A terapia de Reiki pode ser ministrada a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer lugar – não é necessário equipamento, toalhas ou óleos. Com contra-indicações mínimas, usando toque ou sem toque, o Reiki é uma terapia suave e eficaz para pacientes e cuidadores paliativos. Pesquisas, incluindo uma revisão Cochrane (2008) para redução da dor, apoiam os benefícios do Reiki para os efeitos colaterais de náusea, ansiedade, problemas de digestão e irritabilidade.

Enfermeiras com prática de Reiki: Integração de terapia energética em cuidados paliativos para pacientes, cuidadores e funcionários

Objetivo

Iniciar um projeto de formação de equipa para integrar Reiki nos cuidados gerais no hospício, na unidade de internação e no hospício das crianças. Foi recebido um financiamento de 4700 libras para este projeto do Hadfield Trust. O posto do terapeuta de Reiki foi financiado pelo Sam Buxton Sunflower Healing Trust por 2,5 anos.

Métodos

Quatro enfermeiras da equipa e dois coordenadores de atividades treinados para o nível de praticante de Reiki II. Envolvendo oito dias de contato (64 horas), quatro sessões de Reiki (oito horas) e semanalmente em casa, durante 11 meses. As sessões de educação em todo o hospício aumentaram a consciencialização sobre o projeto de terapia e treino da equipa. Introduzida a nova prática de trabalho nas enfermarias, incluindo avaliações do MYCAW e ferramentas de autocuidado para pacientes, prestadores de cuidados e funcionários.

Resultados

Os funcionários treinados, agora facilitam Reiki dentro das suas funções gerais nas enfermarias, permitindo que Reiki esteja disponível segundo a necessidade, dia ou noite. Os funcionários fornecem Reiki desde abril de 2018, os resultados continuam a ser compilados. Em dois meses, mais 70 pacientes, prestadores de cuidados e funcionários receberam Reiki de profissionais da equipa. A angariação de fundos continua a explorar oportunidades futuras para treinar uma equipe médica adicional.

Conclusão

Com um número crescente de pacientes que se beneficiam do Reiki, além de encaminhamentos estimulados pela conscientização, acreditamos que o treinamento fez uma diferença significativa na qualidade do atendimento – emocional, físico e espiritual. A coleta de dados qualitativos e quantitativos continua.

Esta publicação é da responsabilidade do CEPI

Fonte: BMJ Journals.