Publicado em

Antônio Vicente de Magalhães Neto, de 68 anos, trabalhava há 15 anos no antigo Pronto Socorro, atual Hospital de Referência Covid-19, onde estava internado desde o dia 7 de julho.

Continuar a ler Prestamos homenagem – Auxiliar de radiologia de Hospital de Referência morre com Covid-19 em Cuiabá após um mês internado
Publicado em

Quero ver o que dizes, olhos nos olhos, porque o olhar diz mais que as palavras

Em Julho de 2020, o Projeto AGIR da Associação Portuguesa de Reiki, no apoio à pandemia COVID-19, criou um grupo de trabalho para a comunicação compassiva. Este é o primeiro projeto que aqui partilhamos convosco, fruto do trabalho da Andreia, Luis e Susana. Uma associação é um trabalho em equipa, em harmonia, para um bem comum.

Continuar a ler Quero ver o que dizes, olhos nos olhos, porque o olhar diz mais que as palavras
Publicado em

Este é um tempo de grande sofrimento e tentar negá-lo é criar mais sofrimento sem o resolver

Faço parte de uma geração que não viveu grandes desafios na sociedade. Conhecemos a austeridade económica, desemprego, por vezes uma infância mais exigente, mas fomos seguindo o caminho do nosso pensamento e o percurso natural da sociedade.

Chegamos a uma época de oportunidades, de consumo, do lugar ao sol que todos podiam ter (ou quase todos), até que o nosso pensamento pareceu acreditar que tudo de bom era possível.

Conhecemos algo que se chama COVID-19, que afeta todo o planeta, mas mesmo assim, não queremos acreditar que existe, que é assim tão mau, até vemos o lado positivo quando não somos afetados.

Mas para quem sofre, o sofrimento pode ser atroz. No passado, quando alguém estava doente num hospital, era visitado poucas ou muitas vezes, mas recebia visitas, agora não as pode ter. É um sofrimento em isolamento. É uma dor para quem sofre e para aqueles que amam essa pessoa.

Fora desse nicho de sofrimento, continua-se a não acreditar, a não pensar que temos uma responsabilidade para connosco e para com os outros. O que será preciso para compreender o sofrimento e que o bem dos outros também depende de nós?

O que podemos fazer num tempo de grande sofrimento?

Este tempo requer de nós grandes reflexões transformadoras e uma prática que pode mudar tudo o que já fizemos até agora:

1. Compreender que nós sofremos, deve também levar-nos a compreender que os outros sofrem – o nosso sofrimento não é mensurável nem pode ser pesado numa balança, ele é vivido e como tal precisa ser aliviado;
  2. Reconhecer o meu espaço de conforto é também reconhecer o espaço de conforto do outro – Não quero que me incomodem, ou não quero que passem os limites que imponho, sabendo isso, devo também o reconhecer nos outros e a isto se chama o entendimento do Respeito. Como é bom respeitarmos a harmonia – a nossa e a dos outros e como ainda é melhor a sabermos cultiva;
  3. Se não quero sofrer, não devo levar o sofrimento aos outros – Reconhecer que sofremos é importante e o próximo passo e sabermos que devemos parar de levar o sofrimento ao outros. Cria bondade, partilha harmonia, gera entendimento.
  4. Se acho que há inconsciência, devo cultivar mais consciência – Ficarmos zangados ou irritados, apenas traz doença a nós próprios. Ver o que não achamos correto deve ser uma chamada de atenção, não um acumular de sofrimento. Faz a tua parte, influencia os que possam a fazer a sua parte. Como as ondas de uma pedra que cai num lago, o seu efeito ecoa até à margem mais distante.
  5. O mundo precisa de ti, de todos nós.

Este tempo traz-nos o reconhecimento das nossas necessidades e também o entendimento que, muitas vezes, elas são as necessidades dos outros. Quando nos identificamos sem diferenças, quando reconhecemos que somos parte de um problema e a solução do mesmo, o esforço de cada um de nós faz a sua diferença e a tomada de consciência faz uma diferença ainda maior.

O que nós praticantes de Reiki podemos fazer? Praticar.

Dizia o Mestre Usui:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana.

Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço, como o absoluto ilimitado.

Esta é a verdadeira natureza do ser humano.

Mikao Usui

Devemos despertar em nós o que está adormecido, deixar cair o pó e limpá-lo, reconhecer que podemos ser os nossos maiores amigos e que não há ninguém que não seja um igual a nós próprios. Por isso mesmo, Reiki é Responsabilidade, Respeito e Resiliência. Não há obrigação, há construção de consciência; não há indulgência, mas sim humanidade; não há rigidez, mas sim flexibilidade.

Só por hoje… Por ti, pela tua família e amigos, por todos.

Publicado em

O Grupo de Segurança no Trabalho da Associação Portuguesa de Reiki publica um resumo sobre a resolução do Conselho de Ministros nº53-A/2020, o qual pedimos aos nossos associados para lerem atentamente e colocarem em prática.

