Não se tira a roupa para receber Reiki – diz não!
Receber Reiki é muito bom, é encontrar um tratamento natural para o nosso equilíbrio físico, mental, emocional e energético. Após o esclarecimento sobre a terapia e as razões que levaram a pessoa a procurar a sessão, passa-se à prática que poderá ter as mãos em contacto com o corpo ou ligeiramente afastadas. Antes de ser realizada a colocação das mãos é necessário explicar onde se irá colocar as mãos. Este tipo de esclarecimento auxilia:
- A ter a autorização da pessoa para o toque;
- A compreender se tem alguma zona afectada no corpo, como uma cicatrização ou inflamação;
- Outra sensibilidade que a pessoa possa ter em relação ao toque, à prática ou até perceber no momento que poderá ter algum desconforto.
Este tipo de esclarecimento é muito importante pois auxiliará a pessoa a ter confiança na prática e em quem a irá fazer.
Para receber Reiki não é preciso tirar a roupa!
Sendo uma terapia de toque ou de colocação das mãos ligeiramente afastadas do corpo, não há necessidade de tirar a roupa por não haver manipulação física. Este aspecto é muito importante pois o relaxamento e equilíbrio acontece com a roupa vestida ou com roupa de qualquer cor. Mesmo o tirar de sapatos, se tal for desconfortável para a pessoa é evitável. Para isso temos casos de pessoas com mobilidade reduzida ou com algum desconforto pelo possível odor.
É para isso mesmo que existe um código deontológico. Este não seria necessário se realmente se aplicassem os princípios e houvesse um respeito claro pelo espaço e integridade da outra pessoa. Sendo aqui importante o aspecto da roupa, há que frisar – no Reiki não se tira a roupa e não há justificação para o fazer.
No Código Deontológico da Associação Portuguesa de Reiki este aspecto é muito claro:
Relações terapeuta/paciente
- 1. O relacionamento entre terapeuta e paciente deve ter o padrão mais elevado de ética, integridade e objectividade.
- Em caso algum o terapeuta deve explorar o seu paciente financeira, sexual, emocional ou espiritualmente.
- Em caso algum o terapeuta deve criar dependência ao seu paciente ou de alguma forma manipular a sua maneira de pensar, sentir ou estar na vida.
- O terapeuta nunca deve pedir a remoção de roupa à excepção de casacos ou calçado.
- O terapeuta jamais deve julgar e/ou sentenciar o paciente.
- O terapeuta nunca deve diferenciar o paciente tendo em conta a raça, cor, credo ou orientação sexual.
Praticar Reiki é um acto de grande responsabilidade e todo o praticante deve ter um grande respeito por si mesmo, pela prática e pela pessoa que estará a atender.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.