Reiki auxilia na recuperação de fadiga relacionada com cancro
Reiki auxilia na recuperação de fadiga relacionada com cancro

Reiki auxilia na recuperação de fadiga relacionada com cancro

Um dos efeitos secundários do cancro é a fadiga. A terapia complementar Reiki auxilia a restabelecer o equilíbrio do corpo. Ao agir sobre a fadiga, a dor, a ansiedade, o Reiki promove a qualidade de vida em geral da pessoa.
post-reiki-descanso-cancro
Ensaio Piloto Cruzado entre Reiki vs Descanso nos Tratamentos da fadiga relacionada com o cancro
Tsang KL, Carlson LE, Olson K.
Departamento de Psicologia, Universidade de Calgary, Alberta, Canadá
A fadiga é um efeito secundário bastante comum, sentido durante o tratamento do cancro e a sua recuperação. Um estudo limitado investigou técnicas provenientes da medicina alternativa e complementar para reduzir a fadiga relacionada com o cancro.
Este estudo examinou os efeitos do Reiki – um tipo de terapia energética por contato – sobre a fadiga, a dor, a ansiedade e a qualidade de vida em geral.
O estudo consistiu numa prova cruzada e equilibrada de duas condições: Condição Reiki e Condição Descanso.
Na Condição Reiki, os participantes receberam uma sessão diária de Reiki durante 5 dias consecutivos, seguidos de um período monitorizado de 1 semana de descanso, sem tratamento; mais 2 sessões adicionais de Reiki, e finalmente, 2 semanas sem nenhum tratamento.
Na condição Descanso, os participantes descansaram durante aproximadamente 1 hora por dia, durante 5 dias consecutivos, seguidos de um período monitorizado de 1 semana sem previsão de tempo assignado ao Descanso e uma semana adicional sem qualquer tipo de tratamento.
Em ambas as condições, os participantes preencheram questionários de avaliação da fadiga relacionada com o cancro (Avaliação Funcional, escala da Fadiga da Terapia de Cancro[FACT-F]) e qualidade de vida (Avaliação Funcional da Terapia do Cancro, Versão Geral[FACT-G]) antes e depois de todas as sessões de Reiki ou sessões de Descanso.
Também completaram uma Escala Visual Análoga (Sistema de Avaliação de Sintomas, Edmonton[ESAS]) para avaliação do cansaço diário, da dor e ansiedade, antes e depois  de cada sessão de Reiki ou Descanso.
Dezasseis pacientes (13 mulheres) participaram no ensaio. Em 8 mulheres, a aplicação das respetivas condições (Reiki/Descanso; Descanso/Reiki), foi feita de forma aleatória.
Foram testadas em relação à fadiga mediante a escala de cansaço do ESAS e todas as que obtiveram mais de 3 (numa escala de 0-10) eram elegíveis para o estudo. Foram diagnosticadas com a variedade de cancro, mais propriamente cancro colo-rectal (62,5%) com uma idade média de 59 anos.
A fadiga sobre a FACT-F diminuiu na condição Reiki (P=0,05) durante o período dos 7 tratamentos. Por outro lado, os participantes da condição Reiki obtiveram melhoras significativas da qualidade de vida (a FACT-G) comparada com os da Condição de Descanço (P<0,05).
Sobre as avaliações diárias (ESAS) na Condição Reiki antes da sessão 1 e após a sessão 5, as pontuações indicaram uma diminuição significativa do cansaço (P>0,001), da dor (P>0,005) e da ansiedade (P<0,01) , o que não se verificou na Condição de Descanço.
Futuros estudos deveriam de investigar mais o impacto do Reiki, utilizando modelos com controlos mais rígidos, que incluam uma Condição Reiki e amostras consideravelmente maiores.
[box type=”info”] PMID: 17351024 [PubMed – indexed for MEDLINE] Psych-Logo.jpgDepartment of Psychology
The University of Calgary
2500 University Dr. N.W.
Calgary, AB, T2N 1N4
Canada
Tradução: Lina Fortuna
[/box]