primeiras “Jornadas Doenças Neuro-Musculo-Esquelética da RAM – Funchal
primeiras “Jornadas Doenças Neuro-Musculo-Esquelética da RAM – Funchal

primeiras “Jornadas Doenças Neuro-Musculo-Esquelética da RAM – Funchal

O coordenador Reinaldo Fino, do NÚCLEO DE REIKI DO FUNCHAL participou como orador, das primeiras “Jornadas Doenças Neuro-Musculo-Esquelética da RAM. 

O evento decorreu nos dias 02 e 03 de dezembro, na Biblioteca do Hospital Nélio Mendonça. Os vários preletores abordaram temas que interessantes como: – Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas – Diagnostico Dra. Fabiana – Fisiatra; Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas-Da Infância a 4ª Idade Fisioterapeuta Cláudia Aguiar; -Grupo Ajuda Mutua de Sobreviventes de AVC; Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas- Acessibilidades Arquitecto Pedro Silva; Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas- O impacto na Sociedade Dra. Raquel Lombardi (Professora Educação Especial); A importância da Comunicação e Interacção no Sucesso da Terapêutica Dra. Sandra Luís; Os Benefícios e o impacto do Reiki nas Doenças Neuro-Musculo- Esqueléticas; e Respostas Sociais nas Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas para Utentes e Cuidadores Dra. Lília Fernandes, Técnica Superior Serviço Social

Existem, pelo menos 347 doenças foro neuro-músculo-esquelético, ou seja, doentes vítimas de AVC, Parkison, Alzheimer, Fibromialgia, Artrite Reumática, Osteoporose, Síndrome Guillan Barré, Esclerose Múltipla, Esclerose em Palcas, entre outras.  

Concluiu-se de uma forma geral, que existe muito trabalho a fazer, porque são doenças difíceis de serem diagnosticadas por parte dos médicos, mas também difíceis de serem lidadas por parte dos doentes, familiares e cuidadores.

Acresce salientar, que no dia 29 de novembro foi assinalada pela primeira vez o Dia Mundial das Doenças do Movimento, porque acreditasse que uma sociedade melhor  informada , poderá contribuir para a criação e disponibilização de cuidados de saúde de qualidade e adequados para estas patologias.