Cuidar de quem cuida é importante. Este foi um dos temas dos benefícios sobre Reiki, apresentados à unidade de psico-oncologia – Pólo de Braga, a cargo da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A 26 de Junho, foi realizada uma sessão de esclarecimento sobre o que é Reiki e os seus benefícios para os cuidadores, funcionários e utentes da unidade de psico-oncologia do Pólo de Braga. A apresentação ficou a cargo de Sílvia Oliveira e de Sofia Vilas Boas a impulsionadora deste projeto de voluntariado em terapia Reiki.
Os nossos agradecimentos à Drª Fátima Soeiro e a todos os participantes desta sessão.
Entrevista realizada a Sofia Vilas Boas
De onde surgiu esta iniciativa?
Esta iniciativa surgiu depois de a Sílvia Oliveira, num workshop, ter lançado o repto a solicitar voluntários para encabeçar o projeto  Reiki ao domicílio a doentes oncológicos, e de imediato manifestei o meu interesse.  A uma dada altura li um jornal local a notícia de que a Liga Portuguesa contra o cancro iria abrir uma unidade de psico-oncologia em Braga na sede de uma Junta de Freguesia. A partir daí entrei em contacto com a responsável, que no logo primeiro contacto telefónico ficou bastante entusiasmada com a ideia e, assim que a unidade começou  a funcionar em pleno fui contactada para iniciar um ciclo de formações, tendo a entidade escolhido o ‘Reiki na doença oncológica’ como tema de abertura.
Porquê o querer trabalhar com a Liga?
Por razões pessoais a  área de oncologia é uma área na qual eu gostaria de poder fazer a diferença para alguém.
Qual a receptividade a um tema como o Reiki?
Considero que a receptividade foi bastante boa, porque todas as participantes no final da sessão de esclarecimento não só se prontificaram para receber tratamento com o objetivo de perceberem um pouco melhor o Reiki e como atua, como também mostraram interesse em receber uma iniciação.
Como vês a importância de um voluntariado terapêutico a técnicos da liga?
Julgo que é de vital importância cuidar de quem cuida, pois os técnicos da liga são as pessoas que mais próximas estão dos doentes e das suas famílias, por isso é importante que também eles possam beneficiar do bem-estar e equilíbrio que o Reiki proporciona, para assim também eles melhor poderem ajudar os seus utentes.
Qual o teu sonho para este projecto?
O meu sonho para este projeto é que ele flua, sem criar muitas expectativas desejando que traga muitas alegrias a todos aqueles que nele participam, bem como a todos que dele vão usufruir e, que esta seja a semente que vai germinar muitos frutos.
P1060749
Sílvia Oliveira e Sofia Vilas Boas
A partir do próximo dia 3 de Julho irão ter início as sessões de terapia Reiki aos voluntários da Liga.
Sofia Vilas Boas ficará à frente deste projeto de voluntariado no âmbito de Cuidar de Quem Cuida e do Ser e Viver, Reiki para a pessoa com Doença Oncológica, com o apoio do Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki.