Artigo de Opinião

Reiki Uni – uma série de conversas entre Walter Lübeck e Frank Arjava Petter em video

“Reiki Uni” é um “Ted Talk” entre Walter Lübeck e Frank Arjava Petter sobre vários temas da pesquisa e vivência de Reiki ao longo dos anos, as dificuldades e os vários momentos do ocidente ao Japão e deste de volta ao ocidente. Partilhamos contigo os 4 videos já publicados, apenas têm o áudio em inglês, ainda sem legendas em português. Este artigo é apenas uma partilha sobre as pesquisas de Frank Arjava Petter e as suas perspetivas. A Associação Portuguesa…

Ler Mais

Núcleo do Porto: Desafio Escrita Meditativa

” há tanto que se pode fazer agora, e fazemos tanto nesta altura em que temos de estar mais tempo em casa; algo que não imaginamos que faríamos tão cedo. Hoje dei comigo a ver fotografias de outros tempos, algumas bem antigas que já nem me lembrava que um dia foram uma realidade nos meus dias. Recordar é viver, e viver nos dias de hoje pode ser a olhar para dias felizes que vivemos outrora. Sigamos em frente com os…

Ler Mais

As terapias holísticas e complementares e os seus terapeutas – reflexão

Sónia Xavier é professora, Mestre e Terapeuta de Reiki e até finais de 2019 foi Coordenadora do Núcleo de Reiki de Vila Real. Partilha connosco uma reflexão sobre as terapias holísticas, complementares e os seus terapeutas. As terapias holísticas e complementares e os seus terapeutas – reflexão Se, há 7 anos, me dissessem que estaria hoje aqui a escrever este texto e mais do que isso, a dedicar o meu tempo a estas terapias, teria apelidado tal ser de “absurdo”.…

Ler Mais

Reportagem "The power of power" com Reiki

A “The Power of Power” é uma reportagem que surge no âmbito de uma proposta no seio escolar de forma a evidenciar as aptidões e conhecimentos adquiridos ao longo de um curso científico-tecnológico de Comunicação Social. Com este projeto ambiciona-se, através de uma reportagem, expor, explicar e desmitificar as práticas medicinais bioenergéticas, revelando as suas capacidades de atuar como métodos alternativos e complementares de cura viáveis. Para isso recorre-se a entrevistas com profissionais da área da Acupuntura e do Reiki…

Ler Mais

Sara Ponte e o filme Vive – um desafio para a medicina integrativa nos Açores

Miguel Betterncourt Mota, para o jornal Açoriano Oriental, entrevista Sara Ponte sobre o seu desafio para o Serviço Regional de Saúde dos Açores ter em conta a medicina integrativa. Este trabalho de Sara Ponte é mostrado através da curta-metragem “Vive”, que estará disponível online após a sua estreia. Fonte: Açoriano Oriental É preciso “pensar e apoiar projetos inovadores para a saúde dos açorianos” Sara Ponte exerce medicina em São Miguel. Está na Índia para apresentar o filme ‘Vive’, que ‘convida’…

Ler Mais

Quando a sátira chega à prática de Reiki, de forma errada – O inimigo público de 23 de Março de 2018

À ridicularização de assuntos, pessoas, instituições, governos, etc… é chamado de sátira, uma forma literária por nós até bastante conhecida com Bocage e que é usada pela equipa do Inimigo Público para, através de notícias falsas chamar a atenção aos temas emergentes. Como qualquer forma literária, tem os seus apoiantes e aqueles que pouco acham interesse ou podem mesmo sentir que há um prejuízo com determinada sátira. É o que acontece com o texto de “inquérito” criado por Patrícia Castanheira…

Ler Mais

A POLÉMICA SOBRE OS VALORES DOS CURSOS DE REIKI

Não foi fácil encontrar uma imagem bem alusiva à mensagem que quero passar, mas encontrei esta sobre tatuagens que define bem os valores de cada imagem e que sem dúvida nenhuma mostra a diferença dos desenhos, consoante seu respectivo valor. E, aqui começo por partilhar o seguinte: As pessoas procuram saber valores, escolas de Reiki, duração do curso, níveis, etc… Existem indivíduos que oferecem os níveis, outros aplicam baixos valores, e, no final quando as pessoas nos aparecem para fazer…

