Curso Base para Formação em Voluntariado na Terapia Reiki
Se sentes o chamado para ajudar e partilhar Reiki, energia de amor, este curso é para ti! Se tens nível 2 de Reiki, vontade de fazer voluntariado em Reiki e és associado da APR, esta formação pode ser para ti.
Data: 11 de Abril Horário: 21h – 22h30 Local: Online (conforto da tua casa!)
Após este curso teórico terás acompanhamento na prática de sessões de Reiki presenciais, onde farás o teu “estágio”, tendo uma oportunidade única de evoluir como praticante de Reiki.
Todo o percurso é gratuito. Juntos, podemos espalhar bem-estar e harmonia!
O Núcleo APR de Reiki de Porto de Mós iniciou no dia 16 de Janeiro de 2025 um projeto de Voluntariado na Associação de Bem Estar da Cruz da Légua, freguesia de Pedreiras, no concelho de Porto de Mós. Esta Associação tem como principal objetivo o bem-estar de todos os seus utentes idosos, que vivam na residência da Associação, como nas suas próprias residências, tendo disponível um serviço ao domicílio.
Após uma palestra na Instituição sobre o que é o Reiki e os benefícios do Reiki, os utentes e a direção mostraram um enorme interesse pelo Reiki, visando o bem-estar a nível físico e emocional dos utentes e cuidadores.
Desta forma todas as quintas-feiras, pelas 9h30 iniciamos as sessões de Reiki presenciais, em que cada voluntário faz três sessões de Reiki consecutivas, cada uma com a duração de 30 a 40 minutos.
A equipa é composta por 4 voluntários: Mónica Bértolo (coordenadora do Núcleo APR de Reiki de Porto de Mós), Rafaela Salgado (voluntária APR), Miguel Tomás (voluntário APR) e Karina Passos (coordenadora do Núcleo APR de Reiki da Maceira).
Os utentes, que recebem Reiki, são selecionados pelo Terapeuta Ocupacional da Associação, tendo como objetivo que todos os interessados experimentem Reiki, mas também que alguns recebam Reiki semana após semana dependendo da situação física, emocional e mental de cada um. Após 4 semanas consecutivas já notamos algumas diferenças em alguns utentes e somos gratos por poder contribuir para o bem-estar dessas pessoas, que nos receberam de braços abertos. Bem-haja.
O projeto de voluntariado ReikiDar foi colocado em prática pelo Núcleo APR de Reiki de Porto de Mós em 2021, para tentar apoiar todas as pessoas que procurem no Reiki uma forma de encontrar o seu bem-estar pessoal.
O voluntariado Reiki pela APR consiste em dar oportunidade a praticantes de Reiki, com pelo menos nível 2, de praticarem as técnicas de tratamento a outros através do Usui Reiki Ryoho, e assim ajudarem quem tenha interesse.
Os voluntários são associados da APR e têm acesso a formação de voluntariado gratuita, segundo as orientações da APR.
Os voluntários do Núcleo de Reiki de Porto de Mós, através do Projeto ReikiDar, disponibilizam três formas distintas de apoio: sessões de Reiki presenciais (1 sábado por mês), envio de Reiki à distância (todas as quintas-feiras num encontro de voluntários via zoom) e tratamento ausente (individualizado).
Para qualquer uma das formas é necessário inscrever através de formulário próprio, ou contactando pelo e-mail nucleoreikiportodemos@gmail.com.
O Envio de Reiki à distância teve início no dia 14 de outubro de 2021, e em três anos conseguimos apoiar 341 pessoas, somos gratos!!
O envio de Reiki à distância consiste em enviar Reiki, para a pessoa inscrita, durante 6 semanas. Depois desse tempo enviamos um e-mail para cada pessoa poder escolher se quer continuar a receber Reiki à distância. Das pessoas inscritas pela primeira vez 46% escolheram continuar a receber Reiki por mais 6 semanas, e temos pessoas que foram revalidando a sua inscrição até agora por 8 vezes (já recebem Reiki à distância de forma continuada há 2 anos).
Aquando da inscrição cerca de 13% das pessoas referiu um nível de bem-estar de 4 ou 5, numa escala de 0 (nenhum bem estar) a 5 (total bem estar). Ao fim de 6 semanas, das pessoas que revalidaram o pedido 40% refere um nível de bem-estar de 4 ou 5!! Ao fim de 12 semanas, 64% refere um nível de bem-estar de 4 ou 5. Somos muito gratos por contribuir para uma melhoria significativa no bem-estar de quem recebe Reiki à distância todas as quintas-feiras.
Alguns testemunhos:
“Todas as pessoas deveriam ter esta experiência. Gratidão.”
“Gratidão pela vossa disponibilidade e dedicação em função do bem-estar das pessoas.”
“Gratidão por todos que fazem esse envio de cura para o meu ser!”
“Uma experiência muito positiva! Grata.”
“Os desafios são enormes e com a ajuda deste tratamento consigo manter o meu equilíbrio.”
“Estou mais eu, mais confiante e brincalhona.”
O ReikiDar – tratamento ausente – iniciou em Setembro de 2023, e recebemos até agora 33 pedidos. Alguns testemunhos:
“Energia positiva nunca é demais, grata a quem me levanta sem me ver.”
“Agradeço do fundo do meu coração!”
Em nome de todos os voluntários participantes nas atividades do ReikiDar o nosso muito obrigado por confiarem em nós.
Mónica Bértolo
Coordenadora do Núcleo de Reiki APR de Porto de Mós
O projeto de voluntariado ReikiDar foi colocado em prática pelo Núcleo de Reiki de Porto de Mós da APR em 2021, para tentar apoiar todas as pessoas que procurem no Reiki uma forma de encontrar o seu bem estar pessoal.
Este projeto, também, consiste em dar a oportunidade a praticantes de Reiki, com pelo menos nível 2, segundo as diretrizes da APR, de poderem praticar a outros a técnica de cura Usui Reiki Ryoho.
Os voluntários são associados da APR e têm por isso acesso a formação de voluntariado gratuita, segundo as orientações da APR.
A quem procura apoio no Projeto ReikiDar apresentamos três formas distintas de apoio: sessões de Reiki presenciais, envio de reiki à distância e tratamento ausente.
As sessões de Reiki presenciais, neste momento, são realizadas uma vez por mês, nas instalações do Núcleo de Porto de Mós, onde as pessoas se podem inscrever para receber gratuitamente uma sessão de reiki com a duração de 30 a 45 minutos. Qualquer pessoa, praticante ou não de Reiki, pode ter acesso a estas sessões, desde que faça marcação prévia.
O envio de Reiki à distância é realizado uma vez por semana, à quinta-feira pelas 22h00, num encontro on-line com os voluntários interessados nesta prática. As pessoas interessadas em receber Reiki à distância inscrevem-se por meio de um formulário on-line e ao fim de seis semanas, caso tenham concordado, são contactadas para seguimento e pedido de renovação por mais seis semanas, se assim o entenderem.
O tratamento ausente, ou tratamento de Reiki à distância individualizado, é feito por um voluntário de forma individual para uma pessoa em concreto, uma vez por semana, durante três semanas. No final das três semanas, é enviado um e-mail, pelo coordenador do Núcleo à pessoa que recebeu o tratamento, com algumas sugestões do voluntário por ele responsável e também com um formulário para seguimento e pedido de renovação por mais três semanas, se assim o entender.
O ReikiDar – envio de Reiki à distância – teve início no dia 14 de Outubro de 2021, o que nos enche o coração e vontade de continuar, pois em dois anos conseguimos apoiar 250 pessoas. Algumas receberam 6 semanas e não continuaram, outras renovaram o pedido uma ou várias vezes.
