvalho e Isabel Silva

Eugénia Carvalho e Isabel Silva, coordenadoras do Núcleo de Braga, convidaram para estar presente na mesa da sessão de abertura, Isabel Couto em representação da APR. Na sessão de abertura Eugénia Carvalho deu as boas-vindas a todos os presentes e afirmou o empenho e esforço para dar resposta plena ao desafio que lhes fora lançado. Apresentou um breve historial do Projeto Reiki 4Pets como mais uma iniciativa deste Núcleo que une duas paixões: Reiki e animais.

Seguiu-se a transmissão da mensagem de saudação partilhada por João Magalhães, presidente da APR, com saudações para todos os presentes e os votos de sucesso para o evento.

Finalizando este momento, Isabel Silva proporcionou a preparação adequada para a partilha a usufruir no evento orientando os participantes no enraizamento e na ligação de todos com a energia universal com os princípios do Reiki. De salientar que a imagem do mestre Mikao Usui, esteve sempre presente na mesa do congresso.

10:30 – Código de Ética para Aplicação de Reiki em Animais, por Raquel Correia

Raquel Correia falou da importância de que se reveste o Código de Ética para Aplicação de Reiki em geral e em Animais, referindo-se à sua criação em 2018 e aprovação em assembleia geral no presente ano. Colocou especial enfoque no exercício do voluntariado com a detenção do nível I e II de Reiki sob supervisão e o estatuto de profissional está reservado para os detentores do nível III. Abordou, na imensidão de aspetos abrangidos por um código tão específico, as responsabilidades, competências, direitos e deveres do terapeuta e o espaço terapêutico. Finalizou com a referência aos direitos do animal plasmada na Declaração Universal dos direitos do animal e esclarecimentos sobre a relação terapeuta/animal e algumas cuidados e recomendações presentes no Código.

11:00 – Projeto “Todos em família – Preparação dos Animais para adoção” – por Carlos Pinto e Mercedes Costa

Mercedes Costa começou por apresentar a história do Projeto que o núcleo desenvolve no Canil Municipal de Olhão, com especial desenvolvimento a partir de 2017, referindo as ligações e bases do projeto e uma diversidade de atividades que vão promovendo em prol dos animais. Carlos Pinto relatou na primeira pessoa a experiência vivida, intensa e entusiasmante que o Reiki auxilia no sucesso crescente que se verifica na adoção dos animais, especialmente de cães, tendo documentado o seu sucesso com registos fotográficos e de vídeo. Terminou o seu relato com a saliência para a necessidade de o ato de adoção se afirmar como um ato responsável, para cuidar, dar atenção, amor e carinho, isto é, para dar aos animais o mesmo que nós como humanos também queremos.

11:30 – A Profissionalização do terapeuta de Reiki Animal – por Cláudia Mateus

Cláudia Mateus explorou este tema tendo por referência a sua história de vida e de evolução pessoal através do Reiki. Usou a metáfora da “sementinha” que nasceu e alimentada com “foco, estudo e sabedoria” foi crescendo alimentada pela prática até se transformar numa árvore com frutos. Referiu a importância do voluntariado para a prática e para a experiência como uma etapa desse crescimento. Depois, aludiu à sua experiência profissional, ao seu espaço, parcerias e formações. Terminou com a referência à sua experiência como doula, no apoio à transição do animal, uma solicitação em crescendo nos dias de hoje.

12:00 – O Animal como Terapeuta – por Inês Vieira e Sílvia Sousa

A partir da observação de sequências de imagens ligadas à realidade que regista a presença de animais que geram sentimentos de afeto, as dinamizadoras mostraram que a imagem cria um vínculo com a realidade e traduz o espírito do Projeto “Doing Things Conect” (DTC). Este projeto recorre particularmente aos cães nas suas principais áreas de intervenção. Deste modo, salientaram as suas extraordinárias capacidades já demonstradas e comprovadas em diversas vertentes e a sua referenciação como principais agentes nos processos de intervenção de caráter lúdico, educativo, terapêutico entre outros. Concluíram referindo-se à escolha e preparação destes animais para desempenharem alguns papéis com grande relevo na actualidade como o de assistência ou guia no apoio a pessoas com deficiência e, ainda, como terapeutas.

12:30 – O Estatuto jurídico dos animais – por Liliana Vaz de Carvalho

Liliana Vaz de Carvalho começou por referir algumas alterações e inovações recentes relativamente ao Estatuto jurídico dos animais, começando pela alusãoà Lei N.º8/2017 que consagra a designação dos animais como seres sencientes, ou seja, seres vivos dotados de sensibilidade. Depois, seguiram-se abundantes referências a artigos bastante diversos, tais como os relativos à responsabilidade e designação do achador de animal e os seus direitos e deveres, o acordo sobre o destino do animal em caso de separação ou divórcio e a defesa da guarda conjunta, por exemplo, assegurando o bem-estar do animal, o dever de manter as condições etiológicas adequadas ao animal ou dos cuidados médico-veterinários que por ele são requeridos. Finalmente, abordaram-se alguns aspetos ligados à moldura penal e ao quadro sancionatório que abrange as agressões, maus-tratos ou morte de animais e as autoridades que devem ser alertadas de imediato em tais situações.

14:15 – Reiki Doubutsu – Reiki para animais – por Sílvia Oliveira

Sílvia Oliveira começou por explanar a origem do termo Doubutsu que em japonês significa animal, daí resulta a tradução de ReikiDoubutsu pela expressão similar em português: Reiki para animais. Referiu alguns testemunhos desta prática em diferentes contextos e espécies e fez uma breve reflexão sobre a forma como os animais praticam os  princípios do Reiki: observando o seu comportamento numa terapia, pela concentração no presente, a confiança que depositam no outro, a gratidão que expressam, a sua honestidade simples e, por fim, a sua calma.

14:45 – Voluntariado e Formação de Reiki em animais – por Fátima Cunha Velho

Fátima Cunha Velho contextualizou a sua actuação e referiu-se à complicada situação que se vive em Portugal, nomeadamente no abandono, negligência a que são votados os animais, que se pode constatar nos canis de muitos municípios. Recorrendo ao historial da experiência que protagoniza, evidenciou os benefícios do Reiki, a importância do terapeuta e da experiência do voluntariado como um exercício que permite a evolução, o conhecimento da realidade, o assumir de causas e, sobretudo, a aprendizagem de uma lição de vida. Depois, salientou os artigos publicados, Workshops e outras ações implementadas no terreno que servem de exemplo para aquilo que deve ser uma ambição: a criação de rede de terapeutas no auxílio emocional e na promoção do bem-estar não só dos animais mas também de quem se dedica aos animais trabalhando nos canis municipais. Para estes últimos, o Reiki pode criar uma almofada emocional e funcionar como alívio emocional e físico, que se refletirá numa atuação dotada de maior clareza e desapego.

15:15 – Benefícios do Reiki – por Ricardo Garé 

Ricardo Garé brindou os presentes com uma participação surpresa via vídeo esclarecendo os Benefícios do Reiki em animais não humanos. A sua intervenção centrou-se na demonstração, com base em exemplos reais, de como o Reiki se traduz em melhorias na dimensão física e emocional do animal que acentuou num claro contraste com outras terapias conhecidas e já experimentadas. No domínio físico, por exemplo constata-se pela resposta rápida no abrandamento da dor e na cicatrização mais célere. As alterações e recuperações também se revelam nos comportamentos através da diminuição das fugas e voltando a ser o que eram antes. Enquadrou a explicação para as melhorias exemplificadas pela produção de hormonas que favorecem o equilíbrio do metabolismo e contribuem para o bom funcionamento do corpo. Na base da produção de hormonas estão as glândulas endócrinas existentes no organismo e representadas simbolicamente no Reiki pelos Chacras. A finalizar, abordou a importância do recurso aos símbolos do Reiki na potenciação dos efeitos e na eficácia dos resultados, de acordo com o contexto específico e o nível de intervenção da terapia.

15:45 – O Reiki em animais resgatados – por Eduarda Palmeira e Renato Silva

Eduarda Palmeira e Renato Silva dedicaram a participação para falar da História da Abandoned Pets, dos vários projetos atualmente em curso e a sua principal área de intervenção que se prende com o resgate de cães abandonados na rua, o seu processo de acolhimento e, enquanto Projeto de Dignificação dos Animais, promove também a sua adoção. No seu âmbito alargado de intervenção partilharam as dinâmicas dos projetos e estratégias em desenvolvimento, assinalando-se por exemplo “Animal educado, animal adotado”, “Animais de A a Z” e o CED (Captura, Esterilização e Devolução). Na sua atividade regista-se um forte investimento na sensibilização para a interação com animais junto das comunidades escolares do concelho. Também conta com o apoio de um grupo de voluntariado de terapeutas de Reiki e regista exemplos de evolução e alterações de comportamentos dos animais que experienciam esta dádiva.  

