Nos últimos anos os transtornos de ansiedade têm sido cada vez mais comuns e causam impactos sobre o bem-estar e nas atividades de vida diária das pessoas bem como representa um dos problemas que mais afetam os trabalhadores que atuam na área de saúde. A Enfermagem através da Sistematização da Assistência de Enfermagem reconhece a ansiedade como diagnóstico de enfermagem e, nesse estudo, propõe-se como intervenção de enfermagem o Reiki aliado ao cuidado de enfermagem à pessoa com ansiedade.

Podes ler o PDF da tese aqui…

Reiki aliado ao cuidado de enfermagem à pessoa com ansiedade: proposta de instrumento para consulta de enfermagem

O Reiki consiste na prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde visando fortalecer os locais onde se encontram bloqueios, “nós energéticos”, eliminando as toxinas, e equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.

O estudo tem como objetivos: Propor um instrumento de consulta de enfermagem com uso de Reiki para profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de saúde da família (USF), identificar as características definidoras e os fatores relacionados à ansiedade em profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de saúde da família e descrever as reações desses profissionais, antes e após aplicação do Reiki.

Trata-se de estudo de natureza qualitativa de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 10 profissionais de saúde, com relato de ansiedade, atuantes em uma unidade de Saúde da Família, localizado no Município de Maricá-RJ. A produção de dados ocorreu nas seguintes etapas: entrevista semi estruturada, gravadas em aparelho digital, e aplicação de um instrumento para identificação das características definidoras e fatores relacionados à ansiedade antes e após a ultima sessão de reiki, sessões de Reiki, semanais, por um período de 3 meses, agendadas segundo disponibilidade dos participantes, com depoimentos gravados em aparelho digital, antes e após cada sessão.

Após análise dos dados os resultados mostraram que os participantes apresentaram como principais relatos antes das sessões de Reiki medo de perder o controle, cansaço e fadiga e, após as sessões de Reiki, todos referiram sensação de bem estar, tranquilidade, calma e leveza. Conclui-se que o Reiki, aliado ao cuidado de enfermagem aos participantes da pesquisa contribuiu para aliviar a ansiedade por meio de um espaço de relaxamento, autoconhecimento e reflexão que favoreceu o restabelecimento da energia reduzindo os níveis de stress, promovendo melhoria do autocontrole e da autoestima.

Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019 – Vellinho, Luis Philippe Barroso

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde

Este trabalho recebe o Prémio Hayashi de Investigação Reiki, 2020
Esta publicação é da responsabilidade do CEPI

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.