Publicado em

De Março a Maio de 2020, em Portugal, no mundo, todos tiveram que fazer um esforço para conter a pandemia do COVID-19. Uns recolhidos em casa, mas muitos continuaram no seu serviço – Médicos, Enfermeiros, Profissionais de Saúde, Distribuidores, Transportadores, Supermercados e tantos que fazem parte do nosso quotidiano para que todos pudéssemos ter o essencial para viver.

Continuar a ler Lidar com o momento presente pela prática de meditação e filosofia de vida – um agradecimento a todos por nos ajudarem em tempo de pandemia

2020 – Ano da Saúde Mental, Meditação e Consciência Ecológica

Hoje, dia da mulher, partilhamos um artigo que saiu na edição de março da revista “Business Portugal” com os testemunhos de algumas mulheres, órgãos sociais da APR. Deixamos também o link com a revista completa:

Continuar a ler 2020 – Ano da Saúde Mental, Meditação e Consciência Ecológica

Um projeto de voluntariado

Rosário Machado é membro dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Reiki e tem como missão o desenvolvimento do voluntariado local, em terapia Reiki. Fizemos uma pequena entrevista para dar a conhecer a sua visão da prática de Reiki e do voluntariado, assim como dos seus sonhos.

O que te chamou à prática de Reiki?

O Reiki apareceu na minha vida quando pensava já ter perdido a batalha com uma doença que me acompanhava há vários anos. Acredito que nada acontece por acaso, por isso sei que foi o Reiki que me encontrou e não o contrário. Nesse momento soube que esse era o meu caminho.

Porque o voluntariado é importante para ti?

O trabalho voluntário sempre existiu na minha vida. Creio que a doação desinteressada devia ser ensinada nas escolas, bem cedo. Devia tornar-se parte da formação cívica de todos, porque acredito que viveríamos num mundo melhor e mais justo. Acredito que é dando que recebemos. O Reiki é o exemplo disso.

Porque recomendas os praticantes de Reiki a serem voluntários?

Ser praticante de Reiki não é simplesmente fazer auto-tratamento ou tratamento a outros. Significa muito mais. Ser praticante engloba toda uma filosofia de vida, toda uma postura perante nós próprios e os outros. E é aí que entra também o voluntariado. Se não nos virarmos para o outro, se olharmos apenas para os nossos umbigos, como poderemos dizer que somos praticantes de Reiki?… Reiki é Amor incondicional, é doação, antes de mais e acima de tudo. Para além disso, é tão mais o que recebemos do que aquilo que doamos!…

Quais achas serem os maiores desafios para os voluntários?

Creio que o grande desafio para um voluntário é saber onde acaba a doação desinteressada, o amor ao próximo, e começa a sua própria necessidade de dar, de cuidar. Creio ser a maior armadilha em que um voluntário pode cair.

Conta um sonho que gostarias de ter como voluntária em terapia Reiki?

Engraçada, esta pergunta. Na primeira reunião que tive com os meus colegas do voluntariado disse-lhes que o meu sonho era ir pelas terras fora, com uma carrinha, doar Reiki a quem precisasse e/ou quisesse… Afinal, disseram-me, já existia no Norte do país!… Mantenho o mesmo sonho, talvez para o sul…?

Desenvolvimento do voluntariado e novas iniciativas para Sintra e Odivelas

Os órgãos sociais, Alexandra, Raquel e João, estiveram reunidos a 3 de Fevereiro para reflexão sobre as iniciativas do voluntariado e actividades para a Casa Coração.
Teremos um encontro de voluntários da região da grande Lisboa, no dia 15 de Fevereiro, para partilhar de saberes, experiências e reflexão sobre a prática nas instituições. Iremos também desenvolver novos projectos, de curto prazo para as regiões de Sintra e Odivelas.
Os projectos de Reiki nas escolas estão também a surgir nesta região e iremos dar apoio no seu desenvolvimento, assim como ao voluntariado a seniores na Amadora.
A Casa Coração, na praceta João Oliveira, Loja 4C, Amadora, continua com os seus projectos de voluntariado, principalmente para casos oncológicos ou outras patologias graves. Em breve iremos ter também partilhas e práticas de meditação.
Estes pequenos encontros ajudam-nos, dentro do espírito voluntário dos órgãos sociais, a trabalhar em conjunto, em prol do Reiki e das necessidades da comunidade.

