Publicado em

Reiki na Casa do Alecrim – um apoio na demência

O Reiki convida a visitar a experiência humana em várias vertentes, idades e contextos. Esta é só uma delas: acompanhar em Reiki numa fase da vida em que as patoligias demenciais alteram o corpo e os comportamentos e em que os formatos de comunicação e de partilha tem de ser reajustados. E por isso o voluntariado de Reiki na Casa do Alecrim tem sido para as voluntárias participantes também um caminhar de aprendizagem, de auto-conhecimento e de amor compassivo.

Os feedbacks recolhidos junto da Direção operacional e clínica têm sido muito positivo e apesar do projeto ter sido interrompido por prevenção de Covid-19, as expectativas é que possa vir a ser retomado.

É um presente bom da vida a APR poder estar presente com estas pessoas e somos muito gratos por isso.

Muito obrigado à Joana Pinhão pela apresentação e locução, muito obrigado à Cristina, Dora e Isabel pelo esforço continuado no voluntariado. O nosso imenso obrigado a toda a equipa profissional e gestora da Casa do Alecrim, pela confiança.

Publicado em

Projeto voluntariado Associação Portuguesa de Reiki e Associação Alzheimer Portugal

A Associação Alzheimer Portugal inicia este ano um projeto bastante importante e valioso, chamado “Rostos”. Este é um projeto piloto, de criação de um serviço de bem-estar e saúde domiciliário para cuidadores familiares de pessoas com demência. A Associação Alzheimer Portugal convidou e quis contar com o apoio e parceria da Associação Portuguesa de Reiki, para a realização de sessões de Reiki ao domicílio em regime de voluntariado.

Este projeto, estará centrado nos cuidadores e nas suas necessidades, e tem como objetivos a promoção e a intervenção nas seguintes áreas, serviços de bem-estar, promoção da saúde, facilitação nos cuidados de apoio e acompanhamento e socialização, para que exista uma melhoria dos níveis de satisfação e qualidade de vida, combate ao isolamento social e redução da sobrecarga e promoção da saúde mental.

Será um projeto realizado em Lisboa e com a duração de sete meses, mas que se encontra em pausa devido à necessidade de confinamento e que será retomado assim que possível. Será um projeto estudado e acompanhado, de forma a que seja possível verificar os benefícios dos cuidados aos cuidadores e dos benefícios da prática do Reiki.

Da parte da Associação Portuguesa de Reiki, já contamos com vários voluntários disponíveis para ingressar e fazer parte deste projeto pioneiro na Europa, e que orgulhosamente iremos desenvolver e de onde iremos retirar muitas aprendizagens e crescimento.

Ao longo do projeto, faremos as comunicações sobre o estado e evolução do mesmo.

Muito obrigado a todos,
Daniel Azevedo