Continuar a ler Informação sobre a Resolução do Conselho de Ministros 53-A2020, sobre a situação de calamidade, contingência e alerta
Publicado em

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, mas ainda nem tudo está bem

Desde 1 de Julho de 2020 que se apresentam três estados em relação à pandemia COVID-19, mas em qualquer um deles, não há mudança sobre como devem ser as regras de segurança para a prática de Reiki.

Querendo continuar a esclarecer os praticantes de Reiki, promovemos mais um resumo destas melhores práticas, pois a segurança e saúde de todos, depende também de ti.

Continuar a ler A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, mas ainda nem tudo está bem
Publicado em

O Grupo de Segurança no Trabalho da Associação Portuguesa de Reiki partilha as informações que serão colocadas em vigor de 1 de Julho de 2020 ao dia 14 de Julho.

Continuar a ler Principais medidas e medidas adicionais para o Estado de Alerta, Estado de Contingência e Estado de Calamidade

DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade

O Grupo de Trabalho para as Condições de Formação, transmite as seguintes informações passadas pela DGERT, que dirão respeito a espaços que tenham formação profissional a decorrer.

DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade

As orientações e normas da DGS contemplam medidas recomendadas com base na melhor evidência técnica e científica que se possui à data de publicação das mesmas, sendo por isso fundamental o seu cumprimento para uma efetiva mitigação desta Pandemia.

Continuar a ler DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade
Publicado em

Querido associado, praticante de Reiki, alunos e utentes de terapia Reiki,

A 1 de Junho inicia uma nova fase de desconfinamento, mantendo-se a declaração da situação de estado de calamidade, e para auxiliarmos os praticantes de Reiki, publicamos algumas recomendações. A prática de Reiki não está regulamentada, pelo que não existe uma indicação específica para a nossa categoria, no entanto, devem ler exaustivamente as indicações dadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020.

Continuar a ler Desconfinamento e Regresso à atividade com Responsabilidade, Respeito e Resiliência
Publicado em

Realizou-se no passado dia 13.05.2020 a reunião mensal da CNETR, tendo por ponto 2 da Ordem de Trabalhos a “Reflexão sobre a promoção e aplicação de regras de saúde, higiene e segurança nos espaços onde é promovida a prática de Reiki, com o objetivo de conter a propagação do vírus, prevenir a doença e salvar vidas“.

Continuar a ler CNETR – Reflexão sobre a promoção e aplicação de regras de saúde, higiene e segurança nos espaços onde é promovida a prática de Reiki, com o objetivo de conter a propagação do vírus, prevenir a doença e salvar vidas

SAÚDE E ATIVIDADES DIÁRIAS Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19

As medidas tomadas no âmbito do combate à pandemia, e na sequência da declaração do estado de emergência, tiveram efeitos restritivos no normal funcionamento da vida em comunidade e das atividades económicas, culturais e sociais, em Portugal. Este problema global e dinâmico suscitou em cada momento e em cada contexto uma resposta proporcional e adequada, com vista a travar a propagação da infeção por SARS-CoV-2 e a prestar os cuidados de saúde necessários a todos os cidadãos.

LER o MANUAL

Continuar a ler SAÚDE E ATIVIDADES DIÁRIAS Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19
Publicado em

Relatório de atividades de apoio em tempo de Estado de Emergência

Desde o dia 9 de Março, data que coincidiu com a passagem do Mestre Usui, que a Associação Portuguesa de Reiki tem vindo a realizar esforços para o esclarecimento à prática de Reiki em tempo de Estado de Emergência, assim como apoio aos praticantes de Reiki e aos utentes, remotamente.

Continuar a ler Relatório de atividades de apoio em tempo de Estado de Emergência
Publicado em

A questão suscitada e o seu enquadramento legal

Em 30.04.2020, solicitou a Direção da “Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki” à Comissão Nacional de Ética Para a Terapia Reiki (CNETR) que emitisse parecer quanto à questão de saber se, após a cessação do estado de emergência, os praticantes de Reiki, poderiam, ou não, reiniciar a sua atividade profissional, em virtude de existirem dúvidas quanto a esta matéria.

Continuar a ler Parecer da CNETR sobre a questão “Após a cessação do estado de emergência podem os praticantes de Reiki reiniciar a sua atividade, em termos de prestação de serviços de Reiki, a outras pessoas?”

Recomendações da Autoridade para as Condições do Trabalho

A Associação Portuguesa de Reiki partilha as 19 Recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores, criado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Por favor, verifiquem sempre a atualização da informação na ACT e em “Não Paramos, Estamos On“.

Continuar a ler Recomendações da Autoridade para as Condições do Trabalho

Informações de apoio aos Terapeutas e Mestres de Reiki com negócio próprio

Partilhamos com os nossos associados e todos os Terapeutas e Mestres de Reiki que estejam como trabalhadores independentes, dependentes ou com empresa, algumas informações cedidas pela e pelo IAPMEI.

Continuar a ler Informações de apoio aos Terapeutas e Mestres de Reiki com negócio próprio