A Ética no Reiki foi debatida no Núcleo de Braga

No passado dia 29 de Janeiro, o núcleo de Braga proporcionou ao público em geral “Momentos com Reiki” com o tema da Ética no Reiki. Isabel Cardoso, membro dos Órgãos Sociais, esteve presente, falando sobre os códigos deontológicos e de conduta, que auxiliam na auto regulamentação.
Este tema e a sua partilha é de grande importância para levar o esclarecimento cada vez a mais pessoas. Qualquer prática de cuidado ou de filosofia de vida tem implícita uma ética. Esta ética vem de uma fundamentação lógica, da razão para um Bem, para boas práticas para quem pratica e recebe.
Foi um encontro maravilhoso, onde foram partilhadas informações importantes sobre o tema sempre baseado no lema que a APR escolheu para 2016 – A Filosofia de Vida no Reiki – e ainda praticámos Reiki Mawashi e meditámos.

Novos órgãos sociais da APR para 2016-2018

A 9 de Janeiro realizamos a Assembleia Geral, na Casa Coração, para a aprovação de contas de 2015, eleição de novos órgãos sociais, orçamento para 2016 e ainda outros assuntos de interesse para os associados. Os associados poderão ler a ata da assembleia geral, na nossa biblioteca de Reiki. Apresentamos a listagem dos nossos órgãos:
Assembleia Geral

• Presidente – Alexandra Rodrigues
  • Vice-presidente – Isabel Cardoso
  • Vogal – Manuela Nogueira
  • Vogal – Fábio Bazílio (eleito como vogal adicional em assembleia geral)

Direção

• Presidente – João Magalhães
  • Vice-presidente – Margarida Pereira
  • Vogal – Fernando Eduardo

Conselho Fiscal

• Presidente – Raquel Correia
  • Vice-presidente – Cristina Belém
  • Vogal – Inês Lopes

Podem ler mais sobre os órgãos sociais e as suas funções aqui…
Foi escolhido um conjunto de associados que, pelas suas características pessoais, prática de Reiki e localização, poderão auxiliar os associados e a Associação a crescer. É nosso objetivo teremos representações diretas no Algarve, Alentejo e no Norte, para que os Coordenadores se sintam acompanhados e apoiados, para que as atividades conjuntas sejam ainda mais evidentes e todos possamos crescer em Reiki. Assim, para o Algarve estará o Fernando Eduardo, para o Alentejo o Fábio Bazílio e para o Norte a Isabel Cardoso e a Manuela Nogueira. O nosso projeto para este ano é – 2016, Ano da Filosofia de Vida no Reiki.

2016 ano da filosofia de vida no reiki
Com esta assembleia geral foram também criados e aprovados por unanimidade, códigos de conduta para Associados, Órgãos Sociais e Coordenadores, além do código da Comissão Nacional de Ética para a Terapia Reiki, cuja constituição tinha sido realizada na Assembleia de Janeiro de 2015, com aprovação por unanimidade.
Todos os órgãos sociais desejam-vos um ano muito feliz, pleno de força, em sintonia com o Reiki e os cinco princípios.

Publicado em Deixe um comentário

Órgãos sociais encontram-se para o desenvolvimento associativo

Apesar de termos um grupo próprio e virtual onde partilhamos ideias e iniciativas, sempre que podemos juntamo-nos para partilhar Reiki, ideias e mais força para a Associação Portuguesa de Reiki e o Reiki em Portugal.
Neste encontro estivemos a preparar o VI CONGRESSO NACIONAL DE REIKI, que será dia 24 de Outubro, no Hotel Tuela, no Porto. As formações futuras que estarão disponíveis nos núcleos regionais foram temas importantes pois poderão apoiar e desenvolver o Reiki nas suas localidades. Trabalhamos sobre as parcerias com outras Associações e colocamos as sementes para aquilo que serão os projectos de 2016, que será revelado no VI Congresso Nacional de Reiki. Estivemos ainda a elaborar a replicação do curso de apoio ao empreendedorismo Reiki, criado pelo Gabriel Simões, para ser apresentado em vários núcleos e ainda a comemorar os novos projectos de voluntariado que estão a acontecer em Lisboa, através da Santa Casa da Misericórdia.
A Casa Coração continua a apoiar os associados que queiram praticar Reiki, continuamos com as partilhas às quintas-feiras e iremos reiniciar brevemente o Reiki Solidário, para a recolha de alimentos a ser entregues à Comissão Social de Freguesia de Mina de Água.
Neste dia, e em todos, somos gratos aos nossos associados, coordenadores e voluntários, por fazerem crescer o Reiki em Portugal, por desmistificarem e apoiarem esta «Arte Secreta de Convidar a Felicidade», como dizia Mikao Usui.