Ler Mais

Quando a espiritualidade faz mal à cabeça

Procurar o sentido de Ser e da vida além daquilo que é tangível e racionalizado é uma das definições da espiritualidade, assim como a ligação a algo transcendente ou a procura de uma vida em sintonia com a própria vida. A espiritualidade é então algo de muito privado, uma busca, uma vivência que se vai ancorar a várias ofertas existentes. A espiritualidade – equilíbrio e auto ilusão Como estamos habituados a apenas pensar, a algumas vezes sentir, a nem sempre…

Ler Mais

A história de Denise Schinetzky: Em busca da Centelha Divina.

O Reiki entrou na minha vida dez anos depois de ter escutado esta frase de uma senhora sensitiva: “Você tem mãos de cura.” Lembro que na época fiquei intrigada, mas  minha vida tomou outras direções e nenhuma que me levasse a qualquer coisa que se aproximasse disso. Concluí a Licenciatura em Artes Visuais, e em seguida, a formação em Psicologia. Fiz a especialização em Arte Terapia e Equoterapia (Terapia com cavalos), e ainda assim, me faltava algo… Então, veio a…

Ler Mais

(NÃO) TENHO ENDOMETRIOSE!

Estou a colocar nesta folha digital toda a minha emoção, a minha fé, a minha capacidade de acreditar, a minha confiança e toda a força que vive dentro da minha alma. Sinto que estas emoções são necessárias para que a minha voz chegue ao teu coração, para que a minha voz entre na tua mente e te ajude a limpar os “pensamentos tóxicos” decorrentes do desespero da dor, da falta de energia, ou da falta de esperança. Não te venho…

Ler Mais

De que forma o Reiki influencia a Cidadania

Reiki tem estado cada vez mais próximo das comunidades, das escolas, dos que mais necessitam. Cada vez mais há praticantes de Reiki, a nossa filosofia de vida e prática terapêutica pode ter um impacto positivo na cidadania. Fica aqui um artigo de opinião de Fátima Velho sobre Reiki e a sua influência na Cidadania.   A Cidadania é o exercício dos direitos e deveres estabelecidos na Constituição de um país. Os direitos e deveres estão interligados, e respeitando e cumprindo uns e outros é…

Ler Mais

15 de Agosto – 150 Anos do Mestre Usui e os 3 anos do Núcleo de Lisboa da Associação Portuguesa de Reiki

Parabéns Mestre Mikao Usui, pelos seus 150 anos, A sua energia fluirá em cada coração que sentir a vibração do Reiki. Parabéns a todas as pessoas que contribuem para que isso aconteça. Parabéns à Associação Portuguesa de Reiki, pela missão e que cada momento vai crescendo a sua família, podendo estar mais próxima das localidades para esclarecer e existir a oportunidade das pessoas despertarem para o Reiki. Hoje também faz três anos que o Núcleo de Lisboa da Associação Portuguesa…

Ler Mais

Retrospetiva da Coordenadora Olinda Ângelo sobre as atividades do Núcleo de Reiki de Almada em 2014

Como Coordenadora do Núcleo de Almada da APR, com entrega, dedicação, solidariedade e acima de tudo com o propósito de Divulgação da Técnica Complementar e Terapia Formativa de Reiki, foi feito uma sintese de toda uma caminhada durante o ano de 2014, e concretizou-se: No mês de Março foi feita uma CÃOMINHADA na Praia da Fonte da Telha. Cujo objetivo foi interagir o Animal e seu Dono através da paz, serenidade que a Terapia Reiki proporciona no ser, seja ele…

