Voluntariado

Projeto ReikiDar no núcleo de Reiki de Porto de Mós

O Núcleo de Reiki de Porto de Mós em 2021 criou o projeto ReikiDar com intenção de promover o voluntariado na zona de Porto de Mós. O Núcleo de Reiki da Batalha uniu-se a nós neste projeto de voluntariado.

Desde finais de 2019 que já tinha sido realizado, no Núcleo de Porto de Mós, o primeiro curso de voluntários, mas as portas foram sendo fechadas em 2020, devido à pandemia. O projeto ficou “hibernado”. Mas em 2021, em conjunto com o Núcleo de Reiki da Batalha, ganhámos um novo fôlego e o ReikiDar surgiu para envio de Reiki à distância. Foram formados mais voluntários de Reiki, quer em cursos presenciais, quer online, e pouco a pouco fomo-nos tornando uma equipa mais forte e coesa. Todas as quintas-feiras, pelas 22:00, juntamo-nos numa sala virtual e em conjunto enviamos Reiki para as pessoas que entretanto se foram inscrevendo. Em média, enviamos Reiki para 35 pessoas todas as semanas, sendo que de 6 em 6 semanas fazemos um acompanhamento para saber se estão a sentir benefícios e se querem continuar a receber por mais 6 semanas. O retorno tem sido bastante positivo, e as pessoas têm sentido uma melhoria no bem-estar de forma geral, mas referem que ao nível emocional é onde sentem mais diferenças. Um das pessoas disse-nos “o sono de facto é onde sinto muita diferença”. Em Dezembro iniciámos o ReikiDar presencial, onde as pessoas podem marcar para receberem uma sessão de Reiki, de pelo menos 30 minutos. Em 2022 estamos a realizar o ReikiDar presencial mensalmente, nos Núcleos de Reiki de Porto de Mós e da Batalha. Em Porto de Mós está a ter um retorno positivo, e pessoas recorrem mensalmente pois os benefícios nas suas vidas são muito positivos. Outras pessoas vêm apenas para experimentar e também têm dado um retorno positivo.

Testemunhos de Voluntários do projeto ReikiDar

Joana Faria

“A insegurança que sentia em fazer Reiki aos outros dissipou-se, tornei-me mais confiante, tornei-me mais assertiva, tornei-me um ser melhor, mais completo!

A sensação de “DAR” energia universal a pessoas que estão como eu estava quando iniciei a minha jornada no Reiki é inexplicável! Ter o conhecimento de que estou a ajudar alguém a dormir melhor, a ter mais animo, a ter mais amor próprio, é algo que transcende qualquer emoção! Saber após uma sessão de Reiki presencial que antes de o receber alguém está cansado e sem energia e após sente-se leve como uma pena, é, porque é muito importante o nosso “trabalho”, é muito importante dar Reiki!

Sendo voluntária de Reiki, apenas á 3 meses, está enraizado no meu ADN e pretendo fazê-lo até ao final dos meus dias.”

Ana Paula Ferreira

“Sendo praticante de Reiki e voluntária, saí da minha zona de conforto, e dar a conhecer o Reiki como uma filosofia de vida, baseada nos cinco princípios é tão importante na nossa vida diária. O feedback dos recetores de Reiki tem sido excelente.”

Testemunhos de Pessoas que recebem Reiki à distância

Lídia Paula

“Nos dias que recebo Reiki à distância são as melhores noites da semana, pois durmo muito melhor, como há muito não acontecia. Andava também muito angustiada com os meus filhos, que algo de mal lhes acontecesse e apesar de reconhecer que não era normal não conseguia desligar. Desde então, tenho sentido uma segurança e despreocupação crescente. Estou a adorar. Muito grata.”

A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.