16:30 – Meditação ao som de taças tibetanas – “Conexão com o seu animal de estimação” – por Carla Brito, Andreia Roxo e Úrsula Martins

Enquadrada no âmbito deste congresso, Andreia Roxo e Úrsula Martins ofereceram aos participantes uma meditação original de Carla Brito, ao som de taças tibetanas cuja intenção foi promover a conexão íntima com o animal de estimação e com ele partilhar o amor incondicional.

17:00 – Medicina integrativa e animais – por Sofia Ferreira

Sofia Ferreira apresentou uma abordagem abrangente da Medicina tradicional e de terapias complementares numa perspectiva integrativa com aplicação em animais. De entre a diversidade de terapias complementares assinalou o exemplo de recurso à acupunctura e à ozonoterapia, assinalando os processos e contextos de aplicação e efeitos produzidos, documentando com o recurso a exemplos ilustrativos. Por fim, abordou a temática da dietoterapia, em que, como o nome indica, o objetivo é dar resposta à frase “deixa o teu alimento ser o teu medicamento”. Assim, abordando os tipos de alimentação confrontou a ração seca com a alimentação natural, reforçando os benefícios da alimentação natural cozinhada, concretamente no tratamento de patologias específicas, na promoção da saúde e na terapia e auxílio da convalescença, para além de casos de intolerância à ração. Finalizou a intervenção salientando os cuidados especiais com ossos, doces e chocolates, os principais alimentos a evitar.

17:30 – Entendendo o comportamento do animal de estimação – por Manuela Pereira

Manuela Pereira sensibilizou os participantes para o entendimento do comportamento do animal de estimação. Começou por salientar a observação atenta de como o nosso animal de estimação age e reage, assinalando que apesar das características de cada espécie, cada ser é único. Seguiu-se a referência a alguns aspetos importantes para fazer o animal feliz. Depois, falou do “melhor amigo do homem” e das suas reconhecidas características que foram reforçadas com imagens que evidenciaram os principais sinais de afeto do cão. Seguiram-se os gatos, foram observados também muitos sinais de afeto através de imagens ilustrativas. A concluir apelou para que o tutor crie um forte vínculo com o seu animal de estimação e lhe dedique atenção e tempo de qualidade, pois o entendimento é a base de qualquer relação feliz!

18:00 – Sessão de Encerramento – por Eugénia Carvalho e Isabel Silva

Isabel Silva e Eugénia Carvalho presidiram à sessão de encerramento na qualidade de coordenadoras do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki. Eugénia Carvalho tomou a palavra para agradecer a todos os presentes, participantes, congressistas e patrocinadores do evento. Aproveitou a ocasião para entregar a verba angariada nas inscrições do congresso, cobertores e um donativo pecuniário oferecido por um patrocinador à Associação Abandoned Pets. Em seguida, convidou os voluntários que colaboraram ativamente na organização deste congresso para estarem presentes na mesa da sessão de encerramento, agradecendo o seu empenho, dedicação e disponibilidade. Seguiram-se os agradecimentos:

– a todos os participantes presentes pelo empenho e respeito pelo cumprimento do horário;

– aos  palestrantes pela qualidade e pertinência das intervenções que contribuíram para o pleno cumprimento dos objetivos deste II Congresso de Reiki para Animais: dignificar o Reiki e os animais.

– aos patrocinadores que colaboraram com a organização ajudando a que este congresso se tornasse numa causa humanitária;

– aos ausentes que estiveram ligados em pensamento ao evento;

– aos animais que nos ensinam o que é o amor incondicional e nos ajudam a trilhar o caminho da felicidade;

– a Mikao Usui que nos une em torno do Reiki.

Publicado em

Feira da Saúde no Altice fórum em Braga

O Núcleo de Braga participou nos dias 25 e 26 de abril na Feira da Saúde no Altice fórum em Braga dando cumprimento à sua missão de difusão e prática de Reiki.

Este evento procurou proporcionar aos visitantes do certame, demonstrações, palestras, rastreios, workshop´s e sessões de reiki de forma gratuita.

Foi gratificante constatar a procura, a curiosidade e o interesse que o reiki despoletou num evento de promoção da saúde.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Publicado em

1º Seminário de Reiki, História e Ciência – Lisboa, Maio 2019

Dia 25 de Maio, no Auditório do IPDJ de Moscavide (Parque das Nações), a Associação Portuguesa de Reiki promove o 1º Seminário de Reiki, História e Ciência, com a participação de oradores nacionais e estrangeiros.

1º Seminário de Reiki, História e Ciência

O seminário está aberto a todos os participantes, mesmo não praticantes de Reiki. O seminário terá tradução para português.

Oradores

  • Fernanda Afonso (Brasil) – Professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ). Mestre em Saúde Coletiva pelo instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Ciências pelo Instituto de Nutrição da UERJ, Nutricionista – sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Divisão de Programas de Saúde da AP 3.2 (DAPS/SMS/RJ), Terapeuta e Mestre em Reiki do Estudio Reiki Sagrado. Atuo desde 2014 no atendimento e na formulação de projetos de extensão e protocolos sobre Reiki e outras Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e na UERJ.
  • Francis Vendrell (Suiça) – É doutorado em Física e Mestre de Reiki em Genebra. É o presidente da SwissReiki e co-fundador da ERG (European Reiki Group).
  • João Magalhães (Portugal) – Designer, formador e fundador da Associação Portuguesa de Reiki.
  • Jojan Jonker (Holanda) – Formou-se em 1986 em Computer Science (Leiden university, The Netherlands). Trabalhou durante muitos anos como consultor de IT. Uma das suas áreas de interesse e especialização foi a influencia da cultura corporativa no fator humano em projetos de IT. Isto sobrepôs-se com o que é hoje em dia chamado de “Espiritualidade Corporativa”. Em 1998 tornou-se um Mestre de Reiki e desenvolveu um interesse especial em espiritualidade, no geral, e em misticismo. Em 2010, graduou-se em Interreligious Spirituality (Radboud University, Nijmegen, the Netherlands) e continuou em 2011 como candidato a doutoramento, como praticante de Reiki e como académico escolar. Em 2016, terminou o seu doutoramente com o tópico “the migration of Reiki to the West” e prosseguiu no campo dos Estudos Religiosos.
  • Justin Stein (Canadá) – (PhD, University of Toronto) é um académico do intercâmbio entre Japão e a América do Norte, que particulamente se foca em práticas de cura espirituais, incluíndo Reiki. O seu livro, brevemente disponível, Alternate Currents: Reiki Healing, North Pacific Networks, and Transnational Spiritual Therapies (2020), observa como Reiki se desenvolveu na rede social de Hawayo takata (1900-1980), que conectou as elites sociais japonesas com trabalhadores agrículas do Hawai, donas de casa de classe média e hippies das monhanhas da Columbia Britânica. Atualmente está a fazer pesquisa num pos-doutoramento no Japan Society for the Promotion of Science na Bukkyo University em Kyoto. Também é um praticante de Reiki.
  • Luis Matos (Portugal)
  • Luís Carlos Matos nasceu na Beira, Moçambique em 1973. Licenciou-se em Engenharia Alimentar e concluiu o Mestrado em Controlo de Qualidade na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Desde cedo se interessou pelas artes orientais tendo iniciado a prática de Karate Shotokan há cerca de 30 anos. Detém atualmente a graduação de 3º Dan. O seu interesse pelas artes da saúde surge da prática marcial séria e continuada, tendo estudado Reiki com os Mestres Sandra e Jorge Ramos, com os quais atingiu em 2012 o nível Shinpiden em Reiki Usui Shiki Ryoho. Em 2011 concluiu o Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tendo vindo a exercer atividade como especialista em MTC, atualmente com cédula TNC aprovada pela ACSS. É autor de vários artigos científicos na área da MTC, com especial interesse no Qigong e os seus efeitos na saúde humana. Frequenta atualmente o Programa Doutoral em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde desenvolve trabalho de investigação na área da medição funcional das alterações fisiológicas em Medicina Tradicional Chinesa.
  • Paula Roque (Portugal) – Formação em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Formadora e investigadora na área das Ciências Socais e Humanas. Professora na Academia Sénior do Fundão, onde faz parte do corpo docente desde 2010. Atualmente ministra a aula de Meditação. Membro da organização da Bienal de Saúde e Bem-Estar, desde 2013. Terapeuta de Reiki. Facilitadora de Meditação orientada. Desenvolvimento de projetos inovadores. Coordenadora do Núcleo do Fundão da Associação Portuguesa de Reiki.
  • René Vögtli (Suiça) – Treinou em Hong Kong com o Dr. John e Esther Veltheim e é professor de Reiki a tempo inteiro desde 1992. Antes disso René Vögtli trabalhou como negociador de mercadorias e viveu na Europa, África e Ásia. A sua esposa, Mischa Vögtli-Egloff é também professora de Reiki a tempo inteiro e ambos gerem o reiki-international.ch. Os Vögtlis vivem na Suiça e Grécia, tendo dois filhos. Agora nos seus sessentas, o seu foco é as atividades de Reiki em países Europeus. René Vögtli tem sido fundador, membro e serviu em comités de várias organizações exclusivas e inclusivas de Reiki. Mais recentemente no ProReiki na Alemanha e no European Reiki Group, ERG. É autor de um livro e escreve regularmente artigos em revistas e blogues. Como fundador do projeto “Reiki-Conciliation” está comprometido em contribuir para o processo de reconciliação dentro da comunidade de Reiki. Para o seu propósito, lançou o filme “Reconciliation – Along the path of Mastery” com Phyllis Lei Furumoto. Neste filme, documenta que os vários estilos de Reiki têm mais em comum do que possam pensar.
  • Rita Évora (Portugal) –Rita Évora Ferreira é uma das vencedoras do Prémio Hayashi de Investigação Reiki, graças à dissertação de Mestrado que realizou sobre esta terapia complementar no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa.

