Associação Portuguesa de Reiki é objecto de estudo para obtenção do Grau de Mestre em Gestão

Dissertação apresentada no ISG – Instituto Superior de Gestão, Departamento de Gestão, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão em 2014.

Síntese do Estudo

Sendo o microempreendedorismo social um tema emergente no atual momento económico, este distingue-se pelo foco na missão e na criação de valor social através de soluções inovadoras e disruptivas e pela identificação oportunidades, que gerem impacto social na comunidade.
O estudo elaborado na Associação Portuguesa de Reiki (APR), procurou identificar os conceitos teóricos da ideia à sustentabilidade aplicados a uma associação específica.
Os resultados indicaram que a iniciativa foi criada pela necessidade de resolver um problema, tendo-se identificado que o seu fundador e atual Presidente, contribuiu com algumas características e valências próprias de um empreendedor social.
O foco principal da criação da iniciativa, foi a divulgação da terapia do Reiki através da internet e das redes sociais, a capacitação dos seus colaboradores e profissionais, e a interação com a comunidade através de políticas de proximidade.
À luz da revisão da literatura foram identificadas metodologias e ferramentas adaptadas à dimensão desta organização. Decorrente da investigação, identificámos um processo socialmente inovador, um pensamento estratégico e um comportamento economicamente sustentável.
Propôs-se ainda no âmbito do estudo realizado, um conjunto de indicadores (KPI’s), bem como uma matriz lógica (Logic Map), para obtenção de melhor informação para a Gestão, tendo em vista proporcionar maior flexibilidade para responder a mudanças no seu ambiente interno ou externo.
Procurou-se portanto compreender e identificar o percurso da APR, desde a ideia à sua sustentabilidade. Pretendeu-se também percecionar se a associação na ótica dos seus membros cumpre cabalmente a sua missão e ainda, se é virtuosa nas relações que estabelece, e em que medida estes fatores contribuíram positivamente para o seu desempenho e para a sua sustentabilidade.
gabriel
Gabriel Simões é Vice-Presidente da Assembleia Geral, com a função de Empreendedorismo.