Sábados Voluntários em Guimarães, um testemunho da coordenação de voluntários
Sábados Voluntários em Guimarães, um testemunho da coordenação de voluntários

Sábados Voluntários em Guimarães, um testemunho da coordenação de voluntários

Rita Guimarães trabalha na área da saúde e tem ao longo destes últimos tempos orientado e organizado os Sábados Voluntários no Núcleo de Reiki de Guimarães. Aqui fica a sua entrevista.

Entrevista a Rita Guimarães sobre os Sábados Voluntários em Guimarães

O que te levou a procurar formação de Reiki?

Procurar reiki foi uma curiosidade. Resolvi fazer uma consulta de reiki para experimentar, segui um conselho, e quando o fiz senti que deveria procurar mais. Perceber os sentimentos que estava a sentir naquele momento. Depois disso nunca mais deixei o reiki e de uma forma ou de outra o vou ter sempre presente para a minha vida.

Rita Guimarães

Achas que o voluntariado é importante?

Sim, muito importante. Porque? Porque na vida é importante fazermos algo de coração. Porque acho que quando se faz voluntariado (não se receber nada em troca, na teoria) se recebe e se aprende muito. E penso que todos os praticantes de reiki devem passar por um processo de voluntariado antes de o fazerem como terapeutas profissionais. O voluntariado é uma grande aprendizagem.

Abraças te o projeto “sábados voluntários “, o que sentes em relação ao mesmo?

Sinto que em todos os sábados voluntários aprendo algo novo para a minha vida e que em algum momento tanto eu como os voluntários fazem mudar, o pouco que seja, a vida de alguém. Por vezes ver (os nossos voluntários), e mesmo dar um abraço, um sorriso, uma palavra a quem já não recebe à muito tempo, de uma forma sincera e de coração é o melhor que há. E existem pessoas que procuram os sábados voluntários para se sentirem bem e sentirem que quem está ali, está naquele sítio e naquele momento de coração, para aquela pessoa. É lindo.

Rita Guimarães, Núcleo de Reiki de Guimarães.