As dificuldades sociais e os desafios pessoais são cada vez mais emergentes e preocupantes em Portugal, levando técnicos e outros profissionais de Instituições Sociais a situações de desgaste, de burnout. Querendo auxiliar na prevenção e acompanhamento de tais condições de saúde, a Associação Portuguesa de Reiki desenvolveu um projecto de voluntariado, específico às necessidades destas equipas.
Como pode o Reiki auxiliar?
Esta terapia, de origem japonesa, é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. Acima de tudo o Reiki olha para a pessoa como um todo (um processo holístico), actuando nos campos físico, mental, emocional e energético. Alguns dos seus efeitos são: Relaxamento; Equilíbrio emocional, mental e físico; Redução e alivío da dor; Serenidade; Auto-consciência; Diminuição do stress, ansiedade, sofrimento e medos; Auxilia a melhorar a auto-estima e o comportamento através do processo de equilíbrio interior; Melhora o sono e o repouso.
Onde já foi aplicado?
- Cruz Vermelha de Caselas, desde 2010
- Cerciama
- Cercigui
Quer saber mais?
Veja a nossa página no site da Associação Portuguesa de Reiki sobre “Reiki para Profissionais e Técnicos em Instituições Sociais“, ou contacte-nos pelo nosso email info@montekurama.org