O tempo de um curso de Reiki e o exemplo de um Hospital com Reiki
Muitos praticantes ficam na incógnita sobre o tempo de um curso de Reiki mas é algo que também não pode ser linear pois a prática não é apenas mecânica ou teórica. O tempo de um curso de Reiki pode ser muito variável, não só pela definição de tempo que o Mestre dá, mas muito principalmente pela forma como o praticante vivencia esse período. Há quem esteja durante dois ou mais anos no nível 1 e seja consistente na sua prática, não precisando ou querendo passar para o nível 2 e isso é absolutamente correcto. Nestes casos, também o Mestre precisa de ter capacidade para auxiliar o praticante neste seu trabalho contínuo.
Exemplo do tempo de um curso de Reiki
- Nível 1 – 6 meses de acompanhamento
- Nível 2 – 6 meses de acompanhamento
- Nível 3 – 6 meses de acompanhamento
- Nível 3B – 6 a 12 meses de acompanhamento
Ao longo deste tempo, poderá ainda haver estágio, o que poderá levar o período de prática a estender-se por mais dois ou três meses, principalmente aconselhado no nível 2 e nível 3 de Reiki.
O nível 3B de Reiki necessita de muito tempo pois os futuros Mestres devem ter também o tempo necessário para desenvolverem os seus manuais, terem a possibilidade de dar workshops e assim se prepararem, pela prática, para darem cursos.
O estágio
O estágio é uma forma do praticante se preparar para uma prática terapêutica. É um percurso que pode ser iniciado nos níveis 2 e 3 de Reiki, durante um período de 2 ou 3 meses, seguindo semanalmente o mesmo paciente, para acompanhar o seu percurso terapêutico. O estágio dará forma e estrutura ao futuro voluntário e terapeuta de Reiki. Esta é uma excelente oportunidade de avaliar o que é entrevistar uma pessoa, num âmbito terapêutico e procurar tratar causas, não apenas efeitos.
Se és Mestre de Reiki
Lembra-te dos seguintes aspectos:
- Do teu próprio tempo de aprendizagem, da necessidade que tiveste em ter tempo para crescer;
- Das questões que passaste após cada sintonização;
- Hoje em dia cada vez mais praticantes compreendem a importância de terem acompanhamento e pedem esse acompanhamento;
- Cada vez mais praticantes pretendem a distinção entre o que é Reiki e as crenças pessoais de cada um.
Em O Grande Livro do Reiki poderás encontrar vários tópicos sobre como desenvolveres o programa das tuas aulas, para todos os níveis, dando assim acompanhamento.
Além do tempo de cada curso, muitas vezes o próprio praticante precisa de tempo para lidar com o seu desenvolvimento interior e isso poderá indicar um tempo no nível 1 de 1, 2, 3 anos, ou em qualquer outro nível. É por isso mesmo que é por vezes difícil indicar o tempo estimado no percurso.
Se pretendes aprender Reiki
Ao procurares o teu curso de Reiki, tem também em mente o que pretendes atingir com Reiki. Coloca questões importantes como:
- Qual a duração do curso;
- Como é feito o percurso;
- Que acompanhamento tem;
A ti mesmo pergunta:
- O que pretendo atingir com esta prática?
- De que forma me vai ajudar a crescer?
- Como irei ajudar os outros, ajudando-me também a mim?
- Tenho a noção de que preciso de tempo para crescer?
Como saber se um Mestre é idóneo?
Esta é uma questão muito difícil que muitas vezes surge. A melhor forma de o saberes é de teres referências através das pessoas que já frequentaram os seus cursos. No entanto, tem sempre a mente aberta pois o que poderá ser bom e funcional para outros, poderá não resultar para ti. É por isso mesmo que existe uma grande diversidade e cada um de nós precisa de encontrar aquilo que realmente lhe faz sentido. Caso queiras, podes ainda marcar um encontro na escola, para conhecer o espaço, o Mestre e tentar compreender como será todo o processo de aprendizagem.
Curso de Reiki no Griffin Hospital
Partilho contigo este pequeno artigo que encontrei, que nos auxiliará numa reflexão mais ampla sobre o tempo:
O Griffin Hospital oferece para os residentes na área, a oportunidade de avançarem no seu treino de Reiki com um workshop de nível 2 de Reiki das 9h30 às 15h00, Sábado, 18 de Abril.
A Mestre de Reiki Eileen Carino e a enfermeira registada Joanne Halstead irão providenciar aos praticantes a capacidade de realizar tratamento emocional, aprender três dos quatro símbolos sagrados do Reiki Usui e aumentar as suas capacidades curativas. A sintonização de Reiki 2 intensifica as energias introduzidas no Reiki 1. Os participantes devem ter um mínimo de seis meses de prática de Reiki.
Reiki é um método de cura complementar baseado em práticas terapêuticas ancestrais. Reiki envolve a direcção consciente da energia de cura através das mãos do praticante, para o paciente. Quando veiculado propriamente, esta energia promove cura e a libertação dos bloqueios energéticos do corpo. A prática de Reiki pretende trazer equilíbrio ao campo energético, promovendo a cura a todos os níveis.
O custo do workshop de Reiki 2 é de $125. Fonte: Hearst CT News
Este caso é muito interessante pois indica vários aspectos:
- É necessário haver uma prática de pelo menos seis meses antes de iniciar o nível 2;
- É uma formação dada no hospital, por uma Mestre de Reiki e uma enfermeira.
Sendo um curso num hospital, poder ser bastante atractivo, pensamos logo na qualidade da formação, mas aqui falta um pequeno pormenor – observamos o horário do curso, mas não temos a indicação se terá acompanhamento ou não. Esta parte é muito importante. O acompanhamento permite tirar dúvidas, partilhar, praticar uns com os outros, desenvolver a prática das técnicas e muito principalmente da filosofia de vida.
Artigos relacionados
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.
Dia do Associado - Núcleo do Porto
Podes também gostar de...

Formação de voluntários – Vila Viçosa
Julho 10, 2024Nas Asas do Reiki – grupo de envio de Reiki à distância, uma entrevista
Março 8, 2016