Projeto de voluntariado ReikiDar – 2 anos – Porto de Mós
O projeto de voluntariado ReikiDar foi colocado em prática pelo Núcleo de Reiki de Porto de Mós da APR em 2021, para tentar apoiar todas as pessoas que procurem no Reiki uma forma de encontrar o seu bem estar pessoal.
Este projeto, também, consiste em dar a oportunidade a praticantes de Reiki, com pelo menos nível 2, segundo as diretrizes da APR, de poderem praticar a outros a técnica de cura Usui Reiki Ryoho.
Os voluntários são associados da APR e têm por isso acesso a formação de voluntariado gratuita, segundo as orientações da APR.
A quem procura apoio no Projeto ReikiDar apresentamos três formas distintas de apoio: sessões de Reiki presenciais, envio de reiki à distância e tratamento ausente.
As sessões de Reiki presenciais, neste momento, são realizadas uma vez por mês, nas instalações do Núcleo de Porto de Mós, onde as pessoas se podem inscrever para receber gratuitamente uma sessão de reiki com a duração de 30 a 45 minutos. Qualquer pessoa, praticante ou não de Reiki, pode ter acesso a estas sessões, desde que faça marcação prévia.
O envio de Reiki à distância é realizado uma vez por semana, à quinta-feira pelas 22h00, num encontro on-line com os voluntários interessados nesta prática. As pessoas interessadas em receber Reiki à distância inscrevem-se por meio de um formulário on-line e ao fim de seis semanas, caso tenham concordado, são contactadas para seguimento e pedido de renovação por mais seis semanas, se assim o entenderem.
O tratamento ausente, ou tratamento de Reiki à distância individualizado, é feito por um voluntário de forma individual para uma pessoa em concreto, uma vez por semana, durante três semanas. No final das três semanas, é enviado um e-mail, pelo coordenador do Núcleo à pessoa que recebeu o tratamento, com algumas sugestões do voluntário por ele responsável e também com um formulário para seguimento e pedido de renovação por mais três semanas, se assim o entender.
O ReikiDar – envio de Reiki à distância – teve início no dia 14 de Outubro de 2021, o que nos enche o coração e vontade de continuar, pois em dois anos conseguimos apoiar 250 pessoas. Algumas receberam 6 semanas e não continuaram, outras renovaram o pedido uma ou várias vezes.
Das pessoas acompanhadas por 6 semanas, e que responderam ao questionário de seguimento, mais de 50% afirmaram que o seu nível de bem-estar melhor em “bom” ou “muito bom”. Algumas deixaram-nos mensagens muito bonitas, como:
“Muito obrigada! Tenho-me sentido muito bem. Gratidão”;
“Penso que o Reiki à distância me fez arriscar e sair da minha zona de conforto para novos projetos”;
“Sou grata pelas boas energias que partilham. Obrigada.”
“Gratidão pela vossa disponibilidade e dedicação em função do bem estar das pessoas.”
“Todas as pessoas deveriam ter está experiência. Gratidão”
“Grato pelo tempo e dedicação. Muita Luz para todas as pessoas envolvidas.”
Das pessoas que aceitarem continuar por mais 6 semanas, ou seja, no final de receberem reiki à distância durante 12 semanas, mais de 80% refere que o eu nível de bem estar é “bom” ou “muito bom”. Deixando comentários, como:
“Saber que vocês estão desse lado, a enviar Reiki, faz-me avançar com mais confiança pelos trilhos da vida. Grata de coração.”
“Obrigada por me ajudar a ser mais eu.”
“Passei a estar mais calmo e tranquilo.”
Ao fim de 18 semanas temos partilhas, como:
“Sinto me muito melhor a vários níveis desde que recebo Reiki á distância gratidão pela vossa partilha.”
“Ao longo destas semanas tenho sentido melhoras significativas no meu bem-estar físico e energético. O que tinha como angústias tornaram -se meras preocupações. Sinto me mais leve e melhor comigo mesma. Muito obrigada.”
Estes são apenas alguns dos resultados que temos tido e que nos enchem o coração e nos dão vontade de continuar J
O ReikiDar – tratamento ausente – iniciou há um mês, em Setembro de 2023, e contamos com 11 pessoas já a receberem este tipo de apoio. O retorno tem sido bastante positivo.
Em nome de todos os voluntários participantes nas atividades do ReikiDar o nosso muito obrigado por confiarem em nós e se permitirem alcançar o vosso melhor a cada dia.
Nas fotos seguintes temos uma foto do grupo que esteve presente num dos ReikiDar online, e uma foto de um dos ReikiDar presencial.
Mónica Bértolo