Das pessoas acompanhadas por 6 semanas, e que responderam ao questionário de seguimento, mais de 50% afirmaram que o seu nível de bem-estar melhor em “bom” ou “muito bom”. Algumas deixaram-nos mensagens muito bonitas, como:
“Muito obrigada! Tenho-me sentido muito bem. Gratidão”;
“Penso que o Reiki à distância me fez arriscar e sair da minha zona de conforto para novos projetos”;
“Sou grata pelas boas energias que partilham. Obrigada.”
“Gratidão pela vossa disponibilidade e dedicação em função do bem estar das pessoas.”
“Todas as pessoas deveriam ter está experiência. Gratidão”
“Grato pelo tempo e dedicação. Muita Luz para todas as pessoas envolvidas.”
Das pessoas que aceitarem continuar por mais 6 semanas, ou seja, no final de receberem reiki à distância durante 12 semanas, mais de 80% refere que o eu nível de bem estar é “bom” ou “muito bom”. Deixando comentários, como:
“Saber que vocês estão desse lado, a enviar Reiki, faz-me avançar com mais confiança pelos trilhos da vida. Grata de coração.”
“Obrigada por me ajudar a ser mais eu.”
“Passei a estar mais calmo e tranquilo.”
Ao fim de 18 semanas temos partilhas, como:
“Sinto me muito melhor a vários níveis desde que recebo Reiki á distância gratidão pela vossa partilha.”
“Ao longo destas semanas tenho sentido melhoras significativas no meu bem-estar físico e energético. O que tinha como angústias tornaram -se meras preocupações. Sinto me mais leve e melhor comigo mesma. Muito obrigada.”
Estes são apenas alguns dos resultados que temos tido e que nos enchem o coração e nos dão vontade de continuar J
O ReikiDar – tratamento ausente – iniciou há um mês, em Setembro de 2023, e contamos com 11 pessoas já a receberem este tipo de apoio. O retorno tem sido bastante positivo.
Em nome de todos os voluntários participantes nas atividades do ReikiDar o nosso muito obrigado por confiarem em nós e se permitirem alcançar o vosso melhor a cada dia.
Nas fotos seguintes temos uma foto do grupo que esteve presente num dos ReikiDar online, e uma foto de um dos ReikiDar presencial.
No dia 23 de setembro, reuniram-se cerca de 100 pessoas no Castelo de Porto de Mós, para um Encontro de Reiki organizado pelo Núcleo de Porto de Mós da Associação Portuguesa de Reiki e apoiado pelas instituições municipais locais.
Foi um dia pleno de alegria e boa disposição, onde praticantes e não praticantes de Reiki puderam conviver, trocar impressões, esclarecer dúvidas e apreciar as fantásticas paisagens e monumentos de Porto de Mós.
Foi fantástico acolher pessoas vindas da área metropolitana de Lisboa, Penafiel e Valadares, tendo estes últimos alugado um autocarro para fazerem a viagem em conjunto.
A manhã começou no Castelo de Porto de Mós, com a palestra do João Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Reiki (APR), sobre “o que é ser praticante de Reiki”. O ambiente do Castelo ficou cheio de energia positiva com a meditação da Mónica Bértolo, organizadora do Encontro Reiki e coordenadora do Núcleo de Porto de Mós.
Depois de acalmar o espírito, seguiu-se um almoço partilhado na Fonte do Castelo, para acalmar o estômago. Foi uma excelente oportunidade de convívio, que permitiu mostrar os dotes culinários dos participantes do Encontro. Não faltaram as iguarias e especialidades gastronómicas locaiss, entre elas as Morcelas de Arroz, do Alqueidão da Serra, e as Brisas do Liz, de Leiria.
Para facilitar a digestão, iniciou-se a descida do Castelo para o Parque Verde de Porto de Mós em equipas de 10/12 elementos, seguindo as indicações dadas por um peddy paper que juntou curiosidades locais com datas históricas do Reiki e dos seus principais intervenientes.
