Publicado em

15 de agosto de 2020 – Viana do Castelo

Este ano o dia internacional do reiki, dia 15 de agosto, o dia em que celebramos o nascimento do Mestre Mikao Usui, celebrou-se em Viana do Castelo no dia 16 de agosto.

À já uma década de coordenação do núcleo de Viana do Castelo, a levar o reiki a todo o Distrito, este foi o primeiro ano que ficamos dentro de portas no núcleo de Viana do Castelo a celebrar este dia.

Em tempos exigentes, aproveitamos o nosso encontro para meditar e refletir os caminhos a seguir dentro e fora do Nucleo.

E desta reflexão saíram as seguintes orientações da forma como vamos continuar com o nosso trabalho no Nucleo.

  1. Voluntariado:

O nosso Voluntariado em instituições, irá continuar inativo;

O Voluntariado no Nucleo, será apenas a distancia. 

Continuando com o nosso esquema de escala semanal, o grupo de voluntários, reúne às segundas feiras, para juntos fazerem reiki à distância às pessoas que recorrem a nós.

A grande maioria das pessoas que recorrem aos serviços do voluntariado, são pessoas com doenças oncológicas cuja imunidade tem valores muito baixos.

Por segurança consideramos ser esta a melhor atitude (pelo menos nos próximos tempos) a adotar para com  a atividade no núcleo, no que diz respeito ao Voluntariado.

2. Acompanhamento aos Praticantes de Reiki.

O Nucleo irá promover encontros de desenvolvimento em Reiki.

Os presentes ficaram de enviar os temas que gostariam de desenvolver, para que os coordenadores organizassem workshops neste sentido.

3. Grupo de estudos mensais.

O grupo de estudos continua, mas com a lotação de 10 pessoas no máximo. A lotação de segurança que a nossa sala comporta.

Os grupos irão sendo revesados para que ninguém fique de fora.

4. Esclarecimento de Reiki.

A prática de esclarecimento, irá manter-se. Por norma são grupos pequenos de pessoas e a maioria das vezes, pessoas isoladas. O espaço do Nucleo tem condições interiores e exteriores para que esta atividade continue sem correr riscos.

E assim terminamos esta celebração com um lanche convívio, que aproveitamos para matar saudades.

Só por hoje somos gratos ao Reiki e a estes já dez anos de atividade.

Coordenadores: Mónica Maciel e Jorge Viana.