Regulamentação

E quando dizem que Reiki é charlatanice?

Muitas pessoas encaram Reiki como benéfico para a sua vida, muitas pessoas encaram Reiki como charlatanice. E porque é importante existirem estas duas perspectivas? A importância da crítica e do julgamento errado – chamar charlatanice à prática de Reiki Todos queremos ter razão e de alguma forma achamos que o que sabemos é que está correcto, a forma com que agimos é que está correcta e se fossemos nós a mandar em tudo, tudo funcionaria – tudo isto está muito…

Ler Mais

«ÉTICA NO REIKI»

23/07/2016 – Malveira Primeira Sessão de Esclarecimento Público A Comissão Nacional de Ética Para a Terapia Reiki/Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki, concretizou no passado mês de julho de 2016, a sua Primeira Sessão de Esclarecimento Público, na Malveira/Mafra, sob o lema: «Esclarecer, informar e devolver o Reiki ao Reiki.» Esta Comissão foi criada no ano de 2015, por deliberação da Assembleia Geral da A.P.R. e tem por missão, entre outras, emitir pareceres e recomendações sobre situações relacionadas com…

Ler Mais

Regulamentação do exercício profissional das atividades de aplicação de terapêuticas não convencionais

A regulamentação das terapias não convencionais é um tema que tem sido sempre importante para os praticantes de Reiki. Até à data de início de 2015, a prática de Reiki não se encontra regulamentada nem circunscrita pela lei nº 71/2013 de 2 de setembro. A partilha desta lei serve apenas como esclarecimento aos praticantes que além do Reiki tenham Acupuntura; Fitoterapia; Homeopatia; Medicina tradicional chinesa; Naturopatia; Osteopatia; Quiropráxia. A leitura desta lei leva-nos a compreender a dificuldade de conseguir integrar a prática do Reiki, nomeadamente: Requerimento…

Ler Mais

Despir numa sessão de Reiki

Será que é necessário despir numa sessão de Reiki – esta é uma questão que ainda nos dias de hoje surge a muitos utentes ou clientes. Não existe qualquer necessidade de despir numa sessão de Reiki e ao longo de uma prática de 13 anos, nunca a encontrei. Assim como nunca ninguém aprendeu Reiki despido ou nunca pediram para fazer o autotratamento nu. Se as coisas são simples, não vale a pena complicar. Retirar objetos Por vezes colares, relógio, fitas, cintos, podem…

Ler Mais

Exercício Profissional das TNC – Lei 71/2013

Publicação da Lei nº 71/2013, de 2 de Setembro – Exercício Profissional das TNC Foi publicada no dia 2 de Setembro, a Lei  nº 71/2013, de 2 de Setembro, DR nº 168, que regulamenta a Lei 45/2003, de 22 de Agosto, relativamente ao exercício profissional das TNC. De referir que esta Lei entra em vigor 30 dias após a sua publicação (art. 22) e as matérias a regulamentar do âmbito da presente lei serão aprovadas no prazo de 180 dias…

Ler Mais

Regulamentação da terapia Reiki – sim ou não?

Desde 2008, altura da constituição da Associação Portuguesa de Reiki, que se fala da regulamentação da terapia Reiki. Esta é a vontade de muitos praticantes e clientes/utentes desta terapia. Neste momento, em que vemos as Medicinas Não Convencionais a serem legisladas num sentido contrário ao pretendido, convém também clarificarmos os prós e contras da regulamentação do Reiki. Clarificação sobre a profissionalização A prática de Reiki é, por princípio, uma prática de doação. O praticante, o Mestre, o Terapeuta, todos têm…

Ler Mais

Norma Portuguesa da Prática da Terapia Complementar Reiki

Sem regulamentação oficial à vista e com cada vez mais público informado e exigente, como podem os terapeutas de Reiki responder? A auto-regulamentação e aplicação da NPTCR-01, auxilia a que os clientes/utentes tenham uma noção correcta dos seus direitos e deveres, assim como o assumir expresso das competências de um terapeuta de Reiki. Se queremos o Reiki reconhecido, devemos trabalhar para tal, tendo para isso os instrumentos de auto-regulamentação criados e disponibilizados para todos os praticantes de Reiki, independentemente da…

Ler Mais

O que é Reiki e o que não é Reiki

Reiki é energia e o seu sentir é feito interiormente. Muitas são as explicações, muitas são as aplicações. Com tal simplicidade, eficácia e integração em muitas outras terapias, medicinas e crenças, surgem fronteiras cinzentas sobre o que Reiki é e o que Reiki não é. Com este artigo pretendemos resumir, na forma comparativa, o que é Reiki e o que não é Reiki. Mostraremos a perspetiva enquanto Terapia Complementar, o caminho enquanto filosofia de vida e uma abordagem à sua…

Ler Mais

Medicinas alternativas chegam ao Parlamento

8 de Janeiro, 2013 O parlamento discute e vota na quinta-feira a regulamentação do exercício profissional das terapêuticas não convencionais, cuja lei foi aprovada em 2003 e que aguarda desde então para ser regulamentada. O Governo aprovou a 22 de Novembro uma proposta de lei sobre terapêuticas não convencionais, que dispõe que estas só podem ser praticadas por quem tenha formação superior e cédula profissional com registo público. Este diploma estabelece o regime de acesso e exercício dos profissionais que praticam acupunctura, homeopatia,…

Ler Mais

“Legislar o Reiki é importantíssimo”

  A Clínica Privada de Guimarães, representada na pessoa da Dra. Isabel Barros, defende que “legislar o Reiki é importantíssimo”, sobretudo quando se pretende credibilizar esta terapia complementar junto dos profissionais de saúde. Esta foi uma das mensagens que transmitiu a todos os que participaram no 3.º Congresso Nacional de Reiki. Falando na primeira pessoa, Isabel Barros, nutricionista de formação, explicou as vantagens de disponibilizar Reiki numa Unidade de Saúde, na medida em que os benefícios para os doentes são…

Ler Mais

Código de Ética para Mestres de Reiki

Numa sociedade cada vez mais exigente com a qualidade e com os conhecimentos transmitidos, onde o Reiki já não é mais um segredo ou uma prática particular, encontramos a necessidade de reforçar o nosso Código de Ética para Mestres Formadores. Este código deontológico não pretende interferir com os conteúdos dos cursos mas sim com a qualidade dos mesmos, garantindo aos alunos as melhores bases para o seu ensino. No esforço de tornar o Reiki uma prática de terapia complementar, reconhecida…

Ler Mais

Reiki – Terapia complementar integrada no SNS – conclusões

No passado dia 29 de Abril a Associação Portuguesa de Reiki realizou, no Hotel Mundial em Lisboa, a apresentação e debate sobre a integração do Reiki, enquanto terapia complementar no Serviço Nacional de Saúde, com a participação das associações Lux Vitae, através da sua representante Teresa Barros e Ser Vida, através da sua representante Elisabete Dias. Queremos agradecer a dos nossos representantes Valter Jacinto e Cátia Arnaut, à Teresa Barros representantes das associações Lux Vitae, à Elisabete Dias, da Associação…

Ler Mais
Acesso para associados
Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal, inscreve-te como associado.

Vê mais informações aqui…