Ler Mais

Técnicas alternativas auxiliam na cura de doenças e atraem mais pacientes

Cada vez mais as pessoas utilizam reiki, acupuntura, meditação e musicoterapia como recursos complementares à medicina tradicional para aliviar dores e manter o equilíbrio do corpo e da alma A fisioterapeuta Jaqueline Saraiva Silva dá aula de anti-ginástica para as alunas Mara Jardim, Jussara Castanheira, Maria do Carmo Schiavon e Laís Campos Tudo o que se constrói no campo da consciência e das emoções vai sendo, ao mesmo tempo, edificado no corpo físico, transformando a maneira como ele se expressa…

Ler Mais

A Linha que separa o praticante de Reiki do Reikiano

    Artigo de Opinião Pessoal COMO SER UM REIKIANO (A)?   É muito simples. Estar aberto (a) ao Caminho do Amor. À nova Consciência. Reiki é a Energia do Amor Incondicional e da própria cura. Qualquer pessoa, de qualquer status, sem limite de idade pode aprender a canalizar essa energia e pode ser iniciada nos caminhos do despertar interior e da energia da cura. Esse processo concretiza-se quando o discípulo está pronto para entrar nesse Caminho e encontra seu…

Ler Mais

Dia Mundial da Saúde com Reiki – 7 de Abril

Desde 1950 que a 7 de Abril se comemora o Dia Mundial da Saúde, que é um dia de tomada de consciência da saúde, um alerta às grandes epidemias e doenças ainda não curadas. Hoje em dia não podemos encarar a doença apenas como ausência de saúde, sendo essa meramente física. Encontramos hoje as novas dimensões do homem – o campo mental, emocional e mesmo espiritual e energético. São novos conceitos nem sempre fáceis de aceitar, muitas vezes à luz…

Ler Mais

A mistificação no Reiki sobre a ligação entre Mestre e alunos

Infelizmente, nos dias de hoje, ainda se ouvem histórias sobre a mistificação que algumas pessoas criam em torno do Reiki. Neste caso, quero abordar uma que deturpa bastante a prática, a filosofia de vida e a lógica do que é Reiki – a ligação energética, a corrente energética, o contrato energético entre Mestre e Aluno de Reiki. Acredito que este tipo de ligações, correntes, contratos, possam existir em práticas de baixa frequência ou que envolvam situações bem além de nós,…

Ler Mais

Desmistificação de reikiana e praticante de Reiki

Olinda Ângelo, coordenadora do Núcleo de Almada da Associação Portuguesa de Reiki (APR) partilha esta reflexão de sua autoria sobre o que é, na sua opinião, ser-se reikiano e praticante de Reiki:    “A mudança em nós é constante, por vezes passa-nos ao lado, despercebida. Ora por que estamos desatentos, ora por que não nos apercebemos, por estarmos ocupados. Existe sempre uma desculpa para sentirmos essa realidade tão persistente, que faz parte do caminho, mas que muitos de nós não…

Ler Mais

1º Encontro Internacional Holístico e Cultural

Está a aproximar-se a data deste evento que trará à Beira Baixa, a Luz, a Paz e o Amor que todos procuramos na nossa mais profunda essência. Todos, os que em consciência caminhamos em direcção a nós mesmos, ao Ser de que somos parte integrante. Queremos ser melhores pessoas. Queremos ser Amor. Esta é a linguagem de uma era que se quer nova, pois a velha energia já há muito provou trazer apenas dor, sofrimento e caos, e a todos…

Ler Mais

Sê grato

A gratidão é um dos cinco Princípios do Reiki. É importante sermos gratos por tudo o que a vida nos traz, pois todas as situações que vivenciamos trazem aprendizagens importantes para o nosso crescimento pessoal. Por vezes, mesmo as situações aparentemente más, acabam por trazer atrás de si coisas muito boas, como damos conta com o passar do tempo. É boa ideia reservar em cada dia alguns momentos de reflexão sobre os acontecimentos vividos e o que trouxeram à nossa…

Ler Mais
Acesso para associados
Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal, inscreve-te como associado.

Vê mais informações aqui…