Agenda

09:00 – Check in / Recepção

Sessões sobre a História do Usui Reiki Ryoho

09:30 – Perspetiva Histórica em Portugal – João Magalhães
Algumas ideias sobre como Reiki chegou a Portugal e a sua evolução na prática até aos dias de hoje.
10:00 – Hawayo Takata e a adaptação da terapia Usui Reiki Ryoho para um público não japonês – Justin Stein
Nas décadas que se seguiram ao falecimento de Mikao Usui (1865-1926), o fundador da Terapia Reiki de Usui, quer o seu discípulo HAYASHI Chūjirō (1880–1940) e a discípula de Hayashi’s, Hawayo TAKATA (1900–1980), adaptaram a Terapia Reiki de Usui para um público no Japão, Havai e América do Norte. As adaptações de Takata foram ocidentalizadas para que Reiki pudesse ser mais aceite por americanos.
Concluí que algumas das suas adaptações podem ser divididas em três categorias: 1) aquelas que foram influenciadas pelo seu treino em massagem e naturapatia; 2) aquelas que pretenderam “japonezar” Reiki ao ritualizar alguns aspetos da cultura japonesa para um público não japonês; 3) mudanças fundamentadas pela sua experiência de prática e ensino, de décadas.
10:40 – Um modelo analítico da espiritualidade no estudo de Reiki – Jojan Jonker
Uma forma de comparar as práticas espirituais em diferentes lugares e em tempos diferentes é através de uma aproximação analítica. Para a minha tese de doutoramento, usei um modelo analítico de espiritualidade que apliquei três vezes na espiritualidade presente no Reiki: Na era japonesa de Usui e Hayashi, na era do Oeste, com Takata e na era da globalização com Takata e os seus mestres. Esta aproximação tornou-se possível de indicar as mudanças da espiritualidade de Reiki durante a sua divulgação.
11:20 – A Reconciliação é Celebração – René Vögtli
Nesta apresentação iremos ver a definição do processo histórico de reconciliação para a criação harmoniosa de comunidades de praticantes de Reiki. Serão apresentados projetos conciliatórios como a ERG, as entrevistas do documentário sobre “Reiki-conciliation”, Super Reiki viaja para o Norte da Europa, entre outros. A grande celebração da reconciliação, dentro da comunidade de praticantes de Reiki é no 100º aniversário de Reiki em 2022.
12:00 – Almoço

Sessões sobre Reiki, Ciência e Medicina

14:30 – Vantagens do Reiki no empoderamento psicológico de pessoas com doença oncológica – Rita Évora
As componentes do Empowerment Psicológico demonstram ser relevantes para as pessoas com experiência de doença oncológica, devido às inúmeras formas em que estas tendem a perder o controlo.
Esta dissertação, apresentada no Seminário, procurou investigar o papel do Reiki no Empowerment de pessoas com experiência nesta doença, numa perspectiva comunitária. Teve como seu principal objectivo, conhecer experiências subjectivas vividas através do Reiki, a percepção que têm as pessoas no que respeita aos benefícios na saúde e a forma como o Reiki se pode constituir num recurso de promoção de Empowerment, contribuindo assim para o estudo das suas dimensões nesta comunidade.
A execução empírica do presente trabalho, de carácter exploratório, foi desenvolvida em duas abordagens distintas – quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo é constituída por 25 participantes oncológicos, 15 que utilizaram apenas tratamento convencional e outro grupo de 10 que complementaram estes tratamentos com o Reiki. Numa primeira fase, foi dado a conhecer ao participante a conceptualização do processo de E.P, tendo em vista a aplicação do Questionário de Empowerment Psicológico (adaptado de Mok, 1998), com o intuito de averiguar as diferenças significativas, quanto aos seus níveis, entre aqueles que utilizaram a abordagem complementar Reiki e os que recorreram apenas ao tratamento convencional. Numa segunda fase, através da entrevista, explorámos o significado que 5 dos participantes utilizadores de Reiki atribuíam ao E.P, com a finalidade de analisar o papel empoderador do Reiki. Pela análise temática, procurou-se verificar os temas inerentes às dimensões de E.P atribuídos ao Reiki, pelas participantes.

15:10 – A tentativa de explicação de Reiki sob a perspetiva da biofísica quântica – Francis Vendrell
15:50 – O efeito de Reiki à distância e a avaliação funcional dos efeitos fisiológicos da prática de qigong – Luis Matos
16:30 – Cuidado ao Cuidador: Reiki nas Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro – Fernanda Afonso
O crescimento substancial na utilização das Práticas Integrativas Complementares (PICs) a partir do ano 2000 (OMS, 2011) é atribuído ao aumento da demanda decorrente das doenças crônicas; dos custos dos serviços de saúde levando à procura de outras formas de cuidado; à insatisfação com os serviços de saúde ofertados; o ressurgimento do interesse por um cuidado holístico e preventivo às doenças; e os tratamentos que ofereçam qualidade de vida quando não é possível a cura. No Brasil, as PICs passaram a ser utilizadas a partir da Portaria MS nº 971, de 03 de maio de 2006, atualizada com novas práticas pela Portaria MS nº145/2017 incluindo a técnica Reiki. Há constatação científica que o ambiente e o processo de trabalho são capazes de adoecer as pessoas apontando ao crescimento dos distúrbios psíquicos nos últimos 20 anos. O Reiki promove o bem-estar e o equilíbrio do corpo, mente e espírito, a tranquilidade e o autoconhecimento e auxilia nos diversos processos de cura. O objetivo deste estudo foi oferecer de forma itinerante atendimentos de Reiki aos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) da área programática da zona Norte do Rio de Janeiro (AP 3.2) em ações pontuais para auxiliar a diminuir a sua carga de estresse, melhorar a disposição para o trabalho e diminuir relações de conflitos entre profissionais.
17:10 – Coffee Break
17:40 – Resultados das consultas de Reiki no Hospital do Fundão – Paula Roque
Explicação do modelo de consulta de Reiki aplicado a consultas hospitalares, que já existe no Hospital do Fundão desde setembro de 2013, com a definição dos procedimentos e os seus resultados.
Este modelo de consulta tem sido aprimorado, resultado da experiência das inúmeras consultas desde que se iniciou e a prática de uma equipa treinada tem demonstrado o alcance do Reiki num Hospital.
A consulta de Reiki tem uma relevância na oferta hospitalar em áreas da saúde que necessitam de mais apoios com resultados muito benéficos para os utentes. Os próprios utentes perceberem causas mentais e emocionais que levam a estados de desequilíbrio e, com auxílio da terapia complementar, cria-se uma visão mais integrada para a saúde.

18:20 – FÓRUM REIKI, HISTÓRIA E CIÊNCIA, com todos os oradores.
19:30 – Encerramento

Inscrições

  • Entradas para Associados – €20
  • Entradas para Não Associados – €35

IBAN: PT50.0033.0000.45366862462.05

Enviar comprovativo para: eventos@montekurama.org

Lugares limitados.

Local

Endereço: Rua de Moscavide 71, 1990-100 Lisboa

Transportes: Metro do Oriente; CP estação do Oriente.

Publicado em

DOG SUMMIT

A primeira edição da Dog Summit realizou-se este fim-de-semana em Lisboa, nos armazéns do Lx Factory e o Grupo de Voluntários de Reiki em Animais não quis perder a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho de divulgar e promover oReiki em Animais e os seus beneficios para o bem-estar nos animais.

Foi um dia muito gratificante com grande envolvimento e dedicação do Grupo. Foi-nos dada a oportunidade de promover o Reiki em animais na Dog talks sobre as medicinas alternativas, onde estiveram presentes as veteriniárias holisticas Dinora Xavier e Margarida Raposo, e a coordenadora do grupo Carla Brito. E, no programa televisivo 5 para a meia noite da RTP.

