2019 Ano da Meditação e Saúde Mental em Reiki

Em 2019 a Associação Portuguesa de Reiki vai dedicar os seus esforços no esclarecimento, divulgação e promoção dos hábitos meditativos e também da aplicação de Reiki no contexto da saúde mental.

A prática de Reiki para a meditação e saúde mental

Meditação e saúde mental têm tudo a ver com “A arte secreta de convidar” e com uma prática que está orientada para a “Melhoria do Corpo e da Mente”, como indicava o Mestre Usui. Vamos ver um pouco mais sobre estes temas e fica também o desafio para os associados e núcleos regionais desenvolverem estas atividades.

A meditação

Kyo Dake Wa, Só por hoje, assim começam os nossos cinco princípios de Reiki indicados pelo Mestre Mikao Usui. Quando observamos a vida com atenção, quando nos dedicamos aos nossos afazeres com concentração, encontramos serenidade. A prática de meditação faz parte do Usui Reiki Ryoho, não só com a atitude da concentração em tudo o que fazemos, mas também formalmente com a reflexão nos poemas do Imperador Meiji e nas técnicas como o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração.

Este ano, queremos promover ainda mais estes conceitos e apoiar a população e os praticantes a esvaziarem a mente, gerirem as emoções e focarem os seus pensamentos para boas sementes construtivas.

A saúde mental

Desde muitos anos atrás que a Associação Portuguesa de Reiki tem tido um destaque particular com o apoio à saúde mental, através de projetos nas várias Cercis por todo o país, assim como instituições como a QE, APPACDM, entre outras.

Ao longo dos anos a Associação Portuguesa de Reiki também apoiou e reconheceu trabalhos muito meritórios sobre a saúde mental e o impacto positivo que a prática de Reiki pode ter:

Só por hoje, é bom estar aqui – o impacto do Reiki nas crianças com autismo

Marina Alexandra Santos Nunes, Jorge Joaquim Martins Vaz – Escola Superior de Educação Jean Piaget (Viseu) – 2013

Influência do Reiki, Terapia de Desenvolvimento Humano, na Realização do Desenho Infantil com Crianças com  Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem

Vânia Soares – 2012

Os nossos associados poderão ler estes trabalhos na nossa Biblioteca de Reiki online.

Este ano de 2019 iremos realizar um Seminário sobre a Saúde Mental em Guimarães, com a participação das várias instituições e a partilha de saberes da prática neste contexto.

Este ano contamos ainda mais contigo, para levarmos Reiki cada vez mais para os setores da sociedade que estão em necessidade.

Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal e a Associação Portuguesa de Reiki. Renova a tua inscrição ou inscreve-te como Associado.