Espaço Zen – com Reiki – Vivência na Escola Estadual Antônio Carlos – Juiz de Fora – MG
Espaço Zen – com Reiki – Vivência na Escola Estadual Antônio Carlos – Juiz de Fora – MG

Espaço Zen – com Reiki – Vivência na Escola Estadual Antônio Carlos – Juiz de Fora – MG

No último dia 29 de outubro de 2022 (sábado) aconteceu a XII Feira de Ciências (FESAC) com alunos do 9º ano e Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Carlos. A coordenadora do Novo Ensino Médio, Patrícia Brandão, idealizou um Espaço Zen que funcionasse concomitante à FESAC com uma proposta de oportunizar uma vivência de cuidado junto aos alunos.

No período de 08:30h as 12:00h foi oferecido -Reiki e -pintura para acalmar. O espaço destinado para estas atividades foi a Biblioteca da Escola, espaço este que foi adaptado conforme pode ser visto na figura 1.

Método de trabalho:

Foram utilizadas algumas ferramentas de apoio para ajudar a deixar o espaço ainda mais acolhedor (Aromatizador elétrico, óleos essenciais, cristais, caixa de som, música New age com alta frequência vibratória, livros sobre Reiki, placas com mandalas, tapete de mandalas, desenhos para colorir e banner). Foram estruturados três “ilhas” de atividade sendo:

  • “O que é Reiki?” -A partir do banner exposto na entrada do Espaço (figura 1c) o terapeuta explicava sobre o que é Reiki e como se dá a sua prática
  • “Colorir para acalmar” -local destinado para colorir desenhos

extraídos do livro “Pintura para acalmar” (figura 2) e a

  • “prática de reiki” -nesta terceira ilha com os atendimentos de Reiki (figuras 3a, b e c).

Nas figuras 3a, b e c ilustra-se a forma de oferecimento de Reiki aos alunos.

Nas figuras 4a e b são alguns dos alunos que participaram do Espaço Zen

A prática de Yoga inicialmente planejada não foi realizada neste dia.

Foi elaborado um questionário em google forms (anexo 1) para avaliarmos a aceitação dos alunos em relação ao Espaço Zen.

REIKI

O método Reiki Usui de Cura Natural (Usui Reiki Ryoho) é um sistema de harmonização e reposição energética que mantém e recupera a saúde.

Rei – Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo que existe.

Ki – energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém.

Técnica de origem japonesa, considerada uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) aceita pelo Ministério da Saúde desde 2018 de acordo com a Portaria n° 702, de 21 de março de 2018 e podendo ser praticada nas unidades de saúde em todo país.

Benefícios e indicações do Reiki para crianças, adolescentes e jovens:

  • Oferece calma, relaxamento e tranquilidade;
  • Oferece maior equilíbrio emocional e mais concentração;
  • Aumento da energia para as atividades do dia a dia, como estudar e brincar;
  • Maior capacidade de interação social;
  • Melhora do humor e da percepção de bem estar;
  • Elimina toxinas;
  • Alivia o estresse, ansiedade e cansaço generalizado;
  • Ajuda a despertar o sentimento de gratidão;

Obs: Reiki é indicado também para pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, gestantes e idosos.

Resultados:

Passaram pelo Espaço Zen em torno de 60 pessoas, entre alunos (faixa etária de 15 a 18 anos de idade), professores e pais de alunos. A grande maioria dos interessados foi de alunos, sendo que 36 fizeram Reiki e 40 fizeram pintura. Dentre os que responderam o questionário, 73% tiveram o interesse de conhecer o Espaço zen para ter a oportunidade de relaxar e 40% por curiosidade. A grande maioria se sentiu bem e muito bem após participar das atividades de Reiki e pintura. Dos alunos, 80% gostariam que a E.E.A.C. oferecesse o Espaço Zen pelo menos 1 x semana e 20% pelo menos 1 x mês.

Alguns dos relatos dos alunos:

1) “Foi uma experiência bem diferente para mim e também bem inovadora”
2) “Foi uma experiência muito relaxante pra acalmar os nervos, ajudou bastante a
não ficar nervosa na hora de apresentar o trabalho da FESAC”.
3) “Eu achei muito interessante, gosto desse tipo coisa, me desperta curiosidade”
4) “Eu senti alguma coisa diferente que eu não sei explicar, mas quero ter essa
experiência de novo”

Conclusão:

Percebeu-se que o Espaço Zen juntamente as atividades oferecidas oportunizou aos alunos possibilidade de relaxar inicialmente para a participação na FESAC mas também uma sensação de bem estar para o restante do dia. As práticas integrativas Reiki, Meditação, Yoga são excelentes ferramentas para serem utilizadas no ambientes escolares para alunos, professores e funcionários em geral possibilitando uma melhora na qualidade de vida e diminuição do estresse, ansiedade, conflitos e no tratamento principalmente dos efeitos do pós covid – 19 entre os envolvidos.

Elaborado por:

-Fernanda da Motta Afonso (Professora Dra. Adjunta Instituto de Nutrição UERJ)

ID Lattes: 7963248810646929

Terapeuta e Mestre formadora em Reiki (Sistemas Usui, Tibetano, Osho Neo-Reiki e Kahuna- Rio de janeiro -Brasil e Jikiden Reiki – Portugal)

Mestre filiada à Associação Portuguesa de Reiki – APR-003325-PT Tel. (21) 99392-4501 (whatsApp) e e-mail: fmafonso@gmail.com

– Edwaldo Oliva – Professor de Ciências e Biologia da Escola Estadual Antonio Carlos – (Juiz de Fora – Minhas Gerais – Brasil) – Mestre em Paleontologia e nível I de Reiki.

– Patrícia Cavaliere Brandão, Coordenadora do Novo Ensino Médio, professora de língua Portuguesa da Escola Estadual Antonio Carlos – (Juiz de Fora – Minhas Gerais – Brasil)

Agradecimentos:

Às Professoras Patrícia Cavaliere Brandão, Coordenadora do Novo Ensino Médio e Pérola F. Valente Simpson pela idealização do Espaço Zen, e ao professor Edwaldo Oliva pela montagem e logística do Espaço e recepção dos alunos para as atividades de Reiki e desenho no dia do evento na E.E. Antonio Carlos.

Apoio:

  • Estudio Reiki sagrado
  • Associação Portuguesa de Reiki Monte Kurama
  • Instituto de Nutrição UERJ