Deixamos um grande obrigado à Andromeda pelo convite para estar presente neste evento, a todas as pessoas e seus Animais que passaram pelo expositor para saber mais sobre o Grupo e o Reiki e, a todas as voluntárias que nos acompanharam.

Um grande Obrigado a Todas.
Carla Brito
Coordenadora do Grupo

https://www.facebook.com/pg/dogsummitlisbon/photos/…
Publicado em

Relato de umas Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre

Montalegre é um distrito remoto de Portugal, onde há um ano atrás foi iniciado um núcleo regional, através da Coordenadora Nina Leconte. Num dos nossos congressos, há uns anos atrás, a Nina abordou-me, questionando-me sobre quando haveria assim Reiki em Montalegre e ao incentivá-la com a sua própria questão, no dia 18 de Novembro de 2018, realizaram-se umas jornadas com 71 participantes, numa região de mais difícil acesso, com as populações muito espalhadas e que contou com o apoio e deslocação dos núcleos do Fundão, Porto, Penafiel, Guimarães e Ermesinde. 

Podes ver no nosso facebook todas as fotos do evento…

Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre

Abertura e agradecimentos – Cláudia Magalhães

Começo por definir a palavra gratidão:

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada. também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. A vida é feita de momentos, Só por hoje sou GRATA e estou aqui para fazer os agradecimentos.

As mãos são as asas do coração, A energia universal é a forma, Que nos leva a viver com gratidão, Nina este momento é dedicado a ti, Aqui e agora, Os agradecimentos vou enumerar, Pois está na hora da jornada começar:

Em nome do Núcleo de Reiki de Montalegre quero agradecer:

  • Ao Exmº Sr. Presidente da Cercimont Fernando Rodrigues, por disponibilizar o espaço, a quem envio um grande abraço
  • À directora Drª Sandra Batista, pois a cada pedido, é um sim acompanhado de um belo sorriso
  • À Câmara Municipal de Montalegre, em especial, à Drª Fátima Fernandes e ao Sr. David Teixeira pelo apoio e ajuda na divulgação, têm um lugar especial no meu coração
  • O Núcleo agradece e sente-se privilegiado pela carinhosa companhia de todos os clientes da Cercimont
  • À Associação Portuguesa de Reiki, pela oportunidade que deu ao Núcleo e pela vossa companhia, o que nos traz uma grande alegria
  • A cada um de vocês que se deslocou para assistir
  • Aos familiares que autorizaram os seus educandos a participarem neste evento
  • A presença dos funcionários da Cercimont
  • A presença de todos praticantes de Reiki que participaram com tudo o que puderam
  • Todos os oradores que participaram nas jornadas
  • A presença da Rádio Montalegre e o apoio na divulgação temos que agradecer, pois a VOZ DO BARROSO falou deste evento desde manhã ao entardecer
  • Por último um especial agradecimento ao nosso Mestre Mikao Usui, fundador deste sistema de energia
  • Finalmente dedico a ti Nina este poema:108-AMIGOS – Os amigos com quem se trabalha e se apoiam uns aos outros devem assumir a liderança do país.

A todos os participantes o núcleo oferece uma terapia, a mesma terá que ser marcada pelo telefone.

Abertura com músicas da Marta Silva

Reiki – Nina Leconte

Nina Leconte, coordenadora do núcleo de Reiki de Montalegre e dinamizadora destas jornadas, falou-nos daquilo que são os pilares do Usui Reiki Ryoho – a filosofia de vida – e um esclarecimento muito importante sobre o que é a prática de Reiki, mostrando também o excelente trabalho que tem vindo a fazer com os jovens da Cercimont.

Reiki nos Hospitais – Paula Roque

Paula Roque, coordenadora do núcleo de Reiki do Fundão, realizou uma apresentação sobre as diretrizes que têm sido implementadas no Hospital do Fundão, onde são realizadas consultas de Reiki. Desde as indicações de preparação dos terapeutas aos bons resultados que têm sido alcançados.

Intervenção da Drª Sandra Batista sobre a saúde mental

A Arte de Ser Feliz – Marta Silva e Ofélia Lestre

Marta Silva é Mestre de Reiki e está na Cercigui, com Carlos Dias no projeto de terapia e ensino de Reiki aos utentes da instituição. O projeto A Arte de Ser Feliz é também apresentado por Ofélia Lestre, coordenadora na Cercigui e grande impulsionadora e motivadora deste projeto.

Reiki para idosos – Nuno Nunes

Nuno Nunes, coordenador do núcleo de Reiki de Penafiel, apresentou o trabalho voluntário que o núcleo tem feito com os seniores e a importância de sabermos cuidar daqueles que estão numa fase áurea da vida, tendo também necessidades e atenções especiais. Foi um grande exemplo e inspiração para que este tipo de voluntariado seja também criado noutras localidades. 

Reiki na auto cura – Filomena Pessanha

Filomena Pessanha, coordenadora do núcleo de Reiki do Porto, partilhou com os participantes as bases fundamentais da nossa prática – a auto cura, o cuidado que devemos ter para connosco, lançando ainda sementes importantíssimas para a nossa reflexão. Filomena referiu ainda os três “R”do Reiki, que nos pedem Responsabillidade, Respeito e Resiliência.

Reiki em Crianças – Sílvia Oliveira

Sílvia Oliveira, coordenadora do núcleo de Reiki de Guimarães, abordou o tema das necessidades que as crianças têm vindo a apresentar quando têm uma consulta de Reiki e da forma como nós, praticantes, temos um olhar atento e algumas respostas para auxiliar nos seus cuidados. Foi também dado um exemplo muito bonito sobre um caso real através da prática de Reiki a uma criança, onde o Super Reikinho auxiliou a ultrapassar o medo de dormir sozinho.

Testemunho de Sónia Jacob sobre a aplicação prática de Reiki para Crianças.

As Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre foram um encontro que promoveu exatamente os valores que há 10 anos a Associação Portuguesa de Reiki tenta incentivar – a união, a partilha, a seriedade da prática. 

Deste encontro saiu também a criação de dois projetos muito importantes para 2019, que brevemente iremos anunciar pois são aspetos que cada vez mais indicam que Portugal é inovador na aplicação de Reiki.

Ofélia Lestre, Cercigui & Sandra Batista, Cercimont
Publicado em

Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre

No dia 18 de Novembro, pelas 13h30 teremos as Jornadas de Terapeutas de Reiki na bonita cidade de Montalegre. Esta é uma iniciativa com a organização da nossa coordenadora de Montalegre a Nina Leconte.

As Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre será realizada na Cercimont, Av Nuno Álvares Pereira 553 – Montalegre

Programa das Jornadas de Terapeutas de Reiki

  • 14h00 – Boas vindas – Agradecimentos – Cláudia Magalhães
  • 14h20 – Abertura com os cinco princípios – Marta Silva
  • 14h40 – Reiki – Nina Leconte – Núcleo Reiki Montalegre
  • 15h00 – Reiki nos hospitais – Paula Roque – Núcleo Reiki Fundão
  • 15h30 – Reiki com os idosos – Nuno Nunes – Núcleo Reiki Penafiel
  • 16h00 – Coffee Break 
  • 16h30 – A energia no nosso dia a dia – Rosa Monteiro
  • 16h45 – Reiki: a arte de ser feliz – Marta Silva e Ofélia Lestre – Núcleo Reiki Guimarães
  • 17h10 – Autocuidado com Reiki – Filó Pessanha – Núcleo Reiki Porto
  • 17h35 – Reiki em crianças – Sílvia Oliveira 
  • 18h00 – Encerramento

Mais informações

O evento é de entrada livre, aberto ao público. 

Seja muito bem-vindo! Mais informações pelo 936395006

Email: Nina Leconte nucleoreikimontalegre@gmail.com

Publicado em

Feira animal de Oeiras – Voluntários de Reiki Animal

O Grupo de Voluntários de Reiki Animal, representado pela Ana Almada, Maria Camara, Elsa Santos, Maria Graça Rosas e Carla Brito, esteve presente na Feira animal de Oeiras, no dia 5 de maio, a convite da Câmara Municipal de Oeiras.
A Feira teve lugar no Jardim de Oeiras e contou  com mais de 170 expositores das mais diversas áreas e vários workshops temáticos dedicados aos animais e famílias.
Ao longo do dia, passaram pelo cantinho do Reiki Animal vários tutores com os seus animais, os quais quiseram saber mais sobre os benefícios da terapia e proporcionaram aos seus patudos  uma sessão de reiki.
Foi mais uma ano em que  verificamos uma crescente aceitação do reiki e um aumento da curiosidade em experimentar uma sessão. Este ano, tal como o ano passado, foi um ano rico, pois muitas pessoas se aproximaram para pedir e recolher informação. Para além disso, o grupo deslocou-se às bancas das associações animais para explicar o que é o reiki e os benefícios que pode trazer para os animais das associações,  com o objetivo de estabelecer laços que permitam mais parceiras de Reiki Animais em associações.
Foi mais um dia muito agradável que esperamos repetir muitas e muitas vezes.
Carla Brito
Coordenadora do Grupo de Voluntários de Reiki animal da Região de Lisboa
      