Com alegria, diversão e alguma “batota” J todos terminaram o peddy paper bem animados. Não se apurou a equipa vencedora, mas todos receberam um excelente prémio: uma mega partilha de Reiki nos relvados do Parque Verde de Porto de Mós e uns deliciosos bolos para o lanche, oferta da Pastelaria Timóteo.
O dia terminou com alegria e emoção, tendo a expressão “de coração cheio” sido a expressão mais utilizada pelos participantes, para descrever o evento.
No dia 23 de Setembro de 2023 haverá Encontro de Reiki em Porto de Mós.
Este encontro destina-se ao público em geral, sendo um momento muito importante para todos os praticantes de Reiki, de todas as linhagens e níveis, se reunirem e contagiarem todos com a sua vibrante energia.
Programa:
10h30 Receção no Castelo de Porto de Mós
11h00 Palestra “O que é ser praticante de Reiki?” por João Magalhães
11:30 Meditação guiada por Mónica Bértolo (Coordenadora do Núcleo de Porto de Mós da APR)
12:00 – 13h45 – Intervalo para Almoço (possibilidade de piquenique na Fonte do Castelo)
14:00 Peddy Paper “Do Castelo ao Parque Verde”
15:30 Partilha de Reiki no Parque Verde
17:00 Encerramento do Encontro de Reiki
Este Encontro de Reiki é gratuito para todos os participantes, no entanto pedimos que efetuem a sua inscrição pelo formulário https://forms.gle/QNnvN98dGj7eK8Mm6
(link no site da Associação Portuguesa de Reiki)
Tu não vais querer faltar!
Inscreve-te já e vem elevar a vibração do país, desde Porto de Mós.
Espalha a palavra e traz um(a) amigo(a) contigo.
Vemo-nos no Castelo, dia 23 de Setembro às 10h30. 👀😉
O Núcleo de Reiki de Porto de Mós vai realizar Curso Base para a Formação em Voluntariado na Terapia Reiki, pela Associação Portuguesa de Reiki.
Requisito mínimo: Nível 2 de Reiki
GRATUITO para Associados.
Para não associados é necessário associarem-se.
Esta formação tem 2 momentos distintos.
Componente Teórica:
Noções da prática de Reiki a outros e como agir em ambiente terapêutico em regime voluntariado
dia 4 de Setembro, das 20:30 às 22:00, via zoom (irás receber o link um ou dois dias antes por e-mail).
Componente Prática:
são necessárias 6 sessões de reiki presenciais, que poderão ser realizadas em vários dias.
O primeiro dia será dia 9 de Setembro, das 10:30 às 12:30, nas instalações do Núcleo de Reiki de Porto de Mós, em Largo do Rossio nº45, 1 andar, gabinete 7, 2480-314 Porto de Mós.
*Para as pessoas que não sejam perto geograficamente de Porto de Mós, poderemos encontrar um Núcleo de Reiki da APR que vos possa acolher para o estágio e prática de voluntariado.
No dia 15 de Agosto de 2023, os Núcleos de Reiki de Porto de Mós e da Batalha, uniram-se uma vez mais para comemorar o aniversário do Mestre Mikao Usui. Celebrámos este dia com Yoga do Riso, Workshop Viver em Reiki e Partilha de Reiki.
Tivemos a presença de mais de 20 pessoas, algumas praticantes de Reiki e outras curiosas por conhecer.
Foi uma manhã muito agradável de partilha e aprendizagem para todos os participantes.
No dia 15 de Agosto de 2023, oc Núcleos de Reiki da APR de Porto de Mós e da Batalha unem-se novamente para celebrar o Dia Internacional do Reiki. Neste dia celebramos a Vida do Mestre Mikao Usui e da Prática do Reiki.
O local será nas instalações do Núcleo de Reiki da Batalha, em Casal do Quinta – Batalha, e iremos ter um Workshop com o tema VIVER EM REIKI. Após este momento de aprendizagem teremos partilha de Reiki.
Este evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sejam ou não praticantes de Reiki.