Publicado em

Voluntariado em São Pedro de Sintra, a gratidão de partilhar Reiki com seniores

Em Janeiro de 2017 o Núcleo Regional de São Pedro de Sintra iniciou o projecto de voluntariado na A80 Residência Sénior. Este projecto contou, inicialmente, com 5 voluntárias.
Nestas sessões foi dado a conhecer o Reiki a muitas destas utentes, que não conheciam e nunca tinham ouvido falar.
Chegámos a 14 utentes mas nem sempre foi possível avaliar os seus efeitos. No entanto, na maioria, após cada sessão, ficavam mais calmas.
O prazo inicial de dois ou três meses prolongou-se até Setembro. Por agora, mantemos apenas uma voluntária para tratamento quinzenal de uma utente.
Como testemunho a Directora Geral da A-80 Residência Sénior, Drª Mónica Pereira, refere:
“Como Directora Geral da A-80 Residência Sénior estou extremamente grata a todos os voluntários da Associação Portuguesa de Reiki, nomeadamente ao Núcleo de S. Pedro de Sintra, por toda a disponibilidade e amabilidade com que aceitaram o desafio de realizarem sessões de Reiki aos nossos moradores.
Pois considero que tem sido uma mais valia para o bem-estar dos nossos moradores.
Um exemplo que espelha o que digo, são as palavras da Sra. C, que após as duas primeiras sessões de Reiki, verbalizou que as dores no seu joelho diminuíram.
Contudo, no início não foi fácil a adesão. Tínhamos que chamar várias vezes e de alertar que estava a ficar atrasada, podendo ficar sem a sessão, facto que não a incomodava.
Hoje, é a própria que nos lembra e questiona semanalmente, se terá sessão, pois diz que necessita muito de receber Reiki no seu joelho.
E prova disso, é faces de felicidade e bem-estar com que sai da sala de terapia, é bem evidente e facilmente percetível o bem-estar sentido.
Fico muito feliz pelos resultados obtidos e por ter tido a iniciativa de lançar o convite à Associação Portuguesa de Reiki.” 
Voltaremos mais tarde a esta instituição para fazermos voluntariado aos cuidadores dos residentes da residência.
Um agradecimento imenso ao João Magalhães pelo seu apoio incondicional e paciência com que ouve, aconselha e incentiva.
Muito obrigada às voluntárias Isabel Couto, Patrícia Branco, Ana Nascimento e Teresa Almeida.
E um grande agradecimento também à A80 Residência Sénior desde a Directora ao pessoal auxiliar, pela disponibilidade e simpatia com que sempre nos acolhem e acompanham.

Publicado em

Festa dos Animais da Penha

No Dia 17 de Abril, Domingo, o Grupo de Voluntárias de Reiki em Animais, Fátima Velho, Graça Rosas e Carla Brito, estiveram  mais uma vez em representação da Associação Portuguesa de Reiki, na Festa dos Animais da Penha, na Praça Dr. Paiva Couceiro, em Lisboa.
Foi fantástico o interesse demonstrado pelos tutores dos animais, tendo atendido durante o dia mais de 20 cães e um gato, cuja presença já é habitual nestes eventos.
As entidades presentes manifestaram interesse em saber mais sobre esta Terapia Complementar, que pode ser aplicada em simultâneo com tratamentos veterinários, nas capturas de animais silvestres, na recuperação do  pós-operatório das castrações e esterilizações, e que de um modo geral trás  grandes benefícios para a manutenção do bem-estar do animal.
Conhecemos ainda um morador, que se dedica a fazer instrumentos musicais com materiais reciclados para as crianças do seu Bairro e que nos levou dois cães, ambos retirados de situações complicadas e que adoraram receber Reiki.
Foi mais um dia de muita partilha, onde pudemos vivenciar o ambiente tranquilo deste Bairro de Lisboa
Agradecemos à Junta de Freguesia da Penha de França pelo convite, bem como aos moradores pela forma como fomos acolhidas.
 
  
 

 

Publicado em

Dia Internacional de Reiki – Núcleos Porto e Ermesinde

Actividade conjunta dos Núcleos do Porto e de Ermesinde,
na Celebração do aniversário do Mestre Mikao Usui, no Parque da Cidade do Porto.
Houve partilha de Reiki em Família, Meditação, criação de Mandalas com elementos da natureza, Piquenique partilhado e Convívio.
 
      
 
      
 
      
 
       
 
       
 
        
 

 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 

Publicado em

Partilha de Reiki e Terapia do Som – Núcleo de Barcelos

Com gratidão partilho um dia gratuito de terapia Reiki na Feira da Saúde, organizado pelo Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria, em Vila Cova Barcelos.
Foi com muita gratidão que o Núcleo de Barcelos promoveu terapias Reiki aos visitantes da Feira da Saúde no dia 26 de maio.
Para além do Reiki, promoveu também outra terapia holística, a Terapia do Som.
       
      
      
     
     
     

 
     

Publicado em

ANIMALFEST Loures – Voluntários de Reiki Animal

O Grupo de Voluntários de Reiki Animal,  Maria Graça Rosas, Fátima velho e Ana  Mourato, estiveram presentes  no dia 03 de Junho em mais um evento da ANIMALFEST em Loures. Foi o local ideal para dar a conhecer os benefícios e o funcionamento do Reiki em Animais.
Foi um dia espectacular e produtivo e, mais uma vez não houve mãos a medir para tantos Animais a realizar demonstrações.
Publicado em

1º Curso de Voluntários de Reiki- Tavira

Olá a todos

Venho apresentar-lhes um evento organizado pelo Nucleo de Reiki de Tavira no dia 1 de Abril de 2017 no novo espaço inaugurado nesse dia, e que acolherá a Associação Portuguesa de Reiki e a Associação de Reiki para Crianças e Jovens.
Este curso proporcionado pela própria associação e desenvolvido pelo Fernando Eduardo, proporcionou-nos bem estar, partilha e um convívio especial.
Agradeço à Carla Lopes e ao Fernando Eduardo, e a todos os presentes que fizeram acontecer este evento, convidando-os a visitarem-nos sempre que quiserem.
Bem Haja
Ana Patrícia Mendes

Publicado em

5º Open Day de Reiki no Parque Temático da Madeira em Santana

5º Open Day de Reiki no Parque Temático da Madeira em Santana, descentralizando esta terapia para o Norte da Ilha da Madeira.
Muito gratificante.

Agradeço de todo coração a Ana Gonçalves, Jose Gonçalves, Cleo Cleozinha, Noémi Freitas, Gilda Maria Nunes e Sao Freitas, por todo o seu tempo e disponibilidade em doar Reiki no 5 Open Day de Reiki no Parque Temático de Madeira em Santana. Bem hajam.

Publicado em

Curso Voluntariado Reiki – Núcleo de Lagos

Realizou-se no dia 26/3/2017 o primeiro Curso de Formação de Voluntariado de Reiki. Foi organizado por Cristina Palma Moreira e Helena Tempera, coordenadoras do Núcleo de Lagos da Associação Portuguesa de Reiki e facilitado pelo Fernando Eduardo.
Gratidão foi a palavra do dia, começando pelas 24 pessoas fantásticas que reunimos! Gratidão à Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos pela cedência do Salão.
Agradecemos também ao Nuno Borges pelas fotografias. Todos contribuíram para esta tarde maravilhosa, um marco na história do Núcleo de Lagos, caminhando para o desenvolvimento do Reiki.

 

Publicado em

Curso e encontro de voluntariado de Reiki em Évora 2017

É com alegria que partilhamos este momento de plena realização que envolveu todos aqueles que trazem a prática de voluntariado de Reiki no seu coração.
No dia 18 de Fevereiro partilharam-se ensinamentos e experiências sobre a prática de voluntariado de Reiki em Évora.
O Curso foi promovido pela coordenadora do Núcleo de Évora, Fernanda Afonso António e pelos oradores convidados: Valter Jacinto e Fábio Bazílio.
Participaram também neste momento voluntários e coordenadores de projectos de voluntariado, aos quais agradecemos pelos seus testemunhos, entrega e dedicação.
Este evento terminou com um almoço convívio, anualmente realizado.
Só por hoje somos gratos!
Fernanda Afonso António
(Coordenadora do Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki)

Sede: Edifício Zen Concept Clinic – Rua do Viveiro 73 Bacêlo 7005-638 Évora
Contactos: 266708035/919267864″
Publicado em

REIKI – Encontro e Partilha Mensal – Sines

O Núcleo de Reiki Sines, da Associação Portuguesa de Reiki, promove mensalmente um Encontro / Partilha, para confraternização de Reikianos, famílias e todos os interessados nesta Filosofia de Vida.
PS: com a intenção de divulgar e informar a comunidade Reikiana do Litoral Alentejano, que estamos presentes no Espaço Reiki e Terapias Holísticas, onde levamos a efeito várias actividades, tais como: Terapias Reiki, Encontros Mensais, Partilhas, Voluntariado e apoio a quem necessita.
Todos serão muito bem-vindos, tragam roupa confortável,
comida e bebida, para partilhar.
(Os Cinco Princípios)
Só por hoje Sou calmo
Só por hoje Confio
Só por hoje vivo Honestamente
Só por hoje sou Gentil e Bondoso
Só por hoje sou Grato, Grato, Grato
Contactos: 965383060
Facebook: Núcleodereikisines
Facebook: Espaço Reiki e Terapias Holísticas
Associação Portuguesa de Reiki
Núcleo de Reiki Sines
O coordenador:
Luís Raposo

Publicado em

Encontro mensal Reiki em Vila Nova de Stº André

No passado dia 15/Janeiro/2017, tivemos mais um encontro mensal de Reiki em Vila Nova de Stº André
Neste encontro, debatemos a visão metafisica do sistema circulatório, reflectindo sobre o impacto que a mente tem na manifestação física da doença.
Depois da meditação sobre o tema, procedemos à partilha de Reiki.
Publicado em

Recolha de alimentos no núcleo de Guimarães, entregues à Fraterna

Durante todo o ano o núcleo de Guimarães da APR, tem ações de voluntariado, desde recolha de alimentos a sessões de Reiki para quem mais precisa. Mas é nesta altura do Natal que mais apelamos à solidariedade dos nossos  associados e o resultado é este! Este foi um ano muito especial e contamos também com a ajuda do salão de Rosa Pereira Cabeleireiros, que também fez recolha de alimentos para os mais necessitados!

Todos os alimentos foram entregues à Fraterna, para distribuir em cabazes e lanches para as crianças e suas famílias!
Vale mesmo a pena ser solidário. Este é o verdadeiro espirito de um praticante de Reiki. Obrigada de coração a todos aqueles que contribuíram para fazer com que o Natal dessas famílias fosse bem mais feliz! <3
Publicado em

Natal na Cercigui com muito Reiki

Os voluntários do núcleo de Guimarães também foram levar a alegria do Natal à Cercigui!

E quando entramos vestidos de Natal, os jovens da Cerci receberam-nos com muito entusiasmo. Os voluntários são conhecidos como “os nossos amigos do Reiki”. 🙂
Obrigada a todos!!!
Publicado em

Comemoração do dia do Voluntário na Misericórdia das Alcáçovas

O Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki celebrou o dia do voluntário na Misericórdia das Alcáçovas a convite da referida instituição.
Fez parte deste encontro um almoço convívio e uma apresentação efetuada pelo Núcleo de Évora da Associação Portuguesa de Reiki sobre o projeto de voluntariado de Reiki que tem vindo a ser semanalmente desenvolvido na referida Instituição.
Registámos depoimentos em ambiente de alegria e de grande partilha.
Os nossos agradecimentos à Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas e aos nossos voluntários:
Iolanda Charrua, Carla Lima, Ana Rita Palmiro, Esperança Cruz.
Só por hoje
Somos gratos!
Fernanda Afonso António – Coordenadora do Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki

Publicado em

Reiki e a Depressão – II Jornadas de Terapeutas de Reiki

O Tema de depressão hoje em dia é a chamada “doença do século”. O paciente com depressão, apresenta um estado emocional desequilibrado, Triste e Ansioso!
Podemos utilizar o Reiki como complemento aos antidepressivos, tratando com Reiki com as seguintes técnicas:
a) Emocional : no Coração e pulmões para a ansiedade; Coração e Estômago para a autoestima e Confiança; Coração e Umbilical para estabilizar as emoções e Coração com 3ª visão;
b) Físico: de uma maneira geral todo o Corpo Físico e cuidar da Vitalidade;
c) Mental : nuca e testa para pensamentos mais positivos e Coroa para cuidar das ideias ou seja mudar de atitude/objetivos;
O Saber Ouvir também é uma prática importante utilizada como Terapeuta.
Podemos ajudar ainda mais com um paciente com depressão:
a) em Terapia Complementar (Reiki) semanal ou quinzenal: fazendo o acompanhamento registando os comportamentos, atitudes, estado emocional e a evolução;
b) Meditação diária durante 5 minutos (recomendo Meditação Gassho): se por acaso não for praticante de Reiki pode ajudar na mesma, no controlo da respiração , no foco no aqui e agora esvaziando de preocupações;
c) Curso de Reiki para autotratamento e Transformar Consciência: porque não ajudar dando uma ferramenta de autocura? Depois de uma acompanhamento e evolução pode e deve aprender como se autocuidar iniciando este processo de despertar para uma Vida Nova de Consciência Pura, aproveitar e respirar a Vida como ela é no seu dia-a-dia.
Fica o meu Testemunho _/|\_
Nuno Miguel Moreira Nunes
Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel e Vale do Sousa da APRMK
Associado APRMK 00652
Associado ARCJ 0009
Publicado em

A APR na Feira de Saúde Integral de Lagos

Este foi mais um momento especial para a Associação Portuguesa de Reiki, no Algarve, onde marcámos presença na Feira de Saúde Integral do Algarve, realizada em Lagos nos dias 19 e 20 de Novembro.
Divulgámos a APR e o Reiki, fizemos contactos e alinhavámos novos projectos… convivemos e sentimos que valeu mesmo a pena… a equipa que esteve presente representando a APR, foi magnífica… Cristina Moreira, coordenadora do Núcleo de Lagos, Fátima Pinheiro, Helena Tempera e Fernando Eduardo… bem hajam
Entre olhares e sorrisos, concluímos mais uma tarefa, neste levar o Reiki e a APR um pouco mais além… que as forças não nos faltem… vamos continuar.
Ficámos mais ricos e de coração cheio.
feira-saude-lagos_cpm2295 feira-saude-lagos_cpm2260 feira-saude-lagos_cpm2254
Publicado em

Partilha de reiki

No dia 11 de Novembro, o Núcleo de Braga realizou a sua partilha mensal de reiki. Desta vez, o tema de trabalho e sensibilização foi o auto tratamento de Reiki no bem estar físico.
Estiveram presentes praticantes e não praticantes de reiki, realizou-se uma meditação para aprender a escutar e a observar o corpo, assim como  doação de reiki entre os presentes.
Foi feita uma apresentação em power point sobre o tema e uma sensibilização para a responsabilização pessoal no cuidado e manutenção da saúde e bem estar. Gratidão por mais este momento extremamente rico de partilha.
img_20161111_2242481
Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki
 

Publicado em

Algarve Festival Zen

Reiki na escola
A Associação Portuguesa de Reiki foi parceiro da organização Algarve Festival Zen, que decorreu em Tavira neste fim de semana. 
Marcámos a nossa presença durante 3 dias muito intensos, com muitos contactos, permitindo assim dar a conhecer a APR, as vantagens de ser associado e falámos dos projectos que pretendemos para esta região.
Divulgámos o Reiki, deixando o convite para que desfrutassem dos efeitos desta terapia, em mini sessões, que nos permitiu senti-los deveras agradados e reconhecidos.
Tivemos a oportunidade de fazer uma palestra sobre o Reiki Como Filosofia de Vida, onde os presentes tomaram consciência dos benefícios do Reiki em cada um dos momentos das suas vidas… no final a gratidão era imensa pelas reacções dos que nos escutaram.
Momento dos agradecimentos… gratidão à organização na pessoa do Marco Águas, à Ana Patrícia Mendes, coordenadora do Núcleo de Tavira, à Cristina Palma Moreira, coordenadora do Núcleo de Lagos, aos incansáveis voluntários, Isabel Alexandra Morim, Luís Morim, Fátima Pinheiro, Fernanda Guerreiro, Isilda de Sousa, Maria Teresa Pereira, Carlos Pinto e Silvério Mendes.
Depois deste tempo de gratidão e de reflexão, novos desafios já nos esperam… vamos lá.
Só por Hoje Somos Gratos
Fernando Eduardo
Publicado em

Encontro mensal Reiki em Vila Nova de Stº André

Subordinado ao tema, “Chakras (Reiki e o processo depressivo)” e através de uma apresentação projectada para debate, abordámos alguns indicadores pré depressivos e como promover a sua reversão utilizando Reiki.
Foi uma oportunidade para rever os Chakras e praticar algumas palavras chave no sentido de interiorizarmos a importância que estes têm no equilíbrio dos seres.
Após o debate e antes da prática de Reiki, fizemos uma meditação subordinada ao tema, que está disponível no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=bl82V1q-XQ0
Junto também a ligação para, se assim o entenderem, acederem à apresentação: http://avelar.no-ip.org/apresenta/chakra_depressao/
Como o fisico também faz parte do todo, uma vez mais saboreámos chás e bolos que os participantes, entenderam trazer.
out_02
Publicado em

NÚCLEO DA GUARDA – ATIVIDADES SETEMBRO

Depois de um mês de Agosto, atipicamente mais quentinho, muitos portugueses aproveitaram para descansar e retemperar forças, e agora há que dar início a um novo ciclo.
O mês de Setembro do Núcleo foi um mês de muito trabalho, mas muito proveitoso. Realizamos, como habitualmente, Partilhas de Reiki, meditações, tudo de forma a ir ao encontro do nosso bem-estar e autoconhecimento, com muita prática.
Parabéns a mais dois sócios que se uniram à Associação Portuguesa Reiki, certamente que vão fazer muita diferença com as suas experiências, conhecimentos e bondade, parabéns Julieta Martins, parabéns Dinis Oliveira e bem-vindos à APR.
guarda-setembro_02
A nossa agenda:
Aproveito para dar conhecimento, que ainda no mês de Outubro, dia 22, iremos estar pela primeira vez, numa instituição do Concelho do Sabugal a realizar uma sessão de apresentação e prática com Reiki, no âmbito do Plano de Atividades de 2016.
guarda-setembro_03
 
 
Dia 29 outubro, estaremos a representar o Núcleo da Guarda, no nosso VII Congresso de Reiki e acompanhar-nos-ão os sócios que se inscreveram e manifestaram vontade em participar no mesmo, em que os custos da viagem são oferecidos pelo Núcleo.
 
BEM-HAJA!!!
JUNTOS SOMOS MAIS
Os coordenadores: José Peres Barros e Cláudia Isabel Pissarra

Publicado em

Festa Animal – Oeiras: 8 de outubro

A coordenadora do Grupo de voluntários Reiki Animal da Região de Lisboa da APR, Carla Brito e, as voluntarias Reiki Animal  (Ana Paula Mourato, Fátima Velho e  Anisha leal) estiveram no dia 08 de outubro, na Festa Animal 2016 no jardim de Oeiras, com o objetivo de divulgar o Reiki Animal.
Esta ação foi um sucesso! tivemos imensos interessados em saber mais sobre o Reiki e os benefícios da aplicação nos animais e em experimentar o Reiki nos seus patudos. Foi mais um passo dado na divulgação do Reiki Animal e na mudança de consciência acerca do reino Animal!
https://www.facebook.com/267174426654449/photos/?tab=album&album_id=1218393294865886

Publicado em

NÚCLEO DE REIKI DE ALMADA – EVENTO DE REIKI / MEDITAÇÃO / SOM NA TKM

Em Abril de 2016 o Núcleo de Reiki de Almada juntou as 3 turmas de alunos da TKM UNIVERSIDADE SÉNIOR D. SANCHO I DE ALMADA, e estreou-se em parceria com António Santos terapeuta do Som Instrumental.
Foi muito dinamico, relaxante e profundo. Os alunos adoraram e no próximo ano lectivo, vamos repetir sempre que haja oportunidade.
Celebrou-se a entrega de Certificados dos alunos da Universidade Sénior.
foto-1

Partilhou-se uma breve explicação sobre cada instrumento do som.
Fizemos uma meditação de enraizamento, seguida com o Som de cada instrumento para ajudar a relaxar.
Trabalhámos com os quatro elementos, com instrumentos alusivos a cada um deles.
foto-2
foto-3foto-4foto-5
Minha profunda Gratidão aos membros da direção da TKM, pela autorização que nos foi dada para ser proporcionada esta partilha, união terapêutica.
foto-6
O meu Bem-Haja a todos os presentes e ao colega António Santos.
Amor & Luz
Olinda Ângelo

Publicado em

ENCONTRO DE VOLUNTARIOS REIKIANOS – NÚCLEO DE REIKI DE ALMADA

Hoje dia 24 de Setembro, realizámos no Monte da Nascente no Parque da Paz de Almada, o encontro de Voluntários.
Iniciámos o Evento referenciando a responsabilidade de cada Voluntário, como agir nas Instituições.
Sobre o recrutamento de novos Voluntários tanto para as Instituições onde o Núcleo voluntaria assim como, para o PROJECTO APOIAR-TE.
Novo Curso Preparatório para Voluntariado Reiki em breve.
Como e onde vai funcionar o Projecto Apoiar-TE.
Como respeitar os doentes das seguintes patologias: Oncologia, Fibromialgia, AVC e doenças Cardíacas, Epilepsia e acompanhamento na Gravidez.
dscn1017
A conexão ao Universo através do Circulo Mawashi.
dscn1016
Cinco Princípios do Reiki.
O Voluntariado na TKM UNIVERSIDADE SÉNIOR D. SANCHO I DE ALMADA.
Encerramento com o nosso Hino Imagine!
O meu Bem Haja ao Valter e Manuela Jacinto e a todos os presentes!
O Amor é a chave para e em tudo.
Olinda Ângelo

Publicado em

Núcleo de Reiki de Almada concretizou mais um evento Reiki para Animais

No dia 1º de Setembro de 2016, no Parque de Canideos, no Parque da Paz em Almada concretizei mais um encontro neste caso de cães de várias raças, sem se conhecerem uns aos outros deram-se super bem, o companheirismo entre eles foi maravilhoso, dava a sensação que se conheciam muito bem, a integração entre eles foi simplesmente muito positiva. Sempre na brincadeira, e quando iniciei a palestra, o interessante eles chegarem-se para junto de nós Reikianos. Alguns a pedir festas, e a mostrarem ordem, ou seja, quanto mais atenção lhes era dada mais eles se manifestavam confiantes por receberem mimos. Estavam pelo menos 2 para serem adotados e a maioria dos outroas também tinham sido adoptados. Estavam agradecidos pelo recolhimento e terem um lar que tratavam deles. Pois os animais adoptados são muito gratos pelo que recebem, têm outro entendimento. foto-1
É sempre um trabalho gratificante. Saber as várias histórias que estão por trás de cada um deles. A desumanidade do ser humano perante estes animais que são tão dóceis, tão gratos e querem tão pouco e dão tanto cada vez existe mais infelizmente!!!foto-2
Usei os Florais num dos bebedouros para os mais agitados e posteriormente soube que a maioria fartou-se de dormir após o regresso aos lares.
A Dovskapets – Associação sem fins lucrativos de Protecção e Defesa Animal, esteve presente, e levou também alguns cães para doação muito bem tratados, esterilizados, vacinados à aguardarem um lar.foto-3
Estiveram presentes a Pitucha de 8 anos adoptada. Lali 5 meses adoptada. Um casal de Beagle a Dori 3 anos e Darwin de 4 anos. Labrador Flor com 1 ano. Ticas Maria de 6 anos adoptada. Tomé com 1 ano para adopção. O Oscar com 2 anos para adopção. O Dogre  de 8 anos adoptado. A Lobita de 9 anos adoptada e a Pinat cruzada de beagle com labrador de 2 anos. Também este um pastor Alemão muito bem educado. Estes foram alguns dos cães presentes e muito simpáticos que adoraram receber Reiki.
EVITEM DE COMPRAR ANIMAIS SE QUEREM ADQUIRIR UM PROCUREM ESTAS ASSOCIAÇÕES E SERÃO BEM SERVIDOS!!!
Recordo que os Animais sentem dor, sofrimento, depressão e ansiedade e também choram!!!
Eles são puro Amor Incondicional!foto-4
O meu Bem-Haja a todos os presentes pela partilha, solidariedade, defesa e proteção dos animais abandonados e respeito pelo Reino Animal!foto-5
Olinda Ângelo

Publicado em

Participação no Labirinto Eco-Sensorial 2016 – Santa Maria da Feira

No passado dia 10 de Setembro participamos no Labirinto Eco-Sensorial, no Parque das Ribeiras do Rio Uíma, em Fiães, Santa Maria da Feira. Este evento foi organizado pela Camara Municipal de Santa Maria da Feira e a Junta de Freguesia de Fiães, com criação e direção artística de Cátia Lopes e David Santos. Contou que várias experiências sensoriais, não só ligadas à Natureza, como também à saúde e bem-estar.
O Núcleo de Santa Maria da Feira – APR foi convidado a participar e foi uma experiência muito positiva para todos nós, voluntários e visitantes do evento, que tiveram vontade de conhecer a terapia de Reiki.
20160910_120121 dsc03527
Publicado em

Dia internacional do Reiki

Piaget Envelhecimento Ativo Reiki

“A cidade de Leiria assinalou, nesta segunda feira, o Dia Internacional do Reiki com um “Open day” onde os participantes tiveram a possibilidade de conhecer e experimentar gratuitamente esta terapia complementar.
 
Uma “técnica complementar de origem japonesa” que tem por objetivo conduzir a energia vital para o nosso corpo através da imposição das mãos, promovendo o equilíbrio e a harmonia do nosso corpo”, explica a mentora do Estúdio BeLoved- Estúdio Holistico de Desenvolvimento Pessoal e Humano – que, nesse dia, abriu as suas portas à comunidade. Sofia Coutinho aponta como benefícios desta técnica “o equilíbrio a nível físico, mental e emocional”. O Reiki, diz a Mestre de Reiki e Terapeuta, “ajuda-nos a relaxar, a acalmar a nossa mente, e a equilibrar as nossas glândulas”, tendo por isso, um “papel fundamental na prevenção das doenças”. É por isso, “uma mais-valia nos dias que correm, em que andamos stressados e preocupados com os nossos problemas “. Mas o Reiki, salienta a Mestre de Reiki e Terapeuta, é sobretudo ”uma filosofia de vida”, assente em cinco princípios que começam todos por “Só por hoje”. Apontando que “o ser humano está habituado a viver no passado, a viver no futuro, e a não aproveitar os desafios que surgem no dia-a-dia” Sofia Coutinho destaca a importância dos cinco princípios: Só por hoje sou calmo, só por hoje confio, só por hoje faço as tarefas com alegria, só por hoje sou bondoso com todos os seres, só por hoje sou grato”. Quando pomos em prática estes princípios “nós mudamos interiormente e a nossa vida exterior também muda”.
 
As atividades começaram às 9h30 no BeLoved – Estúdio Holistico de Desenvolvimento Pessoal e Humano – com uma meditação de harmonização dos chacras (centros de captação e transformação de energia existentes no nosso corpo), seguindo-se uma palestra sobre “Reiki, gestão do bem estar, stress e ansiedade”. Seguiram-se doações de Reiki aos participantes.
 
Alice, enfermeira num Centro Hospitalar, foi “vivenciar uma experiência totalmente desconhecida” que lhe deu “paz”. Já tinha ouvido falar do Reiki mas nunca tinha experimentado. Depois da sessão sentiu-se “leve e feliz”. Visivelmente emocionada, constatou que, com o Reiki, vai poder “ajudar os outros a serem felizes” no exercício da sua profissão.
 
Também Idália , assistente operacional num agrupamento de escolas em Pombal ficou surpreendida com o que sentiu. “A partilha de Reiki é uma coisa única” elogia Idália Bento que reconhece que “é difícil transpor os princípios do Reiki para a vida diária pois a vida lá fora é difícil”. Mas seria “uma grande ajuda para as escolas”, por isso esta profissional que trabalha com crianças autistas desafia as direções das escolas a aplicarem esta técnica em prol dos alunos. Assim “melhorar-se-ia o ambiente e a aprendizagem dos alunos”.
 
Tomás Galvão tem apenas 11 anos mas já é praticante de Reiki. Quando o faz, sente “paz e amor, tudo o que pode haver de bom”. Mesmo assim, não o pratica com os amigos, apenas o faz com os familiares porque “os meus amigos iriam achar estranho e podem gozar comigo”.
 
A comemoração do dia Internacional do Reiki prosseguiu, depois de um almoço vegetariano, com uma palestra sobre “O Reiki em crianças e grávidas” e terminou com uma caminhada meditativa com Reiki ao longo do rio Lis.
 
O BeLoved- Estúdio Holistico de Desenvolvimento Pessoal e Humano – com a missão de Inspirar Felicidade, existe em Leiria desde 2010, na Rua da Batalha, Lote 22 Nova Leiria no 2ºT e agora a partir de Agosto, também no 2ºQ apoiado por 14 terapeutas especialistas em Reiki, Yoga e Meditação , Permacultura, Educação Waldorf, Feng Shui, Artesanato, Tertúlias, Workshops, Terapias e Cursos, tudo em prol da Gestão do Bem Estar.”
Muito amor e paz
Colagens22

Publicado em

Doação de Reiki dias 3, 4 e 5 de agosto de 2016

Nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2016 o Núcleo de Bragança, em parceria com a ASCUDT – Associação Sócio – Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes e o Bragança Shopping concretizou o projeto de melhoria “Doação de Reiki”, planeado e divulgado antecipadamente.
Conforme delineado, o evento teve início no dia 3 de agosto às 15h00 no piso 3 do Bragança Shopping, num espaço de loja previamente organizado para o evento, e terminou no dia 5 por volta das 19h00. O horário de aplicação de Reiki decorreu nos três dias, entre as 15h00 e as 19h00, possibilitando a doze pessoas da comunidade brigantina desfrutar desta terapia de cura natural.
Os terapeutas de Reiki que participaram neste evento foram: Milai Miranda (coordenadora do Núcleo de Bragança), Solange Cordeiro (cliente da ASCUDT) e Sérgio Rabaçal (cliente da ASCUDT).
Todas as pessoas, doze, da comunidade brigantina, inscritas para a Doação de Reiki compareceram para receberem uma sessão completa de Reiki. Os efeitos visíveis nestas pessoas foram bastante diversificados, mas os feedbacks que transmitiram oralmente e por escrito na Ficha de sessão individual redundaram todos em elogios tecidos aos terapeutas e às sensações vivenciadas. Foi extremamente congratulante poder “espalhar” Reiki durante três tardes inteiras no Bragança Shopping!
Aqui ficam os testemunhos fotográficos de alguns momentos:
1
Divulgação do evento na porta principal de entrada da ASCUDT

2

Sérgio Rabaçal e um dos vários MUPI´s do evento
 
3
Os terapeutas: Solange, Milai e Sérgio no 1º dia

4

Os terapeutas: Sérgio, Milai e Solange no 2º dia

5

As terapeutas: Milai e Solange no 3º dia
 
Os terapeutas e as pessoas que desfrutaram de uma sessão de Reiki:

6

7

8

Dormindo profundamente após uma sessão…

9

10

Relaxando após o Reiki recebido…
11

12

“levitando” após a sessão…
13

14

15

16

17

18

19

20

 
 
 
 
 

Publicado em

2º Aniversário do Núcleo de Penafiel

reiki-saude-bem-estar
Neste 2º Aniversário houve algumas surpresas como :
– entrega dos Diplomas de Voluntariado de Reiki aos Voluntário e Praticantes de Reiki;
– Musica com Reiki pelo compositor José Julio e o Rui.
– Anuncio do novo nome do Núcleo para Núcleo de Reiki de Penafiel e Vale de Sousa.

Grato a todos pela presença e pela partilha de hoje _/|\_
DSCN1275 DSCN1276
DSCN1279
DSCN1287 DSCN1288

Publicado em

Como foi a partilha – Reiki na Natureza dia 24 de Julho

Partilha de conhecimento.. de experiências.. partilha de uma Filosofia de Vida que é o Reiki.
Reiki com Amor; Luz; Gratidão; Paz e União
Só por hoje …
SOU CALMA
CONFIO
SOU GRATA
TRABALHO HONESTAMENTE
SOU AMOROSA

Chuvinha de Amor a todos… os que vieram de muito longe, de longe e de perto.
É tão gratificante “crescer” e “aprender” sempre com todos.
<3 <3
IMG_20160724_171750 IMG_20160724_175717 IMG_20160724_180042
Publicado em

E assim foi o Retiro dos Sentidos

E assim foi o Retiro dos Sentidos – Transformação na prática.
9 elementos, 9 características, 9 despertares, 9 caminhos, 9 experiências de vida em União e simplicidade. libertaram amarras, medos, ansiedades. Cada elemento foi incondicionalmente amado pelos 8. Aceitaram as diferenças e com desapego e determinação projetaram um novo ciclo rumo a um maior crescimento interior e descoberta da alma.
9 Seres em evolução.. 9 degraus
Círculo de cura com Reiki.
União de experiências a partilhar a Filosofia de Vida que é o Reiki.
Conexão com a Natureza e o Despertar dos Sentidos.
Núcleos unidos num Projeto de Vida.
Cascais, Estoril, Carcavelos, Oeiras e Portalege.
Grata João Barreto e Jorge Oliveira .
Grata a todos os participantes.
Até já 
18

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Publicado em

Partilha de Reiki e Meditação – Guarda

Todos as semanas, o Núcleo da Guarda da Associação Portuguesa de Reiki, promove Partilha de Reiki e Meditação, no Espaço Amor e Luz –Guarda, procurando trocar conhecimentos de Reiki, para quem segue ou pensa seguir esta filosofia de vida, com a prática dos Cinco Princípios, as 21 técnicas de Reiki, etc quer como terapeutas ou, simplesmente, de autoajuda, indo ao encontro de esclarecer o que é o Reiki e o que não é Reiki, apresentando temas diferentes em todos os encontros.

Também praticamos meditação, como de vital importância para o desenvolvimento pessoal, com meditações de Elevação da Consciência, fomentado o presente. O Só Por Hoje… São momentos mágicos e de oportunidade de experienciarem esta terapia, por forma a crescermos juntos.
Bem-haja a todos/as por esta experiência e à associação Portuguesa de Reiki pela procura ativa na divulgação do Reiki!

JUNTOS